A busca por um profissional que atue em várias frentes é uma realidade, e na área da comunicação isso não é diferente. Para acompanhar a evolução do mercado, um relações públicas precisa permear pelo marketing e o contrário também acontece. É dessa forma que surge o Inbound PR. Mas afinal, o que isso significa e por que é importante estar no planejamento da sua empresa?
Eu chego lá. Primeiro, quero ter certeza de que você sabe como surgiu o termo. Sim, ele vem da junção entre Inbound Marketing e Public Relations (Relações Públicas). Isso porque, a expressão traz o conteúdo com mensuração de seus resultados.
Por esse motivo, as ações do relações públicas devem ir além do relacionamento de jornalistas entre a empresa. Suas ações devem levar em consideração o que o público-alvo da empresa espera e alinhá-las com os executivos. Dessa forma, o Inbound PR considera as metas de venda com as de marketing e comunicação e contribui para os custos financeiros. Assim, a atividade do relações públicas tem como base sincronizar as áreas da empresa por meio da comunicação.
Para ter certeza que estamos falando a mesma língua, acredito ser importante tratar aqui o que é Inbound Marketing. Mas se você já está familiarizado com o termo, fique a vontade para ir ao nosso próximo tópico.
Chamamos de Inbound Marketing a união de estratégias para mantermos os clientes e trazer novos. Entretanto, essa “propaganda” não interrompe um vídeo que a persona está assistindo, por exemplo. Pelo contrário, a persona chega até a empresa por meio de uma pesquisa no Google. Por isso, também é conhecido como Marketing de Atração.
Para que isso aconteça, os conteúdos do blog da sua empresa devem ser bem trabalhados. Utilizar corretamente as técnicas de SEO possibilita que em uma pesquisa sua empresa seja encontrada na primeira página ou no primeiro resultado. Você pode conhecer algumas técnicas de otimização no blog post “A importância do blog corporativo na geração de negócios“.
Estabelecer a persona que você quer (e deve) atingir é essencial. Assim, todos os conteúdos atingem de forma direta e conversam com a persona em qualquer posição do funil de vendas.
Depois dessa introdução é fácil entender o porquê de um dos principais elementos do Inbound Marketing utilizado pelo Inbound PR é o marketing de conteúdo. Enquanto o Inbound Marketing foca em responder perguntas frequentes, o Inbound PR tem objetivo na contextualização da marca. Por isso, você deve ter em mente que não é só o seu cliente ou lead que está em busca da resposta que sua empresa pode fornecer. Jornalistas também devem ser seu alvo. Ter conteúdos que afirmam a expertise de executivos e colaboradores cria uma perspectiva de confiança em sua empresa.
Por esse motivo, a elaboração do press release deve levar em conta a mensagem institucional e a persona. Além disso, utilizar palavras-chaves nesses conteúdos, e não apenas em artigos, atrai leitores qualificados. Com essa técnica, ao publicar seu press release possibilita que jornalistas encontrem conteúdo de qualidade sem entrar em contato diário com eles.
Não estou dizendo para que sua equipe de comunicação tenha que deixar de lado a realização de follow up. Entretanto, com o número reduzido das redações é quase impossível que o jornalista consiga atender de forma efetiva todas as ligações recebidas e ler com atenção todos os textos enviados (no meio de tantos outros). Por isso, ter as informações que ele precisa no blog da sua empresa e ser encontrada no primeiro resultado do Google facilitará o contato com o porta-voz. Isso possibilita que ele seja reconhecido como especialista no segmento e lembrará da fonte para a próxima matéria. Afinal, o jornalista chegou até você pela pesquisa dele.
Além de jornalistas, seu conteúdo deve chamar a atenção de influenciadores. Afinal, essas personalidades possuem muitos seguidores que levam em consideração as opiniões deles. Isso traduz em grandes chances da marca ser vista de forma positiva por eles e, consequentemente, pelos seguidores.
O conceito de Inbound PR trouxe a exigência de criar conteúdos relacionados à marca que envolva várias plataformas.
Sincronizar PR com marketing digital é uma amostra que a multidisciplinaridade vem a somar para todas as organizações, independente do segmento. Isso porque ao realizar essas duas estratégias em conjuntos sua marca ganha ainda mais credibilidade em todos os canais, passando a atingir públicos diferentes dentro de um mesmo contexto.
Acompanhe as 7 vantagens que seu negócio adquire ao colocar em prática essa estratégia:
#1 Geração de mais leads e consequentemente o aumento das vendas;
#2 Construção de maior presença digital;
#3 Menor custo de investimento em mídia, por utilizar as estratégias de tráfego orgânico;
#4 Melhor percepção de valor para a persona da marca;
#5 Integração entre os setores da empresa;
#6 Alinhamento constante dos objetivos de negócios;
#7 Melhor ranqueamento nas posições orgânicas dos buscadores.
Você já deve saber que tudo no marketing digital está em constante evolução e aprendizagem, por isso as estratégias de 10 anos atrás já não são as mesmas atualmente. Mas, selecionamos as principais estratégias atuais que são utilizadas no Inbound PR para você aplicar na sua marca. Confira!
A mais clássica de todas não poderia estar em outro lugar se não fosse no topo da lista. Na assessoria de imprensa se trabalha a marca de uma forma estratégica na construção de relacionamento com a imprensa.
A produção de conteúdo relevante para sua marca que engaje da melhor maneira com sua audiência nos mais distintos canais de comunicação.
O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para os mecanismos de busca, com o uso de palavras-chaves, conteúdo de qualidade, uma boa estrutura de página, url amigável entre outras otimizações que ajudam a aumentar o tráfego orgânico para atrair visitantes para o seu site.
Uma das principais estratégias do inbound, o marketing de conteúdo está focado na criação e divulgação de conteúdos relevantes para sua persona sem vender seu produto e/ou serviço em si.
Utilizado para nutrir os leads durante a jornada de compra, para automatizar processos de vendas e aumentar o relacionamento oferecendo sempre a possibilidade dos leads avançarem no funil de vendas.
É uma estratégia óbvia, mas como diz o ditado “o óbvio também precisa ser dito” o planejamento, monitoramento e criação de conteúdo para as redes sociais ficam dentro de qualquer estratégia de marketing digital.
Os eventos são uma excelente maneira de manter o networking e disseminar os conteúdos relevantes para comunicar seu público de lançamentos, por exemplo, e manter sempre sua marca em destaque.
Sem uma marca forte sua empresa não consegue uma boa reputação e não tem reconhecimento dos valores, propósito e identidade pelo público.
Devemos levar em consideração que as técnicas que descrevem a ação do Inbound Marketing são práticas realizadas pelo relações públicas. Entretanto, o que há de novo para a área é trazer resultados e soluções pensando primeiro na persona, além das métricas. Essa é a conexão entre a Relações Públicas e o Inbound Marketing, ter resultados que possam ser contados e fáceis de encontrar. Dessa maneira, a estratégia de imagem e vendas se fundamenta em dados.
É nesse momento que o marketing, a comunicação e a área de vendas utilizam ferramentas de Big Data. Com isso, é possível reconhecer de forma assertiva a sua persona e fazer conteúdos direcionados nos canais adequados (blog, rede social, jornal, entre outros).
A comunicação centralizada em um relações públicas e pensada na persona gera visibilidade, é repercutida por mais tempo e resulta em venda e boa reputação. Essa sincronia de metas que me referi, o relações públicas também é responsável por contribuir que a equipe de vendas feche clientes. Atraindo leads qualificados e os mantendo informados sobre a marca por meio de conteúdo e outras ferramentas.
Ficou interessado em ir além de Relações Públicas na estratégia de comunicação da sua empresa? Entre em contato conosco e divida suas necessidades.