Inteligência artificial, realidade virtual, ciência de dados, meios de comunicação, futuro do trabalho, educação e mudanças climáticas ganharam destaque no Web Summit Rio – a primeira edição realizada na América Latina deste que é o maior evento de tecnologia e inovação do mundo. E é claro que a Agência Vianews esteve presente para conferir e compartilhar todos os detalhes.
Realizado de 01 a 04 de maio, no Riocentro - RJ, o Web Summit Rio contou com a presença de 20 mil pessoas em quatro dias com muitas palestras, exposições, negócios, networking internacional e estandes grandiosos.
Para quem não conseguiu participar neste ano, fique tranquilo! A edição de 2024 também será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 15 a 18 de abril, e já é possível garantir seu ingresso com desconto no site oficial do evento.
Não à toa o Rio sediou o Web Summit, em sua primeira edição realizada fora da Europa. Além dos planos ambiciosos de se tornar uma espécie de Vale do Silício na América Latina, a capital carioca tem feito investimentos importantes para o desenvolvimento de um polo de tecnologia e educação.
O objetivo é se tornar uma cidade apropriada para eventos como o Web Summit Rio, e assim atrair startups e profissionais da área de inovação, gerando emprego, renda e circulação de conhecimento especializado na região.
Se você nunca participou de alguma edição do Web Summit, sugerimos que considere esta experiência para os próximos anos se quiser mergulhar no universo da inovação. Com uma estrutura preparada para atender milhares de participantes, o evento de tecnologia utilizou mais de quatro pavilhões do Riocentro
O grande destaque foi o Center Stage, palco principal com espaço para mais de 6 mil pessoas, onde eram realizadas as principais palestras com transmissão ao vivo no app e telões disponibilizados em outros espaços do evento, além de dois pavilhões com exposição de estandes e palcos temáticos, um pavilhão de imprensa e um enorme espaço para alimentação.
Com inúmeros convidados internacionais, a maioria das palestras realizadas eram em inglês, com a opção de tradução simultânea.
Não é nenhuma surpresa que este tenha sido o principal tema em um evento de tecnologia. Além de demonstrações práticas sobre esta tecnologia em ação, executivos da área debateram sobre o nosso futuro com a presença da Inteligência Artificial em diversos tipos de setores e soluções. Alguns demonstraram uma visão mais otimista, enquanto outros provocaram e questionaram o uso crescente de IA.
Durante um painel sobre o Marketing em 2024, realizado no palco principal do evento, Neil Patel, fundador da NP Digital, defendeu que o uso mais eficaz da IA será em data analytics, permitindo uma análise de dados em tempo real e reduzindo a ineficácia dos anúncios de mídia paga e nos algoritmos das ferramentas de busca, impactando estratégias de SEO.
Já em relação a criação de conteúdo, o executivo defendeu que os usuários buscam cada dia mais por marcas humanizadas, com produções personalizadas e únicas – o que não é possível ser realizado através de uma Inteligência Artificial.
“O único jeito de se destacar é mostrando aquela coisa que faz seu conteúdo ser único, com experiência, expertise, autoridade e confiança - coisa que a inteligência artificial não é capaz de fazer”, disse Neil Patel.
Em um evento onde o foco é tecnologia e inovação, o que uma marca deve fazer para se destacar entre tantas outras? A resposta talvez esteja na mistura entre identidade e criatividade. Empresas como Oracle, Amazon, Petrobras, B3, Banco do Brasil, Icatu, Embraer, Magazine Luiza e outras grandes marcas produziram estandes grandiosos e inovadores para atrair o público.
Ao oferecer experiências diversas, como VR, jogos, hologramas e novas tecnologias, além de trazer suas próprias palestras para um público restrito, estes estandes contaram com filas de participantes interessados em conhecer as soluções de cada marca e em participar das dinâmicas focadas em conversões de novos leads e experiência dos participantes.
Também foi possível conhecer novas marcas de startups e embaixadas de outros países que garantiram um espaço no evento de tecnologia para mostrar seus diferenciais e serviços.
A cada estande era possível notar que a época em que uma caneta era o brinde principal ficou para trás. Copos térmicos, vale presentes, comidinhas, produtos para bem-estar, bolsas ecológicas e outros acessórios se destacaram entre os diversos brindes diferenciados que atraíram milhares de participantes do Web Summit Rio.
Um dos temas que a Agência Vianews defende há mais de 35 anos ganhou ainda mais destaque durante este evento: a América Latina como uma região promissora, repleta de oportunidades para investimento de empresas do mundo todo.
Em diversos painéis, grandes executivos falaram sobre o crescimento da tecnologia e novas empresas do setor surgindo da América Latina, principalmente no Brasil.
"Não há nenhuma razão para que o próximo Google, o próximo Facebook, o próximo Tesla, não possa vir da América Latina", comentou Renata Quintini, da Renegade Partners, durante a abertura oficial do evento.
Não há dúvidas de que a chegada do Web Summit Rio tenha marcado um momento importante na história do setor de tecnologia no Brasil e Latam. Se em 2023 o evento recebeu cerca de 20 mil pessoas (com ingressos esgotados com 1 mês de antecedência), os organizadores já se preparam para uma edição ainda maior em 2024.
Importante lembrar que o evento deverá ser realizado até 2028 no Rio de Janeiro. Então se você e sua empresa desejam participar das próximas edições o momento de se programar e pensar em uma estratégia em como aproveitar, se destacar e fazer importantes negócios e parcerias, é agora! A Vianews, inclusive, pode te ajudar com isso. Conte com a gente!