Realizamos o projeto de Relações Públicas para a VTEX, que reforça o investimento da empresa no setor de e-commerce, com a realização do maior evento de inovação digital América Latina, o VTEX DAY.
A companhia conseguiu ampliar a percepção de valor sobre as suas iniciativas para promover inovação, conhecimento e capacitação profissional no segmento.
Paralelamente, a VTEX também ampliou sua exposição em veículos de negócios e grande imprensa, como parte da estratégia para fortalecer o posicionamento da marca e atingir o público corporativo.
Sobre a VTEX
A VTEX é uma multinacional brasileira que desenvolve tecnologia para digital commerce. A plataforma de comércio criada pela companhia unifica as experiências do consumidor em todos os canais, por meio de uma solução enterprise abrangente.
Com uma infraestrutura cloud autoescalável e um poderoso conjunto de ferramentas, a plataforma acelera a transformação digital do varejo no Brasil e no mundo.
Em 2018, a VTEX foi nomeada como uma das principais fornecedoras no IDC MarketScape e ranqueada no Quadrante Mágico do Gartner para comércio digital. No seu portfólio de clientes estão Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Pizza Hut, Nestlé e mais de 2,5 mil lojas online em 28 países.
Caso de Sucesso: relacionamento com a imprensa no VTEX Day 2019
Objetivos
Desenvolver uma campanha de relações públicas no Brasil na América Latina com os seguintes objetivos:
Estratégia
Para executar o projeto, a VIANEWS optou por uma estratégia de sucesso, composta por três pilares:
Planejamento
Produzir e executar um planejamento com ações pré, durante e pós evento, englobando a empresa e os expositores.
Relacionamento com a mídia
Elaboração de conteúdos direcionados às publicações especializadas e mídias de negócios.
Constância e ritmo
Divulgações semanais para manter os temas relacionados ao evento na mídia.
Tática e Técnica
Para realização do projeto a agência utilizou-se das práticas de relacionamento com a imprensa:
Execução
A execução do projeto considerou que o VTEX DAY precisava estar presente na mídia com matérias relacionadas aos conteúdos do evento, não apenas em reportagens que focassem a presença do keynote Presidente Barack Obama. Para isso, criamos uma matriz de temas voltada aos subsegmentos que o evento abordaria, como mercado de moda, por exemplo.
Também criamos pautas personalizadas para cada veículo e para dar visibilidade aos principais porta-vozes da VTEX em mídias segmentadas e de negócios.
Com a proximidade do evento, o foco foi convidar os jornalistas para cobrirem o evento como um todo, não apenas a palestra do Presidente Barack Obama. Além de convidar para coletiva de imprensa, focada em temas institucionais da empresa. Também estruturamos um plano de relacionamento com influenciadores relevantes no mercado corporativo e uma press trip com jornalistas LATAM e de fora de São Paulo.
De acordo com as regras de segurança estabelecidas pela equipe de comunicação do Presidente Barack Obama, elaboramos uma dinâmica específica para receber os jornalistas no dia 30 de maio – envio de nome e mini briefing da mídia para aprovação prévia.
Com conteúdo como press releases, artigos e sugestões de pauta, contamos com grande volume de matérias pré-evento. A VTEX aumentou expressivamente sua presença nos principais veículos de negócios e do trade, comparando com os resultados do VTEX DAY 2018 – foram 495 matérias em 2019, 136% a mais do que na edição passada. Somente em em Tier 1, foram 161 publicações, 312% a mais.
Por meio de matérias veiculadas, é possível notar que os temas mais importantes para a companhia, como o investimento em inovação e capacitação, foram veiculados na mídia de maneira massiva, além do número de leitores impactados pelos conteúdos postados pelos influenciadores digitais.
Resultados

Destaques:
Sobre a VIANEWS Hotwire
A VIANEWS é uma agência de Relações Públicas e Marketing Digital, com experiência em projetos no Brasil e na América Latina desde a sua fundação, em 1985. Somos parceiros exclusivos para a América Latina da Hotwire Global, agência global de comunicação com sede em Londres.
Somos uma agência versátil, que acompanha empresas nacionais e multinacionais em seus principais desafios na criação, no desenvolvimento e no posicionamento de suas marcas.
Por meio de soluções criativas e de inovação contínua, entregamos resultados reais e mensuráveis a empresas B2B e marcas de consumo.
Quer conhecer melhor o trabalho da VIANEWS Hotwire? Deixe seus dados abaixo.
Comments are closed.