Não é novidade que o comportamento do consumidor mudou; soa até como clichê para vender uma ideia diferente da publicidade tradicional. Estamos em um momento em que as pessoas pesquisam pela internet antes de tomar a decisão de compra. E interromper os vídeos no YouTube para exibir seu anúncio não parece mais tão convincente e atrativo (81% das pessoas pulam a propaganda). É aí que entra a importância do blog corporativo para atrair clientes ao seu produto ou serviço.
Essa estrutura tem como conceito o marketing de atração, ou inbound marketing. E, para que o seu blog faça o trabalho da melhor forma possível, você precisa construir um conteúdo relevante com a estratégia certa. Um SEO bem aplicado faz com que seu texto tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Dessa forma, você aumenta a visibilidade na internet e credibilidade ante o público.
“Ok, mas o que é um blog corporativo?”. Em resumo: ele complementa o site da sua empresa com informações significativas sobre o mercado e com uma linguagem simples. Além disso, você consegue interagir diretamente com seus consumidores, não precisando ser um expert em HTML para mantê-lo ativo.
O consumidor tem mudado seu comportamento nos tempos atuais, e com isso a internet se tornou uma fonte de pesquisa para auxiliar o público antes de efetuar uma compra.
Não é segredo para nós que ninguém gosta de ser interrompido por uma propaganda quando está assistindo um vídeo ou ouvindo uma música no youtube, e quando isso acontece logo acionamos o botão (pular anúncio) não é mesmo?
Isso só nos mostra que não é um meio de publicação que tem grande poder de atração e convencimento, até porque não serei atingido por aquilo que não me causa interesse.
E é aqui que descobrimos como o blog corporativo é um grande aliado para você atrair clientes para sua empresa.
Estamos falando de uma estrutura caracterizada pelo marketing de atração, ou seja, você constrói conteúdos interessantes e estratégicos para atrair pessoas o que chamamos do trabalho feito pelo inbound marketing, e com um SEO bem elaborado vai ajudar seus conteúdos a alcançar boas posições nos buscadores, aumentar suas visualizações e passar confiança para o público.
O blog corporativo tem como objetivo completar o site da sua empresa através de um conjunto de dados importantes que dizem respeito ao mercado, e com uma comunicação facilitada e assertiva para relacionar com seus clientes e mantê-los fiel a sua marca.
Usar o blog corporativo com uma estratégia de marketing te dá a autonomia e retorno para que seus conteúdos sejam vistos por qualquer pessoa e a qualquer hora.
É importante criar conteúdos evergreen, conteúdos sem prazo de validade, que ajudam a segmentar leads e atrair tráfego por tempo indeterminado.
Vale lembrar que um bom conteúdo precisa ser bem construído, passar informações importantes, apresentar o segmento da sua empresa, você precisa saber o que está falando e passar autoridade sobre o assunto, isso traz benefícios para sua marca.
Uma empresa com um blog de referência e confiança nas informações que são entregues ao público tem grandes possibilidades de ocupar as páginas principais do Google e atrair maior visibilidade para sua marca, se você deseja alcançar as melhores posições você precisa antes de mais nada se planejar.
Começar um blog não é tão simples. A partir do momento em que você monta um planejamento, facilita o processo de alimentá-lo com novos conteúdos. Um bom planejamento é fundamental para elevar a importância do blog corporativo.
Saber quais temas serão tratados já é meio caminho para estabelecer algumas palavras-chave sobre as quais a sua empresa será encontrada pelos mecanismos de buscas na internet.
Planejar um blog também envolve um calendário. Envolve periodicidade. Não faz sentido realizar três posts em um mesmo dia e passar duas semanas sem nenhuma publicação. Estabeleça uma frequência para que seu público não se esqueça da sua marca. É importante compreender a necessidade de seu público-alvo. A sua empresa é de um setor coberto por capas de jornais todos os dias, por exemplo? Em caso positivo, sua frequência de posts deve ser maior.
Depois de preparar sua planilha é hora de colocar em prática. Fique próximo do seu cliente. Este é um espaço em que você pode usar uma linguagem mais informal. Guarde termos muito técnicos para e-mails internos e parceiros. Entretanto, não crie conteúdos que o tratem como completamente leigos no assunto. Busque também materiais novos. Com uma simples busca no Google sobre a sua palavra-chave escolhida, você poderá ver conteúdos próximos já publicados.
E como costumamos dizer por aqui: não é para postar e sair correndo! Verifique as métricas do seu conteúdo. É importante para conhecer melhor seu cliente e compreender quais assuntos mais chamam sua atenção.
Diante disso, o planejamento é mutável. Continuar produzindo textos ou vídeos com temas não relevantes – comercialmente falando – para as personas que leem seu blog fará com que o seu inbound marketing não saia do topo do funil. E todo o seu trabalho para estar de acordo com o SEO vai por ralo abaixo.
A chamada “otimização para mecanismos de busca”, ou Search Engine Optimization (SEO), consiste em saber utilizar técnicas no texto para que seu post seja rapidamente encontrado nas buscas. Utilizando essa técnica, a importância do blog corporativo aumenta.
Segundo a pesquisa SEO Trends de 2018, as empresas brasileiras que otimizam seu conteúdo conseguem que seu tráfego orgânico aumente em 77,3%. Além disso, obtém 40,1% das melhores posições nas páginas de busca.
Algumas técnicas de SEO para aplicar e estar bem rankeado nas pesquisas da internet já começam a ser aplicadas no planejamento, como a definição das palavras-chaves para cada conteúdo. Pense em como seu cliente faria a busca pela informação e use no título, no decorrer do texto e nos intertítulos.
Fazer uso de links para outras páginas na internet e para o próprio portal (ou blog) da empresa também é uma tática relevante. Mas não se esqueça, insira links que condizem com seu conteúdo.
Além disso, é importante ter um portal que adapte o layout de acordo com o tamanho da tela de quem consome o conteúdo. As pessoas acessam a internet por meio de smartphones cada vez mais. O mobile conquista território do desktop a cada novo dia. Por esse motivo, sites responsivos são priorizados pelos mecanismos de buscas.
Outra estratégia é que seu texto tenha, no mínimo, 300 palavras. No entanto, aumentar este número para 500 não é uma tarefa muito difícil e quanto mais palavras melhor otimizado seu texto será. Porém, faça algo coerente para que a importância do blog corporativo aumente cada vez mais. Publique vídeos do YouTube. O Google leva muito em conta a aplicação de sua rede social.
O blog corporativo vai muito além de clientes, é um meio também da mídia obter sugestões ou anúncios fresquinhos, um grande exemplo nos dias de hoje é o mercado e-commerce que faz o uso de um blog atrai muito mais pessoas e alcança um número maior de consumidores para seus produtos e serviços.
E com a prática das técnicas de SEO esses resultados se tornam ainda maiores, atraindo cada vez mais visitantes e aumentando a retenção de clientes. Entende a importância do blog da sua empresa ser relevante e com bons conteúdos é uma ferramenta para que sua marca cresça, atraia clientes, gere vendas e mantenha contatos que vão manter seus clientes ativos na sua empresa.