Falar de erros mais comuns ao criar sites profissionais e não citar a falta de otimização de SEO é praticamente impossível. Isso porque, sem um bom SEO, sigla de Search Engine Optimization, sites e blogs são classificados como ruins pelo Google. Assim, pensar na otimização do conteúdo é um passo crucial para a saúde do site.
Mas o SEO não é o único fator que pode deixar um site mal rankeado. O desenvolvimento de websites pensando na experiência do usuário também é parte muito importante desse processo. Em outras palavras, um site que não considera a responsividade e a usabilidade, por exemplo, também será considerado um ruim.
Quer entender um pouco melhor sobre os principais fatores que deixam um site mal classificado pelo Google? Confira o material especial que a VIANEWS preparou para você!
Um dos principais erros ao criar sites profissionais é não fazer a otimização do conteúdo. Mais conhecida pela sigla SEO, a otimização é uma das estratégias mais importantes de todo o marketing digital. Com uma boa estratégia de SEO é possível chegar aos sonhados primeiros lugares do Google. E por que isso é tão importante?
De acordo com alguns levantamentos, as três primeiras páginas que aparecem de forma orgânica nos buscadores recebem cerca de 30% dos cliques dos usuários. Ou seja, ficar entre os primeiros resultados garante boa visibilidade e, possivelmente, tráfego e leads.
Para fazer uma boa otimização de SEO é muito importante contar com equipes especializadas que ajudam a definir desde as estratégias de palavras até o formato dos conteúdos.
Analistas de SEO têm amplos conhecimentos de ferramentas como o Semrush e o Google Trends, por exemplo. Esses profissionais estão aptos a criar planos de marketing focados em cada tipo de negócio e cliente.
Erros de português, plágios e utilização de imagens de baixa resolução também estão entre os erros comuns no desenvolvimento de sites. E isso está diretamente relacionado à relevância do conteúdo.
O Google entende que as primeiras páginas devem ser ocupadas por sites otimizados com palavras-chave. Mas, além disso, é necessário que o conteúdo ali exposto seja relevante e de qualidade. Por isso, vale a pena investir em uma redação especializada e criativa.
E as imagens precisam da mesma atenção. Infográficos e imagens com boa resolução devem ser priorizados e ajudam a alavancar o desempenho dos sites. Para isso, vale a pena contar com a ajuda de profissionais, como os designers que criam imagens com identidade visual e boa resolução.
No desenvolvimento de sites, a otimização do conteúdo é muito importante, mas não é tudo. Sites mal rankeados no Google desconsideram a User Experience (UX), ou Experiência do Usuário. Mas, afinal, o que é UX?
A ISO (International Organization for Standardization) define a UX como toda resposta do usuário resultante do uso de serviços, produtos e sistemas. Então, a UX diz respeito a todas as emoções, percepções e mesmo respostas físicas dos usuários.
No caso dos sites, entram aspectos técnicos como usabilidade, responsividade e rapidez. E o que cada uma dessas palavras quer dizer?
Segundo a Agência Rock Content, o termo usabilidade se refere à facilidade ou dificuldade de mexer em um site. Para atingi-la é muito importante pensar em uma boa arquitetura da informação. Isto é, os usuários devem saber em quais páginas estão e onde devem clicar para acionar outros conteúdos ou produtos.
Além disso, os sites e blogs também precisam ser responsivos. Em outras palavras, eles precisam ser pensados não apenas para o computador, mas também para o mobile, como smartphones e tablets. E por que isso é importante?
Bem, as pessoas acessam muito a internet através dos smartphones. Por isso, um site que não “roda” no celular ou que apresenta muitos erros não é adequado para os usuários e sofre penalizações do Google.
Ter um site rápido é outro aspecto positivo para a experiência do usuário. Quem nunca passou raiva com aquele site que não carrega nada, não é mesmo? Por isso, investir no UX Design e na velocidade do site é outro ponto chave para a otimização.
Um dos erros mais comuns no desenvolvimento de sites é não fazer conteúdo otimizado e de qualidade. Na VIANEWS temos um time especializado em SEO que desenvolve estratégias específicas para o seu negócio. Com sólida experiência no mercado, nossa equipe pode te ajudar a chegar às sonhadas primeiras posições no Google com o SEO on e off page e com conteúdo criativo e inovador.
Vimos também que outro erro muito comum na hora de desenvolver sites é não pensar na experiência do usuário. Na VIANEWS você também encontra webdesigners com muita experiência no mercado para a criação de sites responsivos, rápidos e com usabilidade.
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