Um país tropical, não só bonito, como movido pela natureza. Afinal, quando o assunto é energia limpa e uso de fontes renováveis para geração de eletricidade, o Brasil é referência mundial, com uma importante participação da geração hidrelétrica na sua matriz elétrica, seguida por outras fontes limpas, como a energia solar.
Dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) estimam que o parque gerador brasileiro da fonte solar fotovoltaica deva crescer 10 gigawatts (GW) em 2023, ou 42,4% ante a potência solar estimada para o fechamento de 2022, alcançando mais de 34 GW.
Ainda segundo estimativas da ABSOLAR, em 2023, a fonte renovável deverá gerar mais de 300 mil novos empregos, e os novos investimentos no setor poderão ultrapassar 50 bilhões de reais.
Diante desse cenário animador, o crescimento do interesse público sobre o tema também apresenta grandes oportunidades de avanço, seguindo na mesma curva de expansão.
Segundo levantamento feito pela Vianews, de 2019 para cá, a cobertura da mídia sobre energia solar cresceu 144%.
De acordo com a pesquisa, o número de menções sobre o assunto, identificadas em mídias impressas e digitais, saltou de 32.075 em 2019 para 78.293 em 2022.
Realizada por meio de uma ferramenta digital de monitoramento de marcas, a análise feita pela Vianews levou em conta as publicações identificadas entre 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022, que continham “energia solar” no título, no corpo da matéria e/ou link building.
A análise apontou ainda quatro estratégias de comunicação utilizadas pelas empresas do setor para atrair o interesse público, fortalecendo suas respectivas marcas e impulsionando a reputação.
São elas:
Com o retorno em definitivo dos eventos presenciais em 2023, o que não faltam no calendário do setor de energia solar são feiras, congressos, workshops, roadshows, fóruns e demais ocasiões para aproximar as empresas do ramo de seu público-alvo, gerando oportunidades para aumentar a visibilidade das marcas e prospectar novos negócios.
Entre alguns dos próximos eventos previstos para o setor estão:
Intersolar South America – 29 a 31 de agosto
Congresso Ecoenergy – 20 a 22 de setembro
Intersolar Summit Brasil Nordeste - 10 a 11 de abril de 2024
X Congresso Brasileiro de Energia Solar – 21 a 31 de maio de 2024
O trabalho de Relações Públicas consiste, em resumo, em traçar um plano de comunicação alinhado aos objetivos de negócio de uma empresa e acompanhar sua execução, por meio de ações, campanhas, metas, indicadores e métricas tanto quantitativas quanto qualitativas.
Uma das estratégias de RP que podem ajudar empresas de energia solar é desenvolver um trabalho proativo e de relacionamento com a mídia, influenciadores, formadores de opinião, clientes, fornecedores e demais stakeholders.
Desta forma, o objetivo seria propagar histórias relevantes com informações, dados, novidades e iniciativas que contribuam para criar e fortalecer vínculos, primando sempre pelo fortalecimento dos negócios por meio de uma boa reputação.
A apresentação de casos reais de sucesso, que mostrem iniciativas e resultados de ações desenvolvidas com parceiros e/ou clientes, também vêm ganhando popularidade entre as possibilidades de divulgar as ações desenvolvidas pelo mercado de energia solar no Brasil.
Em geral, os modelos de cases mais comuns no mercado seguem cinco tópicos padrões: cenário, desafio, solução, resultados e conclusão.
E os formatos para a narração desta história podem – e devem! – ser vários: releases, artigos, vídeos, depoimentos, entrevistas e podcasts com os envolvidos no projeto são alguns exemplos.
Por si só, investir em energia renováveis, como a solar, já é uma das práticas previstas dentro da agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança).
Por isso, promover e divulgar iniciativas sobre os benefícios gerados pela energia solar é uma ótima forma de fomentar investimentos no setor, incentivar ações de outras empresas nesse sentido e firmar novas parcerias, apoios e compromissos que gerem não só bons negócios, como práticas sustentáveis em prol da sociedade e do planeta.
Há inúmeras outras ações que podem ajudar a alavancar a reputação das empresas de energia solar e a impulsionar sua marca para alcançar novos públicos, como uma forte presença nas redes sociais e estratégias de Inbound Marketing para manter um relacionamento ativo com clientes e prospects.
Outra tática muito eficiente são as campanhas de mídia paga para aumentar o tráfego em seu site e conquistar novos leads (e futuros clientes).
Todas essas estratégias devem estar dentro de um bom plano de comunicação e marketing, para que as metas de sua empresa sejam alcançadas e garantam ótimos resultados ao longo do ano.
E quando se pensa em estratégias de Comunicação Integrada e Marketing Digital, se pensa em Vianews. Temos certeza de que nosso time pode ajudar sua marca a conquistar mais espaço no mercado de energia solar. Vamos conversar?