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Como usar estratégias de endomarketing para engajar o colaborador?

  1. Por

  2. Vianews

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  4. 30/6/21

Muito se fala sobre o tema, e talvez seja um termo que até já ouviu, mas você conhece as estratégias de endomarketing e como elas contribuem para sua empresa?

Se ainda não, a VIANEWS preparou algumas considerações para que você implemente e motive seus colaboradores!

Endomarketing: O que é?

O endomarketing é definido por um conjunto de estratégias que visa engajar e motivar os colaboradores da empresa, para aumentar a produtividade e reter profissionais.

“Engajamento no trabalho é o compromisso emocional que o colaborador tem com a organização e seus objetivos” Kevin Kruse

Comunicação Interna e Endomarketing são iguais?

Apesar de parecerem iguais, são conceitos diferentes, mas que se complementam.

As estratégias de endomarketing têm a finalidade de melhorar a motivação dos colaboradores; já a comunicação interna é um elo entre os setores da organização.

Uma comunicação eficiente e clara faz com que o colaborador não sinta que existem ruídos nas informações, além de não repassar dados errados aos demais setores ou até mesmo aos clientes.

Portanto, é importante alinhar comunicação interna e endomarketing para que tudo seja conforme o planejado.

Estratégias de endomarketing

Quais estratégias de Endomarketing adotar?

Os recrutadores sabem: se o profissional está contente e satisfeito com a empresas e suas tarefas, a produtividade será melhor e as chances de desligamento e rotatividade são mais baixas.

Mas o que fazer quando seu time de colaboradores trabalha home office ou no regime híbrido? Então, confira abaixo 4 ações e estratégias de endomarketing para reter ou atrair talentos!

Ter qualidade no ambiente de trabalho

Mesmo distantes, é importante que o colaborador se sinta acolhido. Portanto, dedique alguns momentos para estabelecer um vínculo e manter um clima positivo no trabalho:

  • Reuniões
  • Festas de integração (via videochamada)
  • Onboarding
  • ‘Mimos’ enviados em datas comemorativas!

Investir em capacitação

O crescimento do colaborador não está ligado, necessariamente, com promoções ou aumentos de salário.

Incentivar sua equipe a expandir conhecimentos. Isto é, por meio de cursos, workshops, livros, palestras, webinars etc. Isso tem muito valor, uma vez que o funcionário vai se sentir mais valorizado e importante nos resultados da empresa.

Dê voz ao colaborador

Faz toda diferença ter canais de comunicação e deixar com que o colaborador se sinta à vontade ao compartilhar suas alegrias e frustrações também.

A confiança estabelecida nesse momento é indispensável para que haja redução de turnover (a famosa rotatividade).

Reconhecer resultados e conquistas dos colaboradores

A parte mais esperada por funcionários, mas também muito difícil para alguns líderes.

O colaborador espera, principalmente ao realizar tarefas mais complicadas, que seu líder esteja próximo para incentivá-lo e reconhecer os esforços para cada situação.

Por isso, dê os merecidos créditos, auxilie e defenda seu time para que o sentimento de pertencimento esteja sempre aflorado!

Assim o colaborador vai ‘vestir a camisa’ da sua empresa!

Junto ao RH, pense com carinho em ações e tantas outras atitudes que podem alavancar a carreira dos seus funcionários.

Benefícios da aplicação do endomarketing

Quando sua empresa investe nessa estratégia de forma assertiva, além de solidificar seu negócio, até mesmo em cenário mais competitivo ainda obtém:

  • inovação constante;
  • objetivos bem definidos;
  • redução da rotatividade;
  • maior satisfação com a empresa;
  • otimização da motivação dos colaboradores;
  • maiores melhorias na qualidade de vida e no clima organizacional.

Esses são apenas alguns dos diversos benefícios da aplicação do endomarketing. E o melhor, ele pode ser aplicado em qualquer empresa independente do setor ou da quantidade de funcionários. Entretanto, é importante lembrar que ao investir em marketing, você está vendendo os produtos e/ou serviços da empresa. Ou seja, quando se investe em endomarketing, vende-se as metas e os objetivos da cultura organizacional para sua equipe.

Com um bom marketing interno definido, tanto o colaborador quanto a empresa saem ganhando. Isto porque o potencial de crescimento e visibilidade são fatores fundamentais para notoriedade de qualquer instituição.

Depois de entender um pouco mais sobre o que é o endomarketing e como ele pode ser utilizado de forma estratégica, chegou a hora de colocá-lo em prática.

Gostou das dicas do time de Marketing Digital da VIANEWS e quer mais? Continue acompanhando nosso blog!

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