Crise: está aí uma palavra pequenininha, capaz de causar grandes impactos. E, claro, alguns calafrios só de imaginar
Quando aplicada ao mundo dos negócios, então, nem se fale. A crise pode ser um marco para uma empresa reavaliar a rota e avançar, mesmo em meio a águas turbulentas, ou o iceberg que faz o barco naufragar de vez.
Pesquisa sobre crises realizada pela PwC com mais de 2,8 mil líderes empresariais revela que para 98% dos líderes de negócios no Brasil seus recursos de gestão de crises precisam ser melhorados.
Para isso, além de investir em prevenção e mapeamento de possíveis fraquezas e fortalezas de seus negócios (considerando os cenários internos e externos), nadar contra a maré significa também desenvolver um planejamento estratégico de Comunicação e Relações Públicas, de olho não só no gerenciamento de crise, mas, sobretudo, na gestão de risco de imagem.
O que cabe tanto para situações previsíveis, como a reclamação pública sobre a qualidade de um serviço ou produto prestado, quanto para as impossíveis de se imaginar, como foi o caso da pandemia pela Covid-19, que pegou o mundo todo de surpresa.
A prevenção é o melhor remédio! O plano de gerenciamento de crise atua nessa questão te dando estratégias para agir em meio a crise e prevenir danos maiores em seu negócio.
Esteja preparado muito antes que surjam as dificuldades, saber gerenciar uma crise diminui os impactos negativos dentro do seu negócio.
Grandes empresas sofreram os impactos negativos em meio a grandes crises. Um plano de gerenciamento é uma ferramenta muito importante para evitar danos maiores e até mesmo o fechamento.
Temos o exemplo da BRF Foods, grande companhia no ramo alimentício, que viveu uma crise que afetou a produção de seus alimentos tendo uma grande perda de valores no mercado, somando mais de R$ 4 bilhões.
Você deve estar se perguntando agora como fazer esse plano de gerenciamento,não é mesmo? Calma vamos te ajudar!
A sua empresa precisa estar em constante crescimento dentro do mercado e para isso é necessário passar uma boa imagem e transmitir confiança e isso é fundamental para aumentar e captar novos negócios. Contudo, nós sabemos que ainda assim estará aberta a uma situação de crise.
Entretanto, existem estratégias que quando colocadas em prática auxiliam na diminuição de resultados negativos, te ajudando a passar pela crise sem perdas significativas para o seu negócio. Dentre elas podemos destacar:
Antes de mais nada, um bom processo de gestão de crise inclui, em primeiro lugar, a gestão de risco.
Nesta etapa, a dica é identificar possíveis situações que possam a vir impactar negativamente a imagem e reputação organizacional.
De antemão, o ponta pé inicial é promover a escuta ativa e analítica de funcionários e clientes com um só objetivo: colher e analisar dados em resposta às seguintes perguntas:
A partir dessas respostas, a próxima fase é criar um plano de ação com diretrizes do que fazer caso a crise, de fato, aconteça.
Algumas iniciativas práticas que nem sempre vão evitar, mas ajudam – e muito! – as empresas a agirem diante de uma crise resumem-se, basicamente, em se preparar.
Como? Aqui vão alguns pontos:
Para você combater as possíveis situações ruins para seu negócio é preciso que haja uma gestão de crise preventiva. Afinal, a alta complexidade de um ambiente corporativo necessita dessa estratégia.
É de muito valor que a sua empresa esteja preparada para se manter no mercado mesmo diante de situações de crise. E essas estratégias vão te auxiliar na tomada de decisões para que você não perca seu negócio.
Destacamos abaixo, quais os benefícios de ter estratégias que vão te ajudar a gerenciar uma crise:
Analisando os riscos em questão e tendo um plano com estratégias que envolvem todo o time administrativo da sua empresa, agindo de forma correta e com decisões acertadas dentro de cada cenário, leva a sua empresa a transmitir confiança e autoridade no mercado e isso é benefício adquirido por um plano de gerenciamento eficaz.
Porém, o que fazer se uma crise “estourar” antes da minha empresa ter em mãos um plano de gestão para colocar em prática?
Antes de tudo, suspenda qualquer tipo de comunicação e acione uma equipe de RP.
Afinal, somente a orientação e atuação precisa de especialistas no assunto poderá evitar problemas ainda maiores, tais quais uma declaração inapropriada de um porta-voz. E isso seja durante uma entrevista com a imprensa ou até mesmo por meio de um post nas redes sociais.
Equipe comunicada, hora de dimensionar o tamanho e o impacto da crise e prezar sempre por uma comunicação ética, transparente e empática, que seja fiel aos fatos. O que, dependendo do tipo da crise, pode significar assumir erros, responsabilidades e propor mudanças efetivas de comportamento – com metas e objetivos bem definidos e alinhados com a equipe de gestão –, ou, em caso de versões contrapostas, adicionar dados e informações para embasar o discurso e fortalecê-lo com ações.
Lembrando que durante uma crise de imagem, a reputação construída até ali por qualquer negócio pode ser crucial. Ou seja, muitas vezes, pode ser sua principal base de sustentação e confiabilidade.
Portanto, uma outra dica de ouro é investir em comunicação estratégica. Isto é, não só quando a crise fura o barco, mas logo no início do percurso, que, acredite, pode ser crucial para evitar tal destino.
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