O Google Analytics é o serviço de análise de websites do próprio Google, que permite a análise do tráfego dos usuários em sites e aplicativos. A plataforma é gratuita e os dados coletados são organizados em relatórios que fornecem insights sobre o desempenho do website.
Estas informações podem ser usadas para identificar áreas de um website que mais atraem os visitantes e quais precisam ser melhoradas, bem como acompanhar o sucesso de campanhas de marketing e otimizar o conteúdo do website para um melhor envolvimento dos usuários.
Como todas as ferramentas do Google, desde o seu lançamento em 2006 o Google Analytics também passou por diversos aprimoramentos para oferecer melhores percepções e uma experiência mais amigável para o usuário. Em outubro de 2020, o gigante da tecnologia anunciou o lançamento do Google Analytics 4 (GA4), que é uma grande atualização da versão anterior, Universal Analytics.
Enquanto a Universal Analytics se concentrava em rastrear os visitantes do site e suas interações com as páginas da web, o GA4 visa fornecer uma visão mais abrangente do comportamento do cliente por meio de diferentes plataformas e dispositivos, incluindo sites, aplicativos móveis e até mesmo interações offline.
A partir de 1º de julho de 2023, o Universal Analytics vai parar de processar dados e, para continuar a medição do seu site, é necessário migrar as configurações originais da propriedade para uma do GA4.
Nesse artigo vamos explicar as cinco principais diferenças entre as duas plataformas e o que você precisa fazer para continuar mensurando os dados de visitantes do seu website.
Uma das mudanças mais significativas do GA4 em relação à versão anterior é sua interface, mais intuitiva e fácil de navegar, tornando a análise de dados mais rápida e eficiente. Ela apresenta um design mais limpo e moderno, com um menu de navegação principal na parte esquerda da tela que permite que os usuários acessem facilmente diferentes relatórios.
Além disso, a visualização das informações são mais claras e simples de entender, o que facilita a análise de dados.
A análise de app no GA4 permite que os usuários analisem a jornada do consumidor de forma mais completa, contabilizando dados de eventos, como a abertura de aplicativos, visualização de tela e conversões.
Na versão antiga, os dados de visita no site e no app eram separados, o que duplicava acessos de usuários que utilizavam ambos os caminhos. Agora as empresas terão dados mais reais e poderão entender o comportamento dos usuários de aplicativos móveis e otimizar a experiência para uma melhor retenção e conversão.
Esta novidade do GA4 coleta informações sobre ações específicas que um usuário realiza em um site ou aplicativo, como clicar em um botão, assistir a um vídeo ou preencher um formulário.
Cada evento é uma interação separada do usuário e pode ser registrado pelo Google Analytics com informações sobre a categoria do evento, a ação realizada e os rótulos opcionais adicionados pelo desenvolvedor. Isto permite que as empresas rastreiem as métricas que mais lhes interessam e tomem melhores decisões com base em dados.
O Google Analytics 4 possui recursos adicionais de privacidade, como o controle do usuário sobre o compartilhamento de dados e o armazenamento em nuvem em vez de cookies.
A nova versão também fornece controle mais granular sobre a coleta e compartilhamento de dados, tornando mais fácil para as empresas cumprir as regulamentações de privacidade, como a LGPD.
Outra mudança notável é a possibilidade de personalizar o dashboard. Nessa versão é possível criar painéis personalizados com visualizações de dados relevantes para o seu negócio. A nova interface também permite que os usuários adicionem anotações a gráficos e relatórios para compartilhar informações relevantes com outras pessoas da equipe.
Além disso, a nova interface do GA4 oferece recursos avançados de análise, como a possibilidade de criar segmentos mais complexos e a capacidade de explorar dados em diferentes níveis de granularidade.
A última atualização do Google, realizada em fevereiro de 2023, informa que a partir de março serão criadas automaticamente propriedades no GA4, com base nas configurações do Universal Analytics.
A versão anterior irá coletar dados até 1º de julho de 2023. Após essa data, será possível consultar os dados processados anteriormente por pelo menos seis meses. O Google recomenda que os usuários exportem o histórico de relatórios mais importantes, uma vez que as informações contidas no Universal Analytics não migrarão para o GA4.
Neste artigo do Google você pode ainda consultar a lista completa de métricas, com o comparativo entre o Google Analytics Universal e o GA4.
Como vimos, a nova atualização da plataforma do Google traz mais possibilidades de personalização de análise de dados para o seu negócio, além de contar com excelentes instrumentos para oferecer maior segurança nas informações.
Outra grande novidade, e que promete ajudar empresas a alcançar seus objetivos de comunicação e marketing, são as novas ferramentas que facilitam o trabalho na gestão de campanhas, bem como oferecem dados mais reais no que se refere à jornada do consumidor.
Curtiu o conteúdo? Esperamos que este artigo possa ajudar você a impulsionar a gestão de marketing do seu negócio usando o Google Analytics 4.
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