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Marketing para educação: quais são as oportunidades para esse setor?

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  2. Vianews

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  4. 7/10/19

Apesar de não ser uma novidade, o marketing sempre teve um papel fundamental quando se fala em educação. Para atrair novos alunos, há alguns anos eram comuns inúmeros anúncios em outdoors, banners, flyers e demais mídias “analógicas”. As inscrições em cursos, bem como as matrículas para escolas e universidades, eram realizadas apenas presencialmente. Com o boom da internet, isso mudou. Atualmente o que mais encontramos por aí são cursos de Ensino a Distância (EAD). Assim como maiores facilidades no ato da matrícula, por meio dos sites das instituições e até mesmo por aplicativos próprios. E nessa nova era, de que forma realizar o marketing para educação?

O contato, que antes era feito no “boca-a-boca”, passou então a ser no “clique-a-clique”, convertendo cada interação em novos alunos matriculados efetivamente. Analisemos então como o modelo de marketing digital está impactando positivamente o meio educacional e como é possível se aproximar cada vez mais do público alvo, produzindo conteúdo de qualidade, por meio de linguagem e meios adequados.

Como o marketing educacional funciona?

O marketing educacional condiciona os esforços para otimização das estratégias e desenvolvimentos das instituições de ensino. Tais ações, permitem a captação de mais alunos e garantem a sua satisfação. E mais, o marketing educacional ainda atende tanto às demandas sociais quanto as legais no que se refere a educação

Resumindo, esse marketing consiste em estratégias que trabalham desde o relacionamento com os alunos, os pais até a imagem da escola, mostrando a identidade da instituição de ensino a todo momento e em todas plataformas de divulgação. Dessa forma, o marketing educacional nada mais é que a ponte da instituição de ensino com seu público.

O marketing educacional serve para quê?

Você já deve ter entendido que o marketing educacional é uma estratégia importantíssima para melhorar o relacionamento com os alunos, mas a estratégia vai muito além disso. Confira a seguir as suas principais utilidades!

Melhora as técnicas de comunicação

A forma como sua instituição de ensino transmite as mensagens para o público e a qualidade delas são fundamentais para que o contato com os alunos seja eficaz. Por isso, é necessário total atenção em como a comunicação está sendo desenvolvida. É claro que barreiras e ruídos na comunicação sempre vão existir, mas quando se passa uma informação clara e relevante para o público esses obstáculos são facilmente superados.

Oferece um melhor posicionamento

Ter uma boa estratégia de marketing educacional permite que sua instituição de ensino melhore o posicionamento perante o mercado. Isto é, assumindo destaque e relevância diante dos concorrentes colaborando para o sucesso do seu negócio.

EAD como porta de entrada

Segundo a Exame, 46% dos estudantes buscam EAD para graduação, esses números demonstram que a pandemia acelerou transformação e ensino híbrido se torna tendência e fazem sentido dentro da configuração atual: pessoas de idades diversas estão cada vez mais conectadas. Hoje, seria quase impossível encontrar uma instituição que não tenha seu próprio site, com um ambiente para aprendizado online. Um exemplo é a plataforma Coursera, que dispõe cursos de instituições de diversas partes do mundo, incluindo as prestigiadas Ivy-League.

Inbound Marketing e um bom conteúdo

Atrair, engajar e converter: estes são os pilares do Inbound, que tem como objetivo consolidar as marcas. Por meio de conteúdos relevantes, as intuições podem definir as estratégias e objetivos que traçam a jornada do consumidor. Aliada ao funil de vendas, as empresas podem assim oferecer para estes alunos em potencial o que eles estão procurando.

Diante da vastidão de formatos digitais, quando pensamos em educação fica ainda mais fácil explorar diversos tipos de aulas, sejam elas para alunos de graduação, cursos diversos como música, artes e culinária, bem como cursinhos pré-vestibular e ensino médio. Assim, o marketing para educação é realizado desde o topo de seu funil, direcionado ao seu público.

Ou seja, ao criar um conteúdo de qualidade e direcioná-lo para o meio mais compatível, seja ele em vídeo, foto ou texto, sua marca pode antecipar as necessidades do público-alvo. Dessa forma, sanando uma necessidade já existente, fazendo com que ele retorne e eventualmente se torne um consumidor ativo do seu produto.

A experiência do consumidor é o que verdadeiramente importa

O processo de cativar e reter o consumidor está interligado com a experiência que a sua empresa proporciona para ele. Através de uma definição estratégica da persona, bem como a jornada do cliente, atrelada ao conteúdo produzido, isso é possível.

Primeiro, é necessário entender quem é o seu aluno, para que a linguagem mais apropriada seja posta em prática e o conteúdo assim absorvido.

Ao entender este seu público-alvo, como benefício, a sua empresa conseguirá melhorar os serviços oferecidos, aumentando as vendas e resultando assim num processo de fidelização entre instituição-aluno. Além disso, a marca acaba por se fortalecer. Assim, o marketing para educação não só atinge o objetivo de alcançar novos estudantes, mas também de aumentar a reputação da instituição.

Valoração

Quando um usuário está satisfeito com o produto que adquiriu, ele naturalmente se torna um embaixador da marca e, muitas vezes, passa a divulgar as qualidades e os motivos que o fez escolher tal instituição, reforçando uma imagem positiva. Tais depoimentos podem até ser compartilhados em campanhas da empresa, gerando ainda mais proximidade, tanto com aqueles que já são clientes quanto com futuros alunos que gostariam de estar na mesma posição de destaque.

Planejamento estratégico e o marketing para educação

Definir os canais nos quais o seu conteúdo será divulgado é um passo superimportante dentro das estratégias de branding para sua instituição de ensino.

O processo de captação, e posteriormente de fidelização, está intrínseco a como tal conteúdo chega até o seu público.

Veja abaixo algumas das opções de plataformas disponíveis:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Blog
  • E-mail Marketing
  • Landing Page

E como é possível fazer esta escolha? Baseando-se em que tipo de material você tem ou gostaria de oferecer para os seus atuais e futuros alunos. É possível produzir conteúdos em vídeo, texto, imagem, entre outras inúmeras possibilidades.

Lembrando que os temas escolhidos para serem abordados devem ter bastante profundidade para que sua marca seja reconhecida como especialista em divulga-los com confiança, gerando assim uma boa reputação.

Além disso, como apontado no começo do texto, boa parte da população está conectada à internet, ou seja, quanto mais vasto e completo for o alcance do seu conteúdo no meio digital, maior será a conversão tanto dentro quanto fora dele.

Quais erros de marketing educacional podem ser evitados?

Otimizar as ações de marketing é fundamental para captar mais alunos. Entretanto, para garantir o sucesso em suas campanhas é necessário evitar uma série de erros. Para te ajudar, separamos os principais, acompanhe.

Desconhecer a persona

Se você desconhece seu público, em especial sua persona, é praticamente impossível identificar quais são seus potenciais estudantes. Além disso, desconhecer a persona reduz de forma drástica a efetividade das suas ações de marketing.

Por isso, é fundamental que você conheça seu público para conseguir, de maneira assertiva, personalizar as mensagens. Com isso, você entrega a mensagem certa para a pessoa certa. Ou seja, dedique parte do tempo para traçar o perfil do seu cliente ideal, e assim otimizar seus resultados.

Não estipular metas para captação de alunos

Metas são essenciais para qualquer negócio e isso inclui sua instituição de ensino. Em sua estratégia estabeleça quais os números que você almeja de matrículas e como esse objetivo pode ser conquistado.

Nesse sentido, não estipular metas claras e objetivas prejudica o desempenho do seu time comercial e consequentemente o resultado da sua instituição. Do mesmo modo, que sem metas sua equipe de captação também pode ficar desmotivada.

Ignorar o potencial da internet

Talvez seja um dos erros mais graves que podem prejudicar sua IE. Ao longo do artigo já abordamos como as estratégias de marketing digital podem contribuir para o sucesso de sua instituição de ensino. Mas, algumas escolas ainda ignoram o mundo digital, produção de conteúdo relevante e ainda não fazem questão de engajar seu público nas redes sociais. Só para você ter uma ideia, no Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais, e a taxa de usuários pelo total de habitantes é de 70,3%, um dos maiores dentre todos os países. Então, ignorar todo esse potencial é um grande erro.

E você, precisa de ajuda com sua estratégia de marketing para educação? Então, entre em contato conosco! Temos uma equipe de especialistas que vão te ajudar no sucesso de seu negócio.

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