Com presença de Barack Obama, VIANEWS Hotwire lidera relacionamento com a imprensa no VTEX Day 2019

Realizamos o projeto de Relações Públicas para a VTEX, que reforça o investimento da empresa no setor de e-commerce, com a realização do maior evento de inovação digital América Latina, o VTEX DAY.

A companhia conseguiu ampliar a percepção de valor sobre as suas iniciativas para promover inovação, conhecimento e capacitação profissional no segmento.

Paralelamente, a VTEX também ampliou sua exposição em veículos de negócios e grande imprensa, como parte da estratégia para fortalecer o posicionamento da marca e atingir o público corporativo.

Sobre a VTEX

A VTEX é uma multinacional brasileira que desenvolve tecnologia para digital commerce. A plataforma de comércio criada pela companhia unifica as experiências do consumidor em todos os canais, por meio de uma solução enterprise abrangente.

Com uma infraestrutura cloud autoescalável e um poderoso conjunto de ferramentas, a plataforma acelera a transformação digital do varejo no Brasil e no mundo.

Em 2018, a VTEX foi nomeada como uma das principais fornecedoras no IDC MarketScape e ranqueada no Quadrante Mágico do Gartner para comércio digital. No seu portfólio de clientes estão Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Pizza Hut, Nestlé e mais de 2,5 mil lojas online em 28 países.

Caso de Sucesso: relacionamento com a imprensa no VTEX Day 2019

Objetivos

Desenvolver uma campanha de relações públicas no Brasil na América Latina com os seguintes objetivos:

Posicionar o VTEX DAY como um dos principais eventos de inovação digital da América Latina e 3° maior do mundo;
Posicionar a VTEX como a principal provedora de soluções multicanal e para transformação digital do mercado;
Disseminar a marca no mercado brasileiro e LATAM;
Posicionar a empresa como trendsetter e reference voice no mercado de inovação digital;
Divulgar a presença do Presidente Barack Obama como keynote;
Destacar a iniciativa de capacitar profissionais por meio de training sessions;
Reforçar o investimento da companhia em novas tecnologias e promoção de conhecimento.

Estratégia

Para executar o projeto, a VIANEWS optou por uma estratégia de sucesso, composta por três pilares:

Planejamento

Produzir e executar um planejamento com ações pré, durante e pós evento, englobando a empresa e os expositores.

Relacionamento com a mídia

Elaboração de conteúdos direcionados às publicações especializadas e mídias de negócios.

Constância e ritmo

Divulgações semanais para manter os temas relacionados ao evento na mídia.

Tática e Técnica

Para realização do projeto a agência utilizou-se das práticas de relacionamento com a imprensa:

Antecipação do atendimento aos interessados em acompanhar a palestra do presidente Barack Obama;
Desenvolvimento de instruções de segurança para palestra do presidente Barack Obama;
Divisão de tarefas por blocos de interesse e com profissionais responsáveis por cada área;
Press trip de jornalistas da América Latina e de fora de São Paulo para evento cobertura do evento;
Sugestões de pautas personalizadas para cada veículo, com os porta-vozes da VTEX;
Reuniões de alinhamento com o cliente e com os expositores;
Estabelecimento de uma equipe integrada, responsável por definições, estratégicas, gestão e execução das ações propostas e produção de conteúdo;
Produção de conteúdos focados de acordo com interesse de cada mídia;
Conteúdos– press releases, artigos e sugestões de pauta;
Desenvolvimento de um plano de ações com influenciadores.

Execução

A execução do projeto considerou que o VTEX DAY precisava estar presente na mídia com matérias relacionadas aos conteúdos do evento, não apenas em reportagens que focassem a presença do keynote Presidente Barack Obama. Para isso, criamos uma matriz de temas voltada aos subsegmentos que o evento abordaria, como mercado de moda, por exemplo.

Também criamos pautas personalizadas para cada veículo e para dar visibilidade aos principais porta-vozes da VTEX em mídias segmentadas e de negócios.

Com a proximidade do evento, o foco foi convidar os jornalistas para cobrirem o evento como um todo, não apenas a palestra do Presidente Barack Obama. Além de convidar para coletiva de imprensa, focada em temas institucionais da empresa. Também estruturamos um plano de relacionamento com influenciadores relevantes no mercado corporativo e uma press trip com jornalistas LATAM e de fora de São Paulo.

De acordo com as regras de segurança estabelecidas pela equipe de comunicação do Presidente Barack Obama, elaboramos uma dinâmica específica para receber os jornalistas no dia 30 de maio – envio de nome e mini briefing da mídia para aprovação prévia.

Com conteúdo como press releases, artigos e sugestões de pauta, contamos com grande volume de matérias pré-evento. A VTEX aumentou expressivamente sua presença nos principais veículos de negócios e do trade, comparando com os resultados do VTEX DAY 2018 – foram 495 matérias em 2019, 136% a mais do que na edição passada. Somente em em Tier 1, foram 161 publicações, 312% a mais.

Por meio de matérias veiculadas, é possível notar que os temas mais importantes para a companhia, como o investimento em inovação e capacitação, foram veiculados na mídia de maneira massiva, além do número de leitores impactados pelos conteúdos postados pelos influenciadores digitais.

Resultados

resultados vtex day
As publicações em veículos de tier 1 representaram 34,2% do volume total (161), 312% a mais do que foi registrado em 2018;
Em 37,5% das publicações, o foco foi a palestra Presidente Barack Obama e 62,5% tratavam apenas dos conteúdos do evento;
De março a junho de 2019, foram publicadas 485 matérias sobre o VTEX DAY, 136% a mais do que na edição passada;
Publicações nas principais mídias de negócios e especializadas do Brasil e América Latina: agência Reuters, TV Bandeirantes, TV Globonews, jornal O Estado de S. Paulo, jornal Valor Econômico, jornal Folha de S. Paulo, revista Veja, revista Época, G1, UOL, jornal La República, revista Forbes México, jornal La Nación, jornal Diario Financiero, entre outras;
Também foram contabilizadas 21 matérias nas principais emissoras brasileiras, como Band, BandNews, Globo News, Record News, Rede TV! e SBT.

Destaques:

Entrevista de Mariano Gomide, co-CEO, na Folha de S. Paulo sobre a atuação da empresa e setor de e-commerce;
Entrevista de Rafael Forte, Country Manager Brasil, no Diário de Pernambuco (principal mídia do Nordeste) sobre investimento da empresa na contração de talentos novos centros de desenvolvimento;
Entrevista de Alessandra Hypolito, head do VTEX DAY, na Jovem Pan AM, sobre transformação digital e os principais temas do evento;
Presença de 26 jornalistas na coletiva de imprensa focada em assuntos institucionais e 141 credenciados para cobrirem o evento
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Sobre a VIANEWS Hotwire

A VIANEWS é uma agência de Relações Públicas e Marketing Digital, com experiência em projetos no Brasil e na América Latina desde a sua fundação, em 1985. Somos parceiros exclusivos para a América Latina da Hotwire Global, agência global de comunicação com sede em Londres.

Somos uma agência versátil, que acompanha empresas nacionais e multinacionais em seus principais desafios na criação, no desenvolvimento e no posicionamento de suas marcas.

Por meio de soluções criativas e de inovação contínua, entregamos resultados reais e mensuráveis a empresas B2B e marcas de consumo.

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