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A importância do blog corporativo na geração de negócios

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  2. Vianews

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  4. 24/10/18

Não é novidade que o comportamento do consumidor mudou; soa até como clichê para vender uma ideia diferente da publicidade tradicional. Estamos em um momento em que as pessoas pesquisam pela internet antes de tomar a decisão de compra. E interromper os vídeos no YouTube para exibir seu anúncio não parece mais tão convincente e atrativo (81% das pessoas pulam a propaganda). É aí que entra a importância do blog corporativo para atrair clientes ao seu produto ou serviço.

Essa estrutura tem como conceito o marketing de atração, ou inbound marketing. E, para que o seu blog faça o trabalho da melhor forma possível, você precisa construir um conteúdo relevante com a estratégia certa. Um SEO bem aplicado faz com que seu texto tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Dessa forma, você aumenta a visibilidade na internet e credibilidade ante o público.

“Ok, mas o que é um blog corporativo?”. Em resumo: ele complementa o site da sua empresa com informações significativas sobre o mercado e com uma linguagem simples. Além disso, você consegue interagir diretamente com seus consumidores, não precisando ser um expert em HTML para mantê-lo ativo.

Porque o blog corporativo é tão importante na geração do seu negócio?

O consumidor tem mudado seu comportamento nos tempos atuais, e com isso a internet se tornou uma fonte de pesquisa para auxiliar o público antes de efetuar uma compra.

Não é segredo para nós que ninguém gosta de ser interrompido por uma propaganda quando está assistindo um vídeo ou ouvindo uma música no youtube, e quando isso acontece logo acionamos o botão (pular anúncio) não é mesmo?

Isso só nos mostra que não é um meio de publicação que tem grande poder de atração e convencimento, até porque não serei atingido por aquilo que não me causa interesse.

E é aqui que descobrimos como o blog corporativo é um grande aliado para você atrair clientes para sua empresa.

Atuação do blog corporativo no planejamento de marketing

Estamos falando de uma estrutura caracterizada pelo marketing de atração, ou seja, você constrói conteúdos interessantes e estratégicos para atrair pessoas o que chamamos do trabalho feito pelo inbound marketing, e com um SEO bem elaborado vai ajudar seus conteúdos a alcançar boas posições nos buscadores, aumentar suas visualizações e passar confiança para o público.

O blog corporativo tem como objetivo completar o site da sua empresa através de um conjunto de dados importantes que dizem respeito ao mercado, e com uma comunicação facilitada e assertiva para relacionar com seus clientes e mantê-los fiel a sua marca.

Usar o blog corporativo com uma estratégia de marketing te dá a autonomia e retorno para que seus conteúdos sejam vistos por qualquer pessoa e a qualquer hora.

É importante criar conteúdos evergreen, conteúdos sem prazo de validade, que ajudam a segmentar leads e atrair tráfego por tempo indeterminado.

Vale lembrar que um bom conteúdo precisa ser bem construído, passar informações importantes, apresentar o segmento da sua empresa, você precisa saber o que está falando e passar autoridade sobre o assunto, isso traz benefícios para sua marca.

Uma empresa com um blog de referência e confiança nas informações que são entregues ao público tem grandes possibilidades de ocupar as páginas principais do Google e atrair maior visibilidade para sua marca, se você deseja alcançar as melhores posições você precisa antes de mais nada se planejar.

Entenda a importância do planejamento

Começar um blog não é tão simples. A partir do momento em que você monta um planejamento, facilita o processo de alimentá-lo com novos conteúdos. Um bom planejamento é fundamental para elevar a importância do blog corporativo.

Saber quais temas serão tratados já é meio caminho para estabelecer algumas palavras-chave sobre as quais a sua empresa será encontrada pelos mecanismos de buscas na internet.

Planejar um blog também envolve um calendário. Envolve periodicidade. Não faz sentido realizar três posts em um mesmo dia e passar duas semanas sem nenhuma publicação. Estabeleça uma frequência para que seu público não se esqueça da sua marca. É importante compreender a necessidade de seu público-alvo. A sua empresa é de um setor coberto por capas de jornais todos os dias, por exemplo? Em caso positivo, sua frequência de posts deve ser maior.

Depois de preparar sua planilha é hora de colocar em prática. Fique próximo do seu cliente. Este é um espaço em que você pode usar uma linguagem mais informal. Guarde termos muito técnicos para e-mails internos e parceiros. Entretanto, não crie conteúdos que o tratem como completamente leigos no assunto. Busque também materiais novos. Com uma simples busca no Google sobre a sua palavra-chave escolhida, você poderá ver conteúdos próximos já publicados.

E como costumamos dizer por aqui: não é para postar e sair correndo! Verifique as métricas do seu conteúdo. É importante para conhecer melhor seu cliente e compreender quais assuntos mais chamam sua atenção.

Diante disso, o planejamento é mutável. Continuar produzindo textos ou vídeos com temas não relevantes – comercialmente falando – para as personas que leem seu blog fará com que o seu inbound marketing não saia do topo do funil. E todo o seu trabalho para estar de acordo com o SEO vai por ralo abaixo.

Técnicas de otimização

A chamada “otimização para mecanismos de busca”, ou Search Engine Optimization (SEO), consiste em saber utilizar técnicas no texto para que seu post seja rapidamente encontrado nas buscas. Utilizando essa técnica, a importância do blog corporativo aumenta.

Segundo a pesquisa SEO Trends de 2018, as empresas brasileiras que otimizam seu conteúdo conseguem que seu tráfego orgânico aumente em 77,3%. Além disso, obtém 40,1% das melhores posições nas páginas de busca.

Algumas técnicas de SEO para aplicar e estar bem rankeado nas pesquisas da internet já começam a ser aplicadas no planejamento, como a definição das palavras-chaves para cada conteúdo. Pense em como seu cliente faria a busca pela informação e use no título, no decorrer do texto e nos intertítulos.

Fazer uso de links para outras páginas na internet e para o próprio portal (ou blog) da empresa também é uma tática relevante. Mas não se esqueça, insira links que condizem com seu conteúdo.

Além disso, é importante ter um portal que adapte o layout de acordo com o tamanho da tela de quem consome o conteúdo. As pessoas acessam a internet por meio de smartphones cada vez mais. O mobile conquista território do desktop a cada novo dia. Por esse motivo, sites responsivos são priorizados pelos mecanismos de buscas.

Outra estratégia é que seu texto tenha, no mínimo, 300 palavras. No entanto, aumentar este número para 500 não é uma tarefa muito difícil e quanto mais palavras melhor otimizado seu texto será. Porém, faça algo coerente para que a importância do blog corporativo aumente cada vez mais. Publique vídeos do YouTube. O Google leva muito em conta a aplicação de sua rede social.

Ainda não se convenceu da importância do blog corporativo?

O blog corporativo vai muito além de clientes, é um meio também da mídia obter sugestões ou anúncios fresquinhos, um grande exemplo nos dias de hoje é o mercado e-commerce que faz o uso de um blog atrai muito mais pessoas e alcança um número maior de consumidores para seus produtos e serviços.

E com a prática das técnicas de SEO esses resultados se tornam ainda maiores, atraindo cada vez mais visitantes e aumentando a retenção de clientes. Entende a importância do blog da sua empresa ser relevante e com bons conteúdos é uma ferramenta para que sua marca cresça, atraia clientes, gere vendas e mantenha contatos que vão manter seus clientes ativos na sua empresa.  

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