Blog

[:pb]A importância de Relações Públicas para TI na divulgação de uma empresa[:en]The relevance of Public Relations for IT companies[:]

Assessoria de Imprensa para TI

[:pb]

A assessoria de imprensa tem um papel fundamental nas atividades de comunicação de uma empresa que quer conquistar um espaço espontâneo na mídia por meio de um bom relacionamento com os jornalistas. Recentemente, falamos aqui em nosso blog sobre o por quê investir em assessoria de imprensa. Agora, queremos segmentar o tema e mostrar como o investimento em assessoria de imprensa para TI pode ajudar uma companhia de tecnologia a crescer e aumentar visibilidade no mercado. Além disso, explicaremos o porquê foi criado esse serviço nas agências, prestado por profissionais com ampla experiência no setor.

Em algumas áreas como a de Tecnologia da Informação, o trabalho de assessoria de imprensa é muito exigente. Isso porque possui muitos desafios, seja pelo tema do assunto ou pela falta de mídias para enviar as sugestões de pauta. O recente fechamento de várias redações e a demissão de muitos jornalistas estimularam essa dificuldade. Isso fez com que as agências tivessem que pensar “fora da caixa” para gerar resultados aos clientes.

Conteúdos de qualidade

Os temas precisam ser bem esclarecidos, pois na área de TI muitos deles são técnicos e só conseguem ser entendidos por especialistas da área. Por isso, é necessária uma explicação bem elaborada e escrita por alguém que pesquisa, vasculha, ouve os porta-vozes e cria conteúdo com credibilidade. É importante que a assessoria de imprensa esteja sempre próxima ao cliente, se preocupando na atualização das novidades e informações, com dedicação no entendimento dos negócios da companhia.

A função de um assessor de imprensa para TI não é apenas escrever um texto para divulgação à imprensa. É imprescindível que ele conheça os veículos e jornalistas para saber qual o melhor tema a ser trabalhado, de acordo com cada perfil. No caso de uma empresa de tecnologia, para atrair as mídias de comunicação, é importante que os temas abordem aspectos de interesse e de relevância. Assim, os assuntos mais técnicos e específicos ganham uma abordagem mais interessante.

Para definir o melhor caminho, também é importante uma visão completa das necessidades da empresa. Essa perspectiva tem como finalidade estabelecer um bom planejamento, sugerindo temas, entrevistas e artigos adequados tanto ao formato de cada meio de comunicação, quanto ao tipo de assunto que determinada mídia considera relevante para o público.

Mídia especializada

Com uma assessoria de imprensa para TI, é possível obter melhores resultados e manter uma relação saudável com os jornalistas em geral. Apesar dos clientes quererem sua marca em grandes publicações, a mídia especializada em TI é ideal para quem quer se destacar em seu setor e atingir um público específico, geralmente buyer persona (comprador potencial).

Trabalhar com a mídia especializada para TI é uma chance de posicionar a marca e o porta-voz da empresa como especialista em um determinado assunto. Dessa forma, as oportunidades de inserção são maiores e há mais espaço dedicado a um mesmo assunto, seja entrevista, artigo ou reportagem.

Além da mídia especializada

É comum que a divulgação fique limitada a veículos e publicações especializadas. Por isso, é muito importante que a assessoria de imprensa amplie a comunicação da empresa de tecnologia para além dessas mídias. A fim de ganhar espaço em jornais, revistas e programas de TV com grande circulação nacional. É fundamental que a marca tenha uma grande visibilidade no mercado de TI. Entretanto, atingir um público mais amplo e ser conhecida e respeitada por mais pessoas é um grande passo para o crescimento do seu negócio.

Para que isso aconteça, é preciso que termos técnicos sejam bem explicados para o público que não entende do mercado. É papel do assessor de imprensa saber oferecer as pautas mais relevantes para o veículo certo. Isso faz com que as soluções e a inovação desenvolvidas pela companhia atinjam seus potenciais clientes. Dessa forma, possibilita à marca conquistar autoridade no mercado.

Este processo evolui ao longo do tempo, com o resultado dos relacionamentos e interações estabelecidas pelo assessor de imprensa junto ao cliente. De forma que transmita os benefícios e inovações dos produtos e serviços em uma linguagem clara para o público externo.

Esse é o papel da assessoria de imprensa para TI, ser uma extensão de seu cliente. Em outras palavras, um facilitador de oportunidades para associar a empresa de tecnologia e suas soluções inovadoras com assuntos que interessam aos veículos de comunicação e às pessoas como um todo. E, principalmente, estar totalmente inserida nos acontecimentos da empresa para que ela passe a mensagem certa e ganhe cada vez mais visibilidade no mercado que atua.

E a sua empresa? Já tem um serviço de assessoria de imprensa para TI? Podemos ajudá-lo com essa demanda, entre em contato conosco.[:en]The Press Relations has a fundamental role in the communication activities of a company that wants to conquer a spontaneous space in the media through a good relationship with the journalists. We recently spoke here on our blog about why investing in press services. Now we would like to segment the topic and show how investing in PR for the IT segment can help a tech company to grow and increase its visibility in the market. Also, we’ll explain why this service was created in the agencies, provided by professionals with ample experience in the sector.

In some areas such as Information Technology, the PR work is very demanding. Main motivation is the fact that this sector has many challenges, either by the subject matter or by the lack of media covering the specific topic. The recent closure of several newsrooms who have gone out of business and the resignation of many journalists grew the difficulty. This has led the agencies to think “out of the box” in order to deliver better results to their clients.

Quality content

The topics need to be well clarified, since in the IT area many of them are too technical and can only be understood by experts in the field. Therefore, a well-written and elaborated explanation is a “must-do” by someone who surveys, listens to the spokespeople and produces the content with credibility. It’s important that the PR office is always close to the client, bothering constantly for updates, news and information, with dedication in comprehending the company’s business. In VIANEWS, we truly see ourselves as a client extension.

The role of a PR professional for an IT company is not simply writing down a text and distributing it as a press release. It is extremely important that he/she knows the media outlets and journalists to know the best theme to be worked and how to pitch it, according to each profile. In the case of a tech company, to attract the communication media, it’s important the topics address aspects of interest and relevance. Thus, more technical and specific subjects have a much more interesting approach.

To define the best way to work with a specific content, a complete view of the company’s needs is also important. This perspective aims to stablish a good planning, suggesting topics, interviews, byline articles and case stories, suitable to each media outlet and to each particular public that is going to consider it relevant.

Specialized Media

With a PR agency for IT, you can achieve better results and maintain a healthy relationship with journalists in general. Despite the fact that clients mainly want their brands appearing in large publications, IT media are ideal for anyone who wants to excel in their industry and reach a specific audience, usually a buyer person (potential buyer).

Working with specialized media for IT is a chance to position the brand and the company’s spokespeople as specialists on particular matters. This way there are greater opportunities for spontaneous insertion and there is more space dedicated to the same subject, be it an interview, an article or a complete reporting/ breaking news.

Beyond the specialized media

It is common that the disclosure is limited to specialized media outlets. Therefore, it is very important that the PR work extends the communication of the tech company beyond these media. In order to gain space in mainstream media, such as daily papers, magazines and TV channel networks with large national circulation, it is essential that the brand builds a high profile in the IT market. However, reaching a wider audience and being known and respected by more people is a big step in growing your business.

For this to happen, technical terms need to be well explained to the public who are not very familiar with this market. It’s the role of a PR professional to know how to offer the most relevant guidelines for the proper media outlet. This makes possible the solutions and innovation developed by the company to reach out its potential customers. It’s very likely to enable the brand to obtain a larger market authority.

This process evolves throughout the time as a result of the relationships and interactions stablished between the PR agency and its client. In a way that conveys the benefits and innovations of the products and services in a clear language to the external public.

This is definitely the role of the PR professionals for an IT company – being an extension of your client. In other words, an opportunity facilitator to associate the tech company and its innovative solutions with topics that interest the media and people as a whole. And mainly, to be completely included in the events of the company so it shared the right message, the correct keywords and gain more and more visibility in the market that acts.

What about your company? Do you already have a PR agency? We can help you with this demand. Please, feel free to contact us.[:]