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[:pb]Inbound PR: o que significa esse termo e por que é importante?[:en]Inbound PR: what does this term mean and why is it important?[:]

O que é Inbound PR

[:pb]A busca por um profissional que atue em várias frentes é uma realidade, e na área da comunicação isso não é diferente. Para acompanhar a evolução do mercado, um relações públicas precisa permear pelo marketing e o contrário também acontece. É dessa forma que surge o Inbound PR. Mas afinal, o que isso significa e por que é importante estar no planejamento da sua empresa?

Eu chego lá. Primeiro, quero ter certeza de que você sabe como surgiu o termo. Sim, ele vem da junção entre Inbound Marketing e Public Relations (Relações Públicas). Isso porque, a expressão traz o conteúdo com mensuração de seus resultados.

Por esse motivo, as ações do relações públicas devem ir além do relacionamento de jornalistas entre a empresa. Suas ações devem levar em consideração o que o público-alvo da empresa espera e alinhá-las com os executivos. Dessa forma, o Inbound PR considera as metas de venda com as de marketing e comunicação e contribui para os custos financeiros. Assim, a atividade do relações públicas tem como base sincronizar as áreas da empresa por meio da comunicação.

O que é Inbound Marketing?

Para ter certeza que estamos falando a mesma língua, acredito ser importante tratar aqui o que é Inbound Marketing. Mas se você já está familiarizado com o termo, fique a vontade para ir ao nosso próximo tópico.

Chamamos de Inbound Marketing a união de estratégias para mantermos os clientes e trazer novos. Entretanto, essa “propaganda” não interrompe um vídeo que a persona está assistindo, por exemplo. Pelo contrário, a persona chega até a empresa por meio de uma pesquisa no Google. Por isso, também é conhecido como Marketing de Atração.

Para que isso aconteça, os conteúdos do blog da sua empresa devem ser bem trabalhados. Utilizar corretamente as técnicas de SEO possibilita que em uma pesquisa sua empresa seja encontrada na primeira página ou no primeiro resultado. Você pode conhecer algumas técnicas de otimização no blog post “A importância do blog corporativo na geração de negócios“.

Estabelecer a persona que você quer (e deve) atingir é essencial. Assim, todos os conteúdos atingem de forma direta e conversam com a persona em qualquer posição do funil de vendas.

Como isso entra no Inbound PR?

Depois dessa introdução é fácil entender o porquê de um dos principais elementos do Inbound Marketing utilizado pelo Inbound PR é o marketing de conteúdo. Enquanto o Inbound Marketing foca em responder perguntas frequentes, o Inbound PR tem objetivo na contextualização da marca. Por isso, você deve ter em mente que não é só o seu cliente ou lead que está em busca da resposta que sua empresa pode fornecer. Jornalistas também devem ser seu alvo. Ter conteúdos que afirmam a expertise de executivos e colaboradores cria uma perspectiva de confiança em sua empresa.

Por esse motivo, a elaboração do press release deve levar em conta a mensagem institucional e a persona. Além disso, utilizar palavras-chaves nesses conteúdos, e não apenas em artigos, atrai leitores qualificados. Com essa técnica, ao publicar seu press release possibilita que jornalistas encontrem conteúdo de qualidade sem entrar em contato diário com eles.

Não estou dizendo para que sua equipe de comunicação tenha que deixar de lado a realização de follow up. Entretanto, com o número reduzido das redações é quase impossível que o jornalista consiga atender de forma efetiva todas as ligações recebidas e ler com atenção todos os textos enviados (no meio de tantos outros). Por isso, ter as informações que ele precisa no blog da sua empresa e ser encontrada no primeiro resultado do Google facilitará o contato com o porta-voz. Isso possibilita que ele seja reconhecido como especialista no segmento e lembrará da fonte para a próxima matéria. Afinal, o jornalista chegou até você pela pesquisa dele.

Além de jornalistas, seu conteúdo deve chamar a atenção de influenciadores. Afinal, essas personalidades possuem muitos seguidores que levam em consideração as opiniões deles. Isso traduz em grandes chances da marca ser vista de forma positiva por eles e, consequentemente, pelos seguidores.

O conceito de Inbound PR trouxe a exigência de criar conteúdos relacionados à marca que envolva várias plataformas.

Inbound PR: a “comunicação 360”

Devemos levar em consideração que as técnicas que descrevem a ação do Inbound Marketing são práticas realizadas pelo relações públicas. Entretanto, o que há de novo para a área é trazer resultados e soluções pensando primeiro na persona, além das métricas. Essa é a conexão entre a Relações Públicas e o Inbound Marketing, ter resultados que possam ser contados e fáceis de encontrar. Dessa maneira, a estratégia de imagem e vendas se fundamenta em dados.

É nesse momento que o marketing, a comunicação e a área de vendas utilizam ferramentas de Big Data. Com isso, é possível reconhecer de forma assertiva a sua persona e fazer conteúdos direcionados nos canais adequados (blog, rede social, jornal, entre outros).

A comunicação centralizada em um relações públicas e pensada na persona gera visibilidade, é repercutida por mais tempo e resulta em venda e boa reputação. Essa sincronia de metas que me referi, o relações públicas também é responsável por contribuir que a equipe de vendas feche clientes. Atraindo leads qualificados e os mantendo informados sobre a marca por meio de conteúdo e outras ferramentas.

Ficou interessado em ir além de Relações Públicas na estratégia de comunicação da sua empresa? Entre em contato conosco e divida suas necessidades.[:en]The search for a professional who works on several fronts is a reality, and in the communication area this isn’t different. To keep up with market developments, public relations needs to permeate marketing, and the opposite also happens. This is how Inbound PR emerges. But after all, what does it mean and why is it important to be part of your communication plan?

I’ll get to the point. Firstly, I want to make sure that you know how term came out. Yes, it comes from the junction between Inbound Marketing and Public Relations. This is because the expression brings content with measurement of its results.

For this reason, public relations actions must go beyond the relationship between journalists and the company. The actions should take into consideration what your company’s target audience expects and then align them with the executives. As such, Inbound PR considers sales goals and marketing and communication goals and, as a result, contributes to generate revenue. Thus, the public relations activity is based on synchronizing company areas through communication.

What is Inbound Marketing?

To be sure that we are on the same page, I believe it is important to address here what Inbound Marketing is. However, if you are already familiar with the term, feel free to go to the next topic.

We call Inbound Marketing the union of strategies to keep customers and bring in new ones. However, this “ad” doesn’t interrupt a video the persona is watching, for example. Instead, the persona comes to the company through a Google search.

For this to happen, your company’s blog content must be well crafted. Properly using SEO techniques enables your business to be found on the first page or first result in a search. You can learn about some optimization techniques in the blog post: “The importance of the corporate blog to generate business”.

Establishing the persona you want (and should) achieve is essential. Thus, all content reaches directly and talks to the persona from any position in the sales funnel.

How does this get into Inbound PR?

After this introduction it is easy to understand why one of the key elements of Inbound Marketing used by Inbound PR is content marketing. While Inbound Marketing focuses on answering frequently asked questions, Inbound PR aims to contextualize the brand. Therefore, you should keep in mind that it isn’t just your customer or lead who is looking for the answer your company can provide. Journalists should also be your target. Having content that affirms the expertise of executives and employees creates a perspective of trust in your company.

For this reason, the development of the press release must take into consideration the institutional message and the persona. Also, the use of keywords in the content, not just in the articles, attracts qualified readers. Using this technique, publishing your press release on the company website enables journalists to find quality content without daily contact with them.

I’m not saying that your communications team has to set aside follow-up with the media. However, with the small number of journalists in the newsrooms, it is almost impossible for they to be able to effectively answer all incoming calls and carefully read all articles sent (among many others). So, having the information they need on your company’s blog and being found in Google’s first page will make it easier for them to contact the spokesperson. This enables the company’s spokespeople to be recognized as segment experts and to be remembered as an information source for the next article. After all, the journalist came to you through the research he/she made.

In addition to journalists, your content should catch the attention of influencers. After all, these personalities have many followers who take their opinions into consideration. This means great chances for the company, product or service to be viewed positively by them and, consequently, by followers.

The concept of Inbound PR has brought the requirement to create brand related content that involves multiple platforms.

Inbound PR: the “360 communication”

We must take into consideration that the techniques that describe the action of Inbound Marketing are practices performed by public relations. However, what’s new for the area is to bring results and solutions thinking first about the persona, in addition to the metrics. This is the connection between Public Relations and Inbound Marketing, to have results that can be measured and easy to find. In this way, the image and sales strategy is based on data.

That’s when marketing, communication, and sales use Big Data tools. With this, you can assertively recognize your persona and make targeted content in the appropriate channels (blog, social network, newspaper, among others).

The communication, when centralized on a public relations and targeted at personas, generates visibility, gets repercussion throughout the time and results in sales and good reputation. In this synchronization of goals I mentioned, public relations is also responsible for helping the sales team to acquire new customers. Besides attracting qualified leads and keeping them informed about the brand through content and other tools.

Interested in going beyond Public Relations in your company’s communication strategy? Contact us and share your needs.[:]