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Conheça as principais tendências de marketing para 2023

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  2. Vianews

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  4. 27/9/22

Desde o início da pandemia muitas empresas e profissionais de comunicação perceberam a mudança no comportamento das pessoas nos ambientes digitais, sendo necessário acompanhar e adaptar suas estratégias, com o objetivo de impactar e consolidar sua marca dentro do seu público-alvo. E, há poucos meses para o fim de 2022, chegou a hora de entender quais as principais tendências de marketing para 2023.

 

Em 2022 foi possível acompanhamos mudanças e novidades diversas, como a presença cada vez mais forte de vídeos em diversas redes sociais; a chegada oficial do Metaverso, que gerou inúmeras discussões, mesmo ainda não atingindo a aderência esperada. Além da retomada dos eventos presenciais em diversos setores. Será que tudo isso permanece no próximo ano? Nossa equipe Vianews reuniu alguns assuntos que devem se tornar tendências de marketing para 2023. Confira!

 

Marketing responsivo

 Segundo um levantamento anual realizado pela FGV, o Brasil possui cerca de 242 milhões de smartphones ativos no país, ou seja, mais de um por habitante. E por que essa informação é importante? Para nos lembrar que o que antes foi regra apenas para websites, hoje permeia todas as produções de marketing digital e comunicação.

 

Uma das principais tendências de marketing para 2023 é o formato que criamos conteúdos, artes, websites, vídeos, entre outros materiais. É necessário lembrar que atualmente a maioria dos usuários navegam pelas redes sociais e internet através do seu aparelho celular. Então, se o seu conteúdo não foi planejado para isso, ou ainda segue formatos idealizados para computadores, há grandes chances de não alcançar os resultados esperados.

 

Preste muita atenção no formato que irá produzir seus próximos anúncios, vídeos institucionais, landing pages e outros materiais para sua marca. E reflita sobre como seu público-alvo será impactado por eles, pois caso a maioria utilize um smartphone, é necessário pensar se este conteúdo será legível, se ele se adaptará àquela tela e se até mesmo a plataforma que você está utilizando irá entregar o conteúdo criado.

 

Data Driven

 Construir uma estratégia de comunicação baseada em Data Driven não é uma novidade, mas ainda há muitos profissionais e empresas que acabam deixando de lado a importância de construir um planejamento baseado em dados, e por isso este tema segue sendo uma tendência.

 

No planejamento para o próximo ano, dedique um tempo junto de sua equipe para mapear e entender o comportamento do seu público-alvo, o tipo de rede sociais que ele utiliza, em qual localização geográfica ele está localizado e qual tipo de conteúdo costuma consumir.

 

Para algumas pessoas esta construção pode parecer difícil, mas é possível captar esses dados analisando o perfil de seus clientes, realizando pesquisas com eles ou unindo as lideranças de sua empresa para um brainstorm enriquecedor. Tudo isso irá colaborar para a criação campanhas personalizadas, fazendo seu cliente avançar na jornada de compra.

 

A era dos vídeos

 Com a ascensão do TikTok, muitas redes sociais começaram a priorizar conteúdos produzidos em vídeos com o objetivo de reter seus usuários. A plataforma que mais se adaptou para encarara concorrência foi o Instagram, destacando publicações em reels e configurando sua timeline para mostrar vídeos aos usuários que antes eram impactados por imagens estáticas.

 

O próprio diretor da rede social, Adam Mosseri, afirmou que o Instagram terá cada vez mais vídeos, explicando que esse tipo de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço na plataforma, e que a maioria dos usuários parece gostar de vídeos curtos.

 

Por isso, se sua marca utiliza TikTok e Instagram como plataformas estratégias para alcançar seu público-alvo, saiba que não dá mais para adiar – é necessário planejar seu próximo ano considerando um maior número de vídeos para suas redes sociais, sejam eles institucionais, educativos, com humor ou com fatos. Afinal, esta sim é uma grande tendência de marketing para 2023 e para os próximos anos.

Marketplace

 O comportamento de compra de muitas pessoas também mudou com a chegada da pandemia. E o que antes era feito presencialmente – compras de eletrodomésticos, utensílios básicos, roupas, calçados e até mesmo compras em supermercados – hoje pode ser feito por meio do seu smartphone ou computador.

 

Grandes marcas adaptaram seus websites para que o consumidor pudesse realizar a compra virtual de seus produtos. Assim como grandes nomes do varejo (Americanas, Mercado Livre, Casas Bahia etc) aperfeiçoaram espaços nomeados marketplace – um local que conecta vendedores a consumidores. Dispondo não só de seus produtos, mas abrindo espaço para que micro, pequenas e médias empresas possam anunciar seus produtos dentro da plataforma.

 

A mesma mudança ocorreu dentro das redes sociais, como Facebook e Instagram que adaptaram suas plataformas, destinando um espaço específico para anúncio e compra de produtos diversos. Aumentando o número de vendas online e ajudando pequenos comerciantes a utilizarem do perfil como uma vitrine para seus consumidores.

 

Então, se você atua com uma marca que precisa aumentar o número de vendas dos seus produtos para o próximo ano, preste atenção nesta tendência de marketing. Produza boas fotos, vídeos e materiais de divulgação e considere a opção de vender estes produtos dentro das redes sociais.

 

• Veja também:
- 5 tendências em vendas B2B para os próximos anos

 

Busca por voz

 Outra forte tendência para 2023 é a busca por produtos e serviços feita por voz, que pode revolucionar o SEO. Em vez de digitar no Google o que deseja encontrar na rede, o usuário se aproximado celular e faz sua pergunta, começando por “Ok, Google”. A busca também se dá por outros dispositivos, como a Alexa e a Siri, por exemplo.  

 

Esses assistentes digitais foram projetados inicialmente para responder a perguntas curtas e informativas, mas já começam a processar pesquisas mais personalizadas. A tendência é que a tecnologia acomode essas mudanças, fazendo com que nossas estratégias de SEO precisem de adaptações considerando este novo comportamento de busca feita pelos usuários.

 

Muitas tendências e estratégias podem ser consideradas apenas uma atualização ou continuação de anos anteriores, mas é necessário acompanhar as mudanças de comportamento que as pessoas enfrentam a cada evento que a sociedade enfrenta. A pandemia deCovid-19, por exemplo, influenciou em diversas mudanças de comportamento, principalmente no ambiente virtual.

 

As pessoas estão cada vez mais conectadas. As marcas precisam se destacar e acompanhar todas essas mudanças, de uma forma que faça sentido para sua essência e público. Muitas tecnologias surgem assim como algoritmos mudam. Essas são algumas das principais tendências de marketing para 2023 que acreditamos se destacarem, mas o que será que nos aguarda de novo neste novo ano?

 

Enquanto ainda não temos todas as respostas, é hora de mãos à obra e começar a planejar todas as ações e estratégias da sua marca para que 2023 seja o ano do sucesso.

 

A Vianews está sempre atenta às tendências e novas tecnologias para proporcionar estratégias e criações inovadoras aos nossos clientes. E se a sua marca precisa de ajuda para alavancar resultados e reputação, ou precisa de um suporte para ações de Marketing Digital e Relações Públicas, entre em contato conosco e conheça nossas soluções. Será um prazer conhecer e entender os desafios que vocês desejam superar em 2023.

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