Sua empresa B2B precisa de uma estratégia para atrair, engajar e fidelizar clientes? Entenda como usar o Inbound Marketing e tenha um método comprovado para geração de leads qualificados.
O Inbound Marketing (ou marketing de atração) é uma série de estratégias para captar e se relacionar com novos leads por meio da criação de conteúdos e materiais relevantes para o seu público-alvo.
Essa estratégia mapeia a jornada do compra – do aprendizado e descoberta até a decisão de compra – e desenvolve ações para atrair a atenção do seu potencial cliente e fazê-lo se tornar um promotor da sua marca.
Mas como usar o Inbound Marketing na prática? Tenho algumas dicas importantes para você. Continue acompanhando!
Antes de mais nada e talvez o passo mais fundamental: entender a diferença entre B2B e B2C.
Quando a relação comercial se dá entre duas empresas, chamamos de business to business (B2B).
É também importante se lembrar que produtos não são as únicas coisas envolvidas.
Serviços terceirizados, redes de atacado e softwares corporativos são exemplos comuns de transações que ocorrem no mercado.
Já B2C, ‘business to consumer’, além de um processo mais prático, significa que a empresa trata diretamente com os clientes finais de um determinado produto/serviço que está à venda.
Geralmente, nas práticas B2B, é comum que haja uma certa dificuldade para traçar o planejamento de metas. Isso ocorre, principalmente, porque grandes empresas costumam ter questões burocráticas.
As estratégias mais comuns para o Inbound Marketing e que trazem resultados eficientes são: e-mail marketing, redes sociais, blog posts, e-books, webinars, vídeos etc.
Uma dica importante: entender tudo sobre seu cliente é parte fundamental para o Inbound Marketing em empresas B2B. E assim criar ações segmentadas para atingir resultados tangíveis.
No mundo corporativo, é comum que os temas abordados sejam voltados às empresas. Por exemplo, assuntos que o leitor compreenda como economizar, obter lucro ou melhorar suas estratégias de acordo com o produto ou serviço oferecido.
Muito se gasta em campanhas massivas, especificamente em e-mails marketing, mas sem um público-alvo, uma persona correta, o seu conteúdo não dará o retorno esperado.
Alcançar os objetivos do cliente deve ser o seu foco.
O processo de compra das empresas é mais racional e longo, então utilizar estratégias mais próximas daquilo que o cliente exige é crucial.
O Inbound Marketing B2B requer métodos mais estruturados para ensinar o potencial cliente, fazendo com que ele enxergue a necessidade de ter seu produto/serviço.
Um lead qualificado, para o marketing, significa um cliente em potencial, alguém que demonstrou interesse nas suas soluções.
Para que o Inbound Marketing tenha uma posição relevante, a nutrição de conteúdo encurta a jornada do lead e faz com que ele passe mais rapidamente para outras etapas do funil.
O que quer dizer: o Marketing B2B, aliado a estratégia correta, pode trazer quem realmente vai comprar seu produto!
Uma das maneiras de ser mais assertivo na jornada de compra do seu cliente é produzir conteúdo personalizado.
Para fazer a captação de clientes, deve-se traçar um perfil: uma persona facilita o caminho para entender o problema e apresentar a solução certa.
Como saber se as campanhas digitais são importantes para o seu negócio? Entenda!
O Inbound Marketing para empresas B2B pode ser uma excelente solução quando pensamos em custo-benefício.
Medir os resultados pode ser mais fácil, já que existem diversas ferramentas para acompanhar acessos, conversões, geração de leads e outros dados.
Um dos pontos mais vantajosos na medição é a agilidade, uma vez que é possível acompanhar, em tempo real, tudo que está acontecendo e corrigir erros.
De acordo com o HubSpot, outra vantagem é como o ROI tornou-se positivo nas empresas após a implementação do Inbound Marketing.
No Marketing Digital, as estratégias podem ser infinitas! Por isso, investir em um time especialista faz total diferença nos resultados a longo prazo.
Ao longo deste artigo, você deve ter percebido que o inbound marketing é muito relevante para empresas b2b e isso não será diferente para os próximos anos. Mas, para que você consiga ter mais sucesso ainda em seus negócios, vamos te dar algumas dicas das próximas tendências. Acompanhe!
Assim como as lives e webinars, os eventos virtuais vieram para ficar. Com eles, você pode estar em contato com seu público, tirando suas principais dúvidas ou abordando algum assunto que seja relevante.
Sem contar com o avanço do metaverso (já falamos sobre ele aqui nesse post de tendências de comunicação e marketing) esse assunto ficou mais evidente. Ou seja, os eventos virtuais são excelentes para gerar leads quanto para engajar seus usuários.
Cada vez mais presentes nas estratégias de inbound marketing, os chatbots ajudam a substituir os formulários em landing pages, por exemplo. Sobretudo, alguns já no primeiro contato conseguem mapear informações de redes sociais, como o LinkedIn e Facebook para evitar que o lead precise preencher algumas informações.
E mais, esses robôs inteligentes ainda podem agilizar (e muito) o processo de compra. Só para exemplificar, em uma conversa, o usuário pode sinalizar que deseja uma conversa com o atendente real, que pode resultar em uma venda.
Claro que ele não é nenhuma novidade, entretanto as estratégias de SEO continuam em alta e são forte tendência para construção de um bom marketing B2B.
Com uma estratégia de SEO bem estruturada além de conquistar melhores posições no Google e demais buscadores, quando seus usuários pesquisam por palavras chaves aderentes ao seu negócio, melhora a experiência do usuário na navegação em seu site e ainda garante autoridade, confiança e credibilidade ao seu negócio. Isto é, essa autoridade reflete na construção da marca.
Agora que você já entendeu mais sobre o tema, acompanhe as dicas e outros conteúdos que a VIANEWS tem para você!