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Assessoria de imprensa: por que investir na era digital?

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  2. Vianews

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  4. 19/3/19

É comum ouvirmos falar sobre a importância de investir na comunicação da sua empresa para tornar seu público fiel, formar uma boa reputação e aumentar as vendas. Mas, na prática, por que investir em assessoria de imprensa é uma boa para o seu negócio?

Quando vemos uma notícia é natural levarmos em consideração o grau de relevância que ela possui. Essa relevância diz respeito diretamente ao conteúdo, à importância e ao grau de informação que ela carrega. Ou seja, o quanto de informação pode ser transformada em valor-notícia. Dentro da comunicação e no jornalismo, algumas técnicas e teorias foram desenvolvidas para nos ajudar nisso. Elas existem para avaliar e identificar os processos dessas informações até que ela se torne notícia.

É nessa parte do processo que a assessoria de imprensa entra em ação. O assessor de imprensa é um profissional que tem um olhar treinado para identificar oportunidades de temas dentro da empresa que podem se transformar em pautas jornalísticas. A assessoria de imprensa é a ponte entre a empresa e os diferentes tipos de mídia.

A assessoria de imprensa para o fortalecimento da marca

Credibilidade não é construída da noite para o dia. Para construir e manter uma boa imagem perante ao público e, também, tornar-se uma referência profissional na área em que escolheu atuar, é necessário um trabalho elaborado e de médio a longo prazo. Para isso não basta apenas ter visibilidade em alguns veículos e/ou nas redes sociais. É preciso que essa divulgação seja feita de forma planejada.

Com o trabalho da assessoria de imprensa, as informações da empresa tornam-se em notícias que podem ser divulgadas. Assim, os jornalistas – no papel de formadores de opiniões – terão à disposição assuntos relevantes que envolvam a sua marca. Sendo assim, quando um assunto envolver produtos ou serviços que sua empresa oferece, a marca tem grande chances de estar presente. Dessa forma, aumenta cada vez mais a divulgação, a visibilidade e gera mídia espontânea.

Sua empresa como notícia, não anúncio

Essa é uma das missões mais importantes da assessoria de uma empresa: transformar os produtos ou serviços de seus clientes em notícias. Entretanto, produzir conteúdos e divulgá-los não basta. É preciso ter um olhar clínico e identificar oportunidades de pautas interessantes na rotina dos clientes.

Ter assuntos relacionados à marca como notícia – e não como anúncio (espaço pago) -, traz valorização à sua empresa. Ao ser citada por um jornalista, o público entende que a marca tem credibilidade por ser referência no mercado.

Media training e gerenciamento de crise

Também é função da assessoria de imprensa oferecer media training para o porta-voz da organização. Esse treinamento é importante no seu desempenho ao lidar com a imprensa, independentemente do tipo de veículo. Ensina a se portar diante de perguntas sensíveis, dos mais variados perfis de jornalistas. Além disso, o treinamento é essencial em períodos de crise.

Caso a empresa passe por alguma situação de crise, é crucial que ela esteja preparada e saiba como deve agir. Seja em suas publicações ou um pronunciamento que precisa ser feito. Ao investir em assessoria de imprensa, você terá as ferramentas necessárias e os profissionais preparados para superar problemas de imagem.

Assessoria de imprensa vai muito além dos leads e conversões

Antes de mais nada, é essencial tirar de sua cabeça tentar medir os resultados de ações de PR com as mesmas métricas do marketing digital. O trabalho vai muito além de alavancar números de conversões e leads da noite para o dia. A assessoria de imprensa solidifica a comunicação institucional de sua marca, estabelecendo um relacionamento com os jornalistas para que seja criada uma imagem positiva do seu negócio.

E mais, com o crescimento das chamadas fake news, essa exposição positiva em um veículo de credibilidade faz toda diferença na maneira de como a empresa é vista tanto pelos seus consumidores, quanto pelos seus potenciais investidores.

Entenda as suas necessidades e invista!

Se o seu objetivo é alcançar o público certo e passar a imagem correta ao mercado, o relacionamento com a mídia é essencial. A assessoria de imprensa é responsável por estabelecer as mensagens-chave que serão bem recebidas pelo público. Parte desse processo é elaborar as melhores publicações para divulgação e tornar único o discurso entre os executivos e funcionários da empresa.

Ter uma equipe de relacionamento com a mídia por trás da sua empresa é fundamental. São esses profissionais que vão te ajudar a amenizar as crises quando as coisas saírem do planejado, elaborar o melhor plano para se comunicar de acordo com os valores da empresa e identificar as melhores oportunidades de divulgação.

Caso você tenha interesse em mais informações ou alguma demanda de comunicação, não hesite em entrar em contato conosco, por qualquer um de nossos canais.

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