Hoje, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres. A data que foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU) se tornou um marco de conscientização e luta pelo fim da desigualdade e da violência de gênero. Mas, apesar de todo o movimento em prol da equidade de gênero realizada em várias camadas da sociedade, principalmente no mercado de trabalho, mulheres ainda ocupam apenas 19% dos cargos de liderança em empresas brasileiras e ganham em média 20% a menos que os homens, segundo artigo publicado pela InfoMoney.
Ao contrário dessa desigualdade, o estudo “A diversidade como Performance” mostra que empresas com políticas de diversidade de gênero tem chances de superar lucratividade do mercado em 21%.
Aqui na VIANEWS cerca de 64% do nosso time é formado por mulheres, sendo que em nosso quadro de liderança elas ocupam 88% de presença.
Mas nós sabemos que a trajetória da mulher no mercado de trabalho é repleta de desafios e percalços. Por isso, convidamos as principais Lideranças Femininas da VIANEWS para contarem um pouco de sua trajetória até aqui. Confira abaixo estes depoimentos especiais:
“Já são tantos os desafios que as mulheres têm que superar todos os dias, que o trabalho definitivamente não deveria ser mais um deles. São muitas histórias tristes de preconceito, misoginia, falta de oportunidades e desigualdade salarial que ouvimos por aí. Nós, mulheres, conquistamos tantas coisas ao longo das últimas décadas, e um mercado de trabalho com equidade de gênero e respeito, é algo que eu espero ver acontecer no País, nos mais diferentes segmentos de atuação e níveis hierárquicos, num futuro muito próximo. E sei que isso só será possível se todas caminharmos de mãos juntas”
Joseane Carmo, Líder de Contas
“Ser mulher é ter de provar diariamente de que somos capazes. Capazes de se uma excelente profissional, ao mesmo tempo em que somos uma excelente mãe, filha, irmã, esposa, amiga… Mas é um desafio que não nos intimida, só nos engrandece e fortalece para que consigamos ocupar o lugar que quisermos na sociedade e ter nosso valor reconhecido, conquistas essas que nos enchem de orgulho e nos mostram que vale a pena lutar!”
Tatiana Piva, Líder de Conta
“Eu sempre tive muita dificuldade em encontrar o meu lugar dentro do meio profissional, talvez por falta de orientação. A primeira vez que tive uma líder mulher, foi transformador. Ali aprendi e descobri que não preciso ter medo para me posicionar, mas que ter medo também faz parte. Hoje me sinto mais segura para ser quem eu sou”
Nathália Varela, Líder de Conta
“Um dos maiores desafios na minha jornada foi conseguir me fazer ser ouvida em um mercado onde as mulheres não tinham poder de fala, além da falta de referências femininas em que pudesse me espelhar. Para conquistar meu lugar, me especializei e sempre dei o meu melhor. Hoje, dentro da VIANEWS, sinto que tenho voz e que posso conquistar novos espaços. Além de encontrar diversas referências femininas em cargos de liderança”
Patrícia Pereira, Líder de Conta
“Ao longo de toda minha trajetória profissional, tive o privilégio de conviver com inúmeras mulheres inspiradoras, invariavelmente compartilhando a síndrome da impostora como um – entre muitos! – de seus principais desafios […] Além da luta contra o machismo e contra todos estereótipos sob os quais ainda somos muito julgadas e submetidas –, considero acreditarmos em nosso potencial, em nossas conquistas, em nossa capacidade… enfim, em nós mesmas, nossa maior conquista e legado para as futuras gerações”
Michelly Siqueira, Líder de Conta
“Fui mãe cedo, e o maior desafio na trajetória profissional, enquanto mulher, foi transpor as barreiras dos questionamentos e preconceitos que mães jovens enfrentam no mercado de trabalho […] Acaba sendo um caminho cansativo a percorrer, mas pude encontrar empresas como a VIANEWS, que trata mulheres como profissionais pelas suas competências, independente das suas atribuições e seus papéis fora do dia a dia corporativo”
Gabriela Caruso, Líder de Conta.
“Em mais da metade da minha jornada profissional atendo companhias B2B, dominadas por engenheiros. No primeiro contato, há uma descrença que entenderemos assuntos técnicos. Mas sempre consigo contornar a resistência inicial quando notam que consigo ‘traduzir’ numa linguagem mais didática os temas técnicos e trazer resultados assertivos para a marca”
Rosa Pellegrino, Líder de Conta
“O começo da minha carreira na área de marketing foi desafiador. Em um ambiente predominantemente ocupado por homens, por diversas vezes, fui interrompida ao falar e minhas ideias eram mais interessantes na voz dos meus colegas homens […] com muita resiliência e indo além do que era esperado, consegui passo a passo conquistar meu espaço até chegar o momento que entendi que o problema não estava em mim. A partir daí, minha carreira deu um salto gigante”
Gabriela Saraiva, Coordenadora de Conteúdo
“Já tive que dobrar meu desempenho e resultados para ter o mesmo reconhecimento que um homem teria, em posição igual a minha. Foi necessário encontrar formas para ter um discurso firme o suficiente para que minha opinião fosse ouvida e considerada em um local onde a maioria das Lideranças eram formadas por homens… Somos questionadas e botadas à prova a todo tempo, em níveis e formas diferentes”
Gabriele Pinho, Coordenadora de Marketing
“Minha caminhada profissional até aqui foi de muito aprendizado, horas de dedicação, realizações que me enchem de orgulho e alguns percalços vivenciados […] e poder chegar ao time VIANEWS, após um período sabático de quase 3 anos – momento em que decidi me dedicar integralmente à minha família e ao meu filho recém-nascido – me ressignificou, pois foi um passo profissional que decidi dar após um longo período de crescimento pessoal e amadurecimento, reforçando ainda mais a minha escolha em fazer parte da família VIANEWS”
Carolina Perri, Coordenadora de Recursos Humanos
“Ser mulher e estar em uma posição de liderança não é fácil, mas isso todo mundo já sabe. Apesar do mercado de comunicação estar em constante mudança e eu acredito muito nisso, ainda temos muito que caminhar […] não importa a faculdade, os cursos e quanto de experiência você tem, se você não tiver uma gestão que te apoie, e que genuinamente vibre pelo seu crescimento”
Juliana Frutuoso, Head de Digital
“Minha trajetória profissional esbarra no grande desafio de ser mulher em um mundo ainda cheio de desafios para nós e, por isso mesmo, morro de orgulho desta caminhada. Conquistei meus lugares sempre com muita força de vontade, foco e coragem e isso me deu experiência suficiente para saber que ser mulher no mercado de trabalho é transformador em diversos níveis das nossas vidas”
Julia Barroso, Head de Relações Públicas
“Escolhi e fui escolhida pela VIANEWS no momento que eu mais precisava de reconhecimento e sentimento de pertencimento. Percebi rapidamente que poderia me dedicar de corpo e alma e agir verdadeiramente como sou – entregue e sem medo de julgamentos – a uma empresa que estava se reinventando o tempo todo assim como eu mesma estou em constante movimento”
Estela Bernardes, Chief Operations Office
Aqui na VIANEWS temos orgulho de cada mulher que faz parte do nosso dia a dia e contribui para o desenvolvimento do nosso Time e clientes. Somos privilegiados em ter uma Liderança Feminina forte, formada por mulheres incríveis, inteligentes e criativas, que tornam nossa agência tão diversa e completa como ela é. Celebramos o 8M com orgulho e, como sempre, abraçamos a luta pela equidade de gênero no mercado de trabalho, de cargos de liderança à equidade salarial entre homens e mulheres.