Um dos pilares que sustentam uma comunicação corporativa eficaz e de sucesso é o relacionamento com a mídia. Muitas informações divulgadas pela imprensa se originam das próprias empresas. Elas produzem conteúdos relevantes para os jornalistas e conseguem divulgar suas marcas em espaços editoriais de jornais, revistas, portais, televisão e rádio.
Para uma empresa conquistar credibilidade e espaço de qualidade na mídia é preciso planejamento. De maneira bem resumida, dois itens são essenciais para uma marca obter sucesso no relacionamento com a mídia: conteúdo de qualidade e periodicidade.
No planejamento de relacionamento com a mídia a empresa deve estar ciente de alguns elementos. Como se posiciona no mercado, o retorno para a reputação da sua marca que espera obter a partir da divulgação na mídia e a necessidade de contratar uma agência de comunicação corporativa, para que possa dar o suporte necessário neste planejamento e atuar de maneira estratégica.
Após definir a agência de comunicação corporativa é necessário que ambas as partes trabalhem de maneira a executar aquilo que foi planejado.
É necessário estar em contato constante com os jornalistas, afinal eles que captam informações, buscam fontes para as pautas e planejam os temas dos artigos para as próximas edições.
Quando você está onde os jornalistas estão, certamente, terá um facilitador para os relacionamentos. Claro que as preferências dos jornalistas devem ser respeitadas sempre para um follow up inteligente, utilizando a maneira que ele prefere se comunicar seja por email ou mensagem.
A digitalização do processo de RP abriu novas portas, atualmente existem ferramentas de monitoramento de veículos e análise de clipping que permitem que os resultados sejam comprovados. E mais, ainda existem diversos formatos e plataformas para a distribuição do conteúdo em si que garantem também o rastreamento do press release.
Abaixo, listamos algumas táticas que facilitam a montagem de planejamento e o entendimento sobre como trabalhar junto à mídia:
É importante definir as principais mensagens-chave a serem endereçadas para a imprensa nos diversos materiais. Ou seja, essas mensagens devem estar presentes em press releases, entrevistas, sugestões de pauta e artigos de opinião, para que apareçam em uma eventual reportagem.
O media training tem a função de tornar o porta-voz e a equipe de comunicação da companhia familiares sobre como a mídia trabalha. Nele, é explicado como o porta-voz deve se portar em uma entrevista e tratar o jornalista. Além disso, são dadas dicas sobre como responder determinadas perguntas e até mesmo aquelas que devem ser evitadas. O objetivo do media training é fazer com que o porta-voz não seja surpreendido em um possível contato com os jornalistas.
Uma vez definidas as editorias-foco é importante selecionar os principais veículos e jornalistas que serão alvo das comunicações feitas pela agência. Estes são os chamados “media target”. O objetivo é abastecer esses jornalistas com conteúdos relevantes e que estejam de acordo com a linha editorial seguida pela publicação. Uma mensagem de qualidade e com profundidade para o veículo certo, no momento correto, possui um impacto enorme.
Produza conteúdos relevantes, com informações importantes para sua empresa e para o mercado em geral. Para a mídia, não basta que a marca fale apenas de si, é essencial uma visão macro que aponte tendências para o mercado, principalmente local. Mantenha uma periodicidade na divulgação desses conteúdos de maneira que não fique um longo período sem comunicar algo para a mídia. Também não consuma todos os seus conteúdos em apenas uma semana. Equilíbrio é tudo!
Promova encontros de relacionamento com os jornalistas que cobrem assuntos relacionados à sua marca. Há diversos formatos. Desde coletivas de imprensa, press trips, almoços individuais, envio de press kits, celebração de datas comemorativas, happy hour, entre outros. Assim, os jornalistas se familiarizam ainda mais com a marca e, consequentemente, com os executivos que a integram.
Situações de crise institucional podem acontecer a qualquer momento e por diferentes razões. É necessário que a empresa esteja preparada para contorná-las. Para isso, é recomendado agir rapidamente preparando um comunicado que esclareça os fatos. Realizar o monitoramento da crise nos veículos de imprensa, enviando o posicionamento da marca. Em caso de informações incorretas, agir proativamente para que o veículo corrija a informação. Ao mesmo tempo, planejar uma ação para reverter a crise, a partir de uma agenda positiva. Neste momento, é essencial comunicar os resultados e práticas positivas da empresa. Desta forma, sua empresa admite o possível erro, mas reforça seu compromisso com as pessoas e o país.
Portanto, o segredo de um bom relacionamento com a mídia é desenvolver um planejamento de modo que a sua marca transmita informações de qualidade e que, periodicamente, conquiste visibilidade na mídia. Assim, o reconhecimento da sua marca ocorrerá de maneira natural e tende a crescer organicamente.