Estamos na contagem regressiva para o fim de 2021, e as tendências de marketing e comunicação para 2022 já estão entre os assuntos mais pesquisados desde o final de outubro. Afinal, com os impactos da pandemia nas estratégias de marketing e vendas é necessário se programar e reconhecer que o comportamento e forma de consumo na internet mudou e muito!
É claro que muitas lições aprendidas durante este ano deverão ser mantidas. Como trabalhar uma boa estratégia de SEO (Search Enginee Optimization) que segue sendo fundamental para sua marca permanecer ativa e relevante para quem procura por determinados termos. Além disso, manter uma boa estratégia de campanhas pagas que podem auxiliá-lo na performance das demais tendências de marketing que vamos explicar ao longo do texto. E mais, conte também com a ajuda de uma boa assessoria de imprensa para levar sua marca e novidades sobre elas aos lugares certos. Essas e outras ferramentas devem continuar acompanhando sua empresa ao longo do próximo ano.
Mas de todos os aprendizados de 2021, quais serão as principais tendências para 2022? Confira a seguir!
Com a ascensão do TikTok durante a pandemia e seus challenges de dancinhas que viralizaram na Internet, outras redes sociais também tiveram que se adaptar para acompanhar o crescimento de vídeos em suas redes sociais. Como por exemplo, o Instagram que anunciou neste ano a mudança em sua plataforma dando mais destaques aos conteúdos em vídeo.
Então, se sua marca deseja garantir presença e performance nas redes sociais, é necessário considerar em seu planejamento anual, a produção de conteúdo em vídeo para as redes sociais. Se beneficiando desta tendência marketing como uma ferramenta para mostrar a identidade da sua empresa. Bem como, falar sobre temas importantes para seu setor ou mostrar o dia a dia dos seus colaboradores.
Uma das principais tendências de marketing para 2022 está na experiência do usuário. Uma vez que, a forma como consumimos mudou muito durante a pandemia, e grande parte da população teve que se adaptar com tornar seus hábitos mais comuns (como compras) para o formato virtual. É urgente que as empresas cuidem bem de seus sites, conteúdos e ofereçam ferramentas de qualidade para seus clientes.
Tudo deve começar com um site bem desenvolvido e responsivo. Mas, além disso, é preciso que as empresas criem novas experiências para os consumidores. Porém, diferentes das que já existem no mercado, com conteúdos capazes de conectar seus consumidores com a sua marca de forma interativa. Ainda mais, que venha a despertar o seu interesse e consequente engajamento. Bem como, ações de Inbound Marketing bem estruturadas podem ser ótimas ferramentas para criar um relacionamento com seu cliente e fornecer uma experiência e fidelização a longo prazo.
Um assunto que vem sendo muito cobrado pelos consumidores é a responsabilidade social das marcas e empresas. Então, além de uma tendência de marketing para 2022, chegou a hora de realmente se comprometer não apenas com o lucro, mas com as pessoas e com o planeta.
Esse assunto tem sido cada vez mais discutido e ganhou maior intensidade e cobrança durante a pandemia. Ou seja, os clientes e consumidores esperam que as empresas pensem no bem-estar de seus colaboradores, assumam suas responsabilidades sociais com causas sociais e ambientais. E também que isso faça parte do DNA de suas marcas e reflitam, automaticamente, em sua comunicação e tom de voz.
Caso sua empresa já possua este compromisso, o ponto de partida para levar sua mensagem ao mundo é iniciar pela comunicação interna. Mostrando qual o posicionamento da sua marca em relação a temas importantes e sociais, além de criar uma estratégia de marketing digital para levar essa mensagem e posicionamento aos seus clientes e futuros leads que possam se interessar pelo pensamento e produtos da sua marca.
Além destes, outros pontos de destaque como tendências para 2022 muitos citados são:
É claro que as vendas nas redes sociais não são exatamente uma novidade, mas o social selling é uma grande tendência para o próximo ano. Você já deve ter percebido que os anúncios estão cada vez mais caros e o alcance orgânicos das páginas não são mais os mesmos, então chegou a vez de sua equipe de vendas se posicionar como referência nas redes sociais como por exemplo, Facebook e LinkedIn.
Isso vai ao encontro da estratégia de ter micro influenciadores internos, que criam e/ou distribuem o conteúdo que seja relevante para seu negócio e o público em si. Não necessariamente esses profissionais precisam ser de vendas ou marketing podem ser de qualquer outra área. O importante aqui é fazer seguidores, se tornar uma autoridade no assunto e ajudar seus potenciais consumidores a avançar na jornada de compra.
Nessa estratégia é imprescindível o alinhamento do discurso entre marketing e vendas.
Não dá mais para equipe de marketing ficar focada em gerar leads sem critério algum e por sua vez o departamento de vendas tentar fechar negócio com todas essas pessoas. Está mais do que claro que essa estratégia não é assertiva e tão pouco eficiente. Para isso, é preciso que as duas áreas caminhem juntas, planejando e analisando o processo como um todo de forma unificada.
É de responsabilidade do marketing enxergar o funil como um todo, até o momento da compra, sempre buscando melhorar a performance. Já a equipe de vendas tem que ser uma área facilitadora que guia o cliente, sempre de forma personalizada, usando tanto informações quanto também estratégias que vem do marketing, até que o negócio seja fechado.
O assunto do momento não poderia ficar de fora das tendências de marketing e comunicação para 2022. Mesmo que o conceito não seja novo, depois que o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que a empresa passaria a ter um novo nome: Meta, que dá alusão ao metaverso, uma nova realidade que ele almeja construir, o conceito ficou em alta.
O metaverso representa o momento em que o digital vai ser mais importante que o mundo físico. Mesmo que você acredite que seja um assunto futurístico, essa realidade já faz parte do nosso dia a dia. Só para exemplificar, quando damos mais importância ao nosso perfil e foto na rede sociais do que na vida real.
Na prática, o metaverso é um universo virtual que engloba além da internet tecnologias de realidade virtual, inteligência artificial e realidade aumentada. E algumas plataformas, principalmente as de games, já utilizam esse tipo de tecnologia.
Essa é uma forte tendência, um novo universo que as marcas vão começar a operar. Os influenciadores virtuais e o social commerce podem ser um caminho para isso. Ou seja, em 2022 e nos próximos anos esse território será muito explorado
Então, fique atento! Pois, muitos outros espaços de mídia e relacionamento devem surgir, em especial experiências imersivas e integradas com entretenimento que levam os consumidores a uma nova vivência.
Agora que você já sabe quais são as tendências para o ano de 2022, está na hora de colocá-las em prática. Antes de mais nada, você precia pensar e estruturar um Plano de Comunicação.