O media training é uma expressão em inglês que tem como objetivo treinar porta-vozes de empresas para falar com jornalistas. Serve tanto para entrevistas quanto para encontro de relacionamento com veículos de comunicação.
Esse aperfeiçoamento está se tornando cada vez mais primordial dentro das corporações, sejam elas de grande, médio, ou pequeno porte. Investir neste tipo de treinamento dentro do planejamento da comunicação tem sido considerado, inclusive, parte do plano de gestão comercial.
O objetivo das organizações é se tornar referência no segmento na qual atendem. Para tanto, manter uma boa relação com a mídia é mais que obrigatório, é estratégico.
A questão principal agora não é mais o porquê, mas como eu devo agir diante de um jornalista para convencê-lo daquilo que quero. Neste post, vamos te contar alguns segredos.
O treinamento de mídia, ou o termo americano media training é a preparação de um profissional que vai atuar como porta- voz em uma determinada organização para o contato com a mídia.
Esse treinamento usa estratégias específicas de comunicação que desenvolvem esse porta-voz capacitando-o para uma comunicação concisa e de forma clara, entregando informações honestas.
Um profissional que atua como porta-voz dentro de uma instituição precisa ter boa comunicação, profissionalismo, agilidade e um comportamento adequado diante das mídias sociais.
Essa qualificação de um modo geral passa por diversas preparações dentro da área de atuação, seguida por avaliações e práticas que vão preparar o profissional para representar a empresa.
Muitas empresas têm comparado o processo de media training a uma palestra ou um workshop que são ministrados em um período curto de tempo, mas não acontece dessa forma.
Capacitar um profissional para ser porta-voz é um processo que exige tempo, conhecimentos e aperfeiçoamento das técnicas abordadas de uma maneira bem específica.
Empresas que almejam ter uma imagem influente e uma posição renomada dentro do mercado, precisam ter um profissional qualificado para interagir com a imprensa.
Um porta-voz bem treinado age de forma imediata e com transparência em meio a sociedade, controla a situação e evita problemas maiores.
Uma boa empresa precisa capacitar uma ou mais pessoas de acordo com cada assunto ou até mesmo com a demanda da sua empresa para agir de forma rápida, em meio às situações contrárias.
Se você chegou até aqui, você já viu algumas vantagens que o investimento em media training entrega para sua empresa. Para que você entenda que esse treinamento é essencial para a sua empresa, confira mais 3 benefícios.
O treinamento vai ensinar a forma que o profissional precisa se portar diante das mídias, como responder a cada indagação do entrevistador.
Para uma boa colocação em uma entrevista é preciso treinamento, agilidade e coerência. Além de estar atento às perguntas e ao tempo.
Diante de uma crise ou uma situação adversa a tendência é que os ânimos fiquem “à flor da pele” e nesse caso é essencial saber controlar as emoções para conduzir de forma clara a entrevista.
O porta-voz precisa saber controlar suas emoções e dominar a situação, isso evita maiores desconfortos entre o entrevistado e a imprensa. Compreender o momento e dominar as emoções contribuem para respostas assertivas.
Quando você se dedica em um treinamento de media training, você está investindo na credibilidade e na posição da sua marca no mercado. É de extrema importância ter profissionais qualificados para exibir, ou apresentar sua marca nas mídias, seja qual for o momento.
Construir uma boa imagem e aumentar a credibilidade de uma empresa exige postura, autoridade, e a entrega de informações claras e objetivas. Ou seja, transparência com o público alvo.
Uma empresa de valores e referências tem a vantagem de ser selecionada para entrevistas,
e isso contribui para o fortalecimento da marca.
Se posicionar corretamente e oferecer informações relevantes sobre o mercado são fatores que auxiliam na construção de uma imagem positiva e reforça a sua credibilidade em seu setor de atuação.
Ser escolhido como uma fonte de referência para uma entrevista é algo que somente empresas que têm grande credibilidade conseguem.
Enquanto você diz ser especialista em algum assunto, pernas inquietas, braços cruzados, voz trêmula, olhar vago, tudo isso estará dizendo justamente o oposto.
De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA), apenas 7% do que falamos é através das palavras, o restante é dito de outras formas, como através do corpo.
Não adianta estar com o discurso pronto, decorado e estruturado na ponta da língua, seu corpo poderá dizer exatamente o contrário do que você pretende comunicar.
Parece simples, mas abrir mão de trejeitos que fazemos involuntariamente não é tão fácil, ainda mais se tratando de algo importante, como uma entrevista a um jornalista de algum veículo de comunicação.
Geralmente, as pessoas tendem a ficar tensas, ansiosas ou temerosas com a oportunidade. Por isso, faz parte do media training aprender como se portar durante o encontro com a imprensa.
Há dicas básicas de como agir para demonstrar confiança, como manter um tom de voz firme, olhar nos olhos do seu interlocutor, tentar respirar no mesmo ritmo, não cruzar braços ou pernas, entre outras atitudes.
Para isso, é preciso treino, independente se você já é do tipo de pessoa que sabe como dominar a plateia, pois alguns jornalistas são mais sagazes que outros e podem colocar armadilhas discretas para obterem o que querem.
Portanto, estar atento a esses truques é vital para não acabar colocando sua empresa em uma crise de imprensa. Sendo assim, investir – antes – no media training é, também, evitar gastar com gestão de crises depois.