No Brasil, uma agência de conteúdo opera nos mais variados segmentos de mercado. Ela existe em proporção tão ampla quanto as diversas verticais da indústria. Além de integrar o ramo que está retomando seu crescimento. Responsável por produzir informação, este trabalho tem participação fundamental na estratégia de comunicação de empresas, grupos, instituições, entre outros.
As tarefas que remam ao cumprimento das entregas estabelecem um panorama complexo. Afinal, entender o cliente; mapear o público-alvo e as personas; e definir pautas, periodicidade, calendário e mé todo de publicação, é uma demanda que requer boa capacidade organizacional de uma agência de conteúdo.
Somado a isso, é necessário ter uma equipe qualificada e criativa para entregar conteúdo valioso e relevante. Além disso, o monitoramento e relatório de resultados não devem ser esquecidos. Quando há uma administração sobre tudo isso, a agência de conteúdo obtém um diferencial que pode ser decisivo para fechar contrato. Veja outros aspectos que apontam para este equilíbrio.
A sua empresa, ou até mesmo a sua campanha de marketing de conteúdo está em um momento que precisa de um impulso no mercado, porém você não tem pessoas qualificadas para desenvolver esse trabalho?
Qual a melhor decisão a se tomar diante dessa realidade? Ter um gasto enorme contratando novos profissionais? Decide fazer você mesmo sabendo que não vai conseguir dar conta e coloca a imagem da sua empresa em risco ou busca ajuda em uma agência de conteúdos com profissionais especializados que podem te ajudar a resolver seu problema?
A melhor decisão será sempre aquela que resolve o problema e não aquela que vai causar mais danos, por isso que você precisa saber quando é hora de investir na terceirização de conteúdos.
Imagina quanto você precisa desembolsar para montar uma equipe de marketing especializada na criação de conteúdos? Vamos colocar por baixo entre 8 a 10 mil é um gasto bem significativo para sua empresa. Você também tem a opção de fazer por conta própria, certo? Mas não é só fazer, criar um bom conteúdo exige tempo, e um bom planejamento de marketing seguido de ações acertadas para que ele funcione.
Meditar, estudar, formar ideias, criar, colocar em prática e medir cada estratégia elaborada. Nossa, quanta coisa não é? Agora pense em fazer esse monte de coisas sozinho quanto tempo você vai gastar?
Por esses motivos que as agências de conteúdo se tornam grandes aliadas para seu negócio, evita que você fique sobrecarregado e corra o risco de deixar um trabalho sem conclusão.
Agora você pode ter uma aliada na criação de excelentes conteúdos e um bom plano de estratégia para alavancar sua marca, sem falar no custo benefício que isso vai gerar para sua empresa, afinal economia é sempre bem vista!
Agora que você chegou até aqui, você deve estar se perguntando como escolher uma agência de criação de conteúdo de credibilidade e confiança? Aqui vão umas dicas!
Primeiro passo é avaliar sua empresa e analisar quais são os objetivos a serem alcançados pelo time de marketing. Junto com seu time, crie um plano de estratégias que vai levá-los a alcançar as metas e objetivos da empresa.
Avalie sua equipe e veja quais são as atividades que eles podem realizar e quais você precisa terceirizar. Saber as necessidades da sua empresa junto a sua equipe te auxilia na escolha acertada de um serviço terceirizado.
Realize reuniões com sua equipe de acordo com as demandas e as necessidades da sua empresa, avalie em quais situações a sua equipe não tem muita experiência.
De acordo com os seus objetivos e os resultados que você espera vai te direcionar na busca da melhor empresa aquela que vai oferecer o serviços de acordo com suas necessidades, isso inclui desde o contrato (tempo do trabalho) até a execução do plano. Com essas informações específicas agora você pode sair em busca de uma agência.
Faça pesquisas, busque sempre boas referências, verifique o portfólio da agência em questão, seus cases de sucesso e o mais importante depoimentos de outros clientes.
Caso não consiga essas informações das mídias digitais, faça contato com a empresa e peça materiais de referências sobre o trabalho que ela oferece.
A análise deve ser feita de acordo com cada segmento, ou seja, se a sua empresa é do ramo automobilístico você vai realizar sua avaliação através de empresas que atuam no mesmo ramo, é muito importante que você investigue a relação da agência com essas empresas.
Analise o tamanho das empresas que a agência atende e o lugar que ela ocupa no mercado, uma agência que atende todas as necessidades do cliente é uma agência que tem uma ampla experiência, autoridade sobre o serviço oferecido e muita organização, no geral ela compete com o tamanho da empresa.
A formação em jornalismo permite que este profissional escreva sobre qualquer tipo de assunto. No entanto, alguns temas podem exigir tanto conhecimento que seja necessário alguém especializado, familiarizado e atualizado com o enfoque. Se este for o caso do seu negócio, uma boa dica é procurar uma agência de conteúdo direcionada ao seu segmento de atuação.
Além disso, é importante considerar quem você está contratando. Isso envolve o tamanho da agência, quais clientes ela atende ou atendeu, quais resultados são ou foram entregues, cases de sucesso relacionados, entre outros. Com isso em mãos, é possível calibrar expectativa e realidade. E, claro, se o assunto tratado pelo seu negócio for mais “genérico”, talvez não seja tão importante buscar apenas por uma agência de conteúdo especializada — embora seja recomendado que ela tenha experiência e respaldo para cuidar das suas necessidades.
A agência de conteúdo pode se responsabilizar por diversos tipos de materiais. Com o boom do content marketing, a primeira coisa que vem em mente são textos de blog com técnicas de SEO. Mas é bom ressaltar que o escopo de trabalho desse serviço ainda envolve os newsletters, os comunicados institucionais, as diversas publicações internas e externas, e-books, white papers, cases, entre outros.
Ainda falando do atual contexto de comunicação, outra coisa a se considerar é que temos múltiplos canais para disseminar informações. Com isso, é fundamental que as diferentes táticas de conteúdo estejam alinhadas entre si e com outros serviços de relações públicas, como assessoria de imprensa, organização de eventos etc. Essa é a estratégia que chamamos de comunicação integrada, principal diferencial aqui na VIANEWS.
Se for o caso, veja neste artigo como escolher uma agência de relações públicas.
Embora a comunicação integrada venha ganhando cada vez mais sentido no Brasil, ainda não faz parte da necessidade de todas as contratantes. Por isso, se procura por uma agência de conteúdo, responda antes à pergunta: o que você precisa?
É garantir newsletters de qualidade e sem atraso? São blog posts para geração de leads? É importante conhecer suas demandas e oportunidades para harmonizar investimento e resultado. Por fim, sempre desconfie de uma agência de conteúdo que promete tudo por um preço mais baixo, e de propostas mirabolantes com aquele valor final aquém da realidade do seu negócio.