Manter-se atualizado às inovações de mercado é um desafio para qualquer profissional nos novos tempos. Na comunicação corporativa não é diferente. Em um cenário cada vez mais competitivo na busca por negócios rentáveis, a comunicação ocupa espaço de extrema importância na estratégia de negócios das empresas.
Transmitir uma mensagem clara e direta para o público certo é essencial para as empresas buscarem reconhecimento de marca e se diferenciarem no mercado. Para superar os atuais desafios da comunicação corporativa é preciso entender onde está o público-alvo que sua comunicação deve atingir de fato. Otimizar o envio de sua mensagem a quem realmente interessa é um ponto crucial.
Resolver tal desafio parece simples, mas quando olhamos para os públicos com os quais a comunicação corporativa deve trabalhar, percebemos que não se trata de uma tarefa nada fácil. A área de comunicação corporativa lida com diversos públicos, que incluem investidores, imprensa, funcionários, fornecedores, parceiros e consumidores. O trabalho deste profissional precisa, então, construir uma mensagem clara e direta para cada um desses públicos, fazendo uso dos principais canais através dos quais eles consomem informação. Além de criar e difundir a mensagem, também é necessário monitorar o que está sendo dito sobre a sua marca. Isso facilita a identificação de possíveis falhas, para que possam ser corrigidas imediatamente.
Um plano de estratégias que na prática atua alcançando diversos tipos de públicos atraindo interesse e admiração, e ainda facilita o contato com as partes interessadas.
Se comunicar de forma objetiva te ajuda a alcançar seus objetivos e suas metas. Enfim, seu objetivo nesse processo é impactar os colaboradores.
A concorrência vem crescendo cada vez mais nos dias atuais e sabemos que crescer exige foco, determinação, metas alcançadas e é claro uma boa colocação no mercado.
Uma empresa bem colocada no mercado transmite confiança e autoridade, e isso traz uma certa proteção para seu negócio e te ajuda a se envolver cada vez mais com seus clientes.
A troca de mensagens dentro e fora de uma empresa tem se tornado cada vez mais eficiente trazendo grandes resultados através do marketing empresarial.
Ou seja, a comunicação corporativa tem como objetivo abastecer de forma clara e objetiva os colaboradores e o mercado, transmitindo as ideias e os valores da sua empresa. Afinal, as partes interessadas precisam estar por dentro de tudo que sua empresa pratica, seja na área interna ou externa. É óbvio que para confiar em algo ou alguém precisamos conhecer seus princípios e valores.
Uma empresa que transmite confiança e autoridade tem como resultado um número maior de engajamento, estruturando a gestão da sua marca, e a deixando cada vez mais exposta às partes interessadas.
Ter um plano de estratégias e uma comunicação corporativa te leva a estar um passo à frente na hora de explorar os recursos da sua marca.
É um trabalho em conjunto que seu time, juntamente com sua empresa precisar desempenhar alcançando diversos públicos. Isto é, a atração precisa acontecer entre as duas partes, colaboradores e consumidores.
Todo esse conjunto de estratégias e ações cooperam para que sua marca apresente aos stakeholders um diferencial das marcas concorrentes, fortalecendo a sua presença em diversos canais de divulgação.
Afinal, não basta pensar apenas no contato com o consumidor e não se comunicar bem com os colaboradores, por exemplo. A comunicação precisa abranger todos os públicos.
Quando você não tem uma comunicação corporativa estratégica a sua empresa pode ter a imagem prejudicada dentro do mercado, e o que seria mais sério atingindo os colaboradores.
Deixar de investir em uma estratégia assertiva pode prejudicar a imagem da sua empresa perante o mercado externo e, ainda pior, em relação aos colaboradores.
Um plano de comunicação traz muitos benefícios para seu negócio, e quando você não tem essa ferramenta você fica privado de receber suas vantagens. Confira abaixo as 5 principais.
Essa comunicação valoriza todo o time, influenciando o engajamento pela forma de clareza que é passada pela empresa. Se comunicar diretamente muda o cenário do ambiente e traz maiores resultados.
Ter valores estabelecidos e passados de forma clara e objetiva aumenta o engajamento da sua campanha e atrai colaboradores. Lembre-se: uma cultura organizacional estruturada alinha o seu time.
Passar autoridade na comunicação mostra que você sabe o que você está falando, e quando se tem autoridade sobre o assunto transmite-se confiança e credibilidade para sua marca promovendo a satisfação entre seus cooperadores, alcançando suas metas e aumentando a fidelização de clientes.
A comunicação corporativa causa um destaque no segmento da sua empresa, sabemos que nos dias atuais a concorrência está cada vez mais acirrada, e o desejo para ocupar o melhor lugar acaba sendo o foco das marcas, e, para isso é preciso ter um bom posicionamento dentro do mercado.
A comunicação corporativa atinge todos as partes interessadas, transmitindo sua mensagem com autoridade e de forma assertiva. Ou seja, uma empresa transparente e que atua com clareza entre todas as partes envolvidas sempre será vista de forma diferente.
As redes sociais e a crescente popularidade de aplicativos de mensagens instantâneas, assim como de avaliações de produtos ou serviços, fez surgir uma imensa gama de canais em que as pessoas interagem com as marcas e emitem suas opiniões e sentimentos. Outra tendência relacionada aos desafios da comunicação corporativa tem sido o desenvolvimento de aplicativos que impactam diretamente o próprio funcionário. Exemplo disso é o app Kaizala, da Microsoft, lançado em meados de 2018. O aplicativo se caracteriza por ser um serviço de chat voltado para as empresas, cujos colaboradores necessitam de um canal seguro para se comunicarem.
Com vantagens como oferecer suporte para até um milhão de integrantes em um único grupo e ser integrado às ferramentas do pacote Office 365, o Kaizala ainda permite que o colaborador crie questionários, treinamentos, agendamento de compromissos e compartilhamento de localização.
Tal cenário reflete a importância de as corporações olharem, cada vez com mais carinho, para a comunicação. Seja para atender necessidades dos próprios colaboradores ou do público externo. Os desafios da comunicação corporativa constam de manter-se sempre atualizado com as inovações tecnológicas e para decidir qual o canal mais efetivo para que as mensagens sejam transmitidas. Trata-se de um exercício diário de aprendizado e de constante mudança, mas que é essencial para o sucesso de qualquer organização.