Que o Marketing Digital muda muito rápido e sempre aparece com novos termos, você já deve saber. Mas, esta estratégia veio para ficar e há algum tempo está transformando a maneira dos times de marketing e vendas prospectarem novos clientes. Por isso, descubra agora o que é Social Selling e entenda as vantagens para sua empresa.
O Social Seeling, ou venda social, pode ser definido como a tentativa de alavancar o uso das redes sociais a fim de aprimorar o relacionamento de venda com determinada marca.
Mas, antes de tudo, tem um porém: não é somente criar um perfil e publicar posts, é necessário ter uma estratégia atrelada a um conteúdo de qualidade.
Para fazer com que a técnica de Social Selling dê certo, vamos dar algumas dicas:
E, agora, o último passo, mas não menos importante: identifique qual rede social cabe à sua empresa na hora de usar o Social Selling.
Onde estão seus potenciais clientes, ou seja, quais redes eles costumam usar para se relacionar? Pois, principalmente no mercado B2B, o foco é a resolução de problemas que impactam o dia a dia. Por isso, estar na rede certa, no momento certo, vai fazer a diferença!
Você já percebeu que toda venda é social? Pois, sempre há uma relação entre alguém que quer resolver uma necessidade e outra que deseja vender uma solução. Logo, vendas em redes sociais já existem muito mesmo antes da internet.
A novidade agora é a velocidade, eficiência e escala que o social selling ganhou nas redes sociais, em especial no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter. Esse mundo digital impulsionado por essas redes transformou a forma que os consumidores constroem o relacionamento com as marcas, agora eles almejam não só comprar mas ter um vínculo de confiança.
Atualmente, as redes sociais são os principais espaços de convivência e é por isso que é lá que esses relacionamentos acontecem. Antes mesmo de falar com representante de sua empresa, os consumidores já buscam informações na internet soluções para suas dores e pesquisam soluções.
Resumindo, o papel do social selling é colocar seus vendedores em contato com as pessoas enquanto elas buscam soluções, além de posicioná-los como especialistas para fornecer as informações que seus possíveis consumidores precisam. Pois, ao atingir corretamente as necessidades dos clientes em potencial, sua equipe de vendas têm muito mais chances de fechar negócios.
Mas, afinal, por que usar a estratégia de Social Selling no seu negócio? Será que traz eficiência e é vantajosa?
A resposta é, sem dúvidas, SIIIM!
De acordo com pesquisa recente realizada pela norte-americana Aberdeen Group, mais de 70% dos vendedores que utilizam Social Selling como parte do seu processo frequentemente superam seus pares, além de atingirem as metas 23% mais vezes.
Portanto, confira agora algumas vantagens que a sua empresa terá:
Campanhas assertivas, conteúdos específicos e a criação de produtos podem ser mais relevantes quando o fazemos com exclusividade e linguagem adequada a cada cliente.
Imagine unir os recursos de Inbound Marketing e Social Selling: com um fluxo constante de conteúdo e analisando dados, é possível qualificar mais leads e aumentar a chance de conversão.
O foco do Social Selling é exatamente esse: ter um relacionamento duradouro e, assim, a venda ser apenas consequência dessa troca de conhecimentos e serviços.
Toda estratégia precisa ser metrificada e a medir o social selling é uma etapa complexa. Visto que, medir uma estratégia na qual a maioria das interações, impactos e engajamentos acontecem no perfil pessoal dos vendedores e não no de sua empresa não é algo simples.
Então, uma forma de você conseguir monitorar as métricas para medir o desempenho e até mesmo definir os indicadores de sucesso das vendas e perceber a evolução depois de implementar essa estratégia que demos aqui é acompanhar os seguintes KPI’s:
Não somente estas, mas você também pode usar o Social Selling Index do LinkedIn Premium, ele te ajuda a medir a capacidade de um perfil em gerar vendas com essa técnica.
Mas é importante reforçar que o acompanhamento dessas métricas sugeridas só deve ser feito depois que você treinar seus vendedores, estabelecendo as suas metas de vendas e definição da atuação para eles nas redes sociais.
Sendo assim, perceba que o social selling não é focado em resultados rápidos. É um trabalho de longo prazo, de aproximação com o público e construção da reputação diante dele.
Dessa forma, o social selling é um trabalho contínuo que ajuda a consolidar a imagem do vendedor como um especialista em quem os clientes confiam. Mas, mesmo que seja demorado se o trabalho for bem feito, otimiza o processo de vendas.
Contar com ferramentas e com time de especialistas, é essencial na hora de aplicar a estratégia na sua empresa. A VIANEWS tem uma solução exclusiva que ajuda negócios a otimizar a prospecção de clientes e aumentar as vendas B2B. Conheça nossa solução de Social Selling Marketing!