Ferramenta de comunicação interna para engajar o colaborador

Quem nunca ouviu aquela famosa frase do Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”? Algo tão simples e rotineiro pode causar ruídos enormes, quando não realizado de maneira correta e transparente. Com as empresas não é diferente. Elas precisam comunicar-se com o mercado, mas também com seus colaboradores. Dessa forma, ferramenta de comunicação interna é essencial para manter o engajamento e um ambiente de trabalho saudável.

É importante que os CEOs e diretores percebam a diferença que uma boa política de comunicação interna gera na qualidade do trabalho desempenhado pela equipe. Há vários propósitos para os quais a comunicação interna faz a diferença, como por exemplo: orientar sobre novos negócios; informar sobre resultados alcançados, calendário de feriado e férias; celebração de aniversariantes do mês; esclarecimento de fatos relevantes aos negócios da empresa; informar sobre vagas abertas na própria empresa; anúncio de promoções, novos chefes e colaboradores.

Esses são alguns exemplos em que a equipe de comunicação ajuda a esclarecer dúvidas e se antecipar a fim de minimizar qualquer ruído, transmitindo uma informação única e precisa. Diante disso, algumas ferramentas de comunicação interna ajudam as equipes de comunicação a direcionar a mensagem da maneira mais eficiente possível.

 

Intranet

 

Ágil e prática, principalmente, aos colaboradores que acessam com frequência a internet durante o expediente. A intranet possibilita à empresa divulgar suas informações em um só ambiente, facilitando, assim, a comunicação com seus colaboradores. Esta ferramenta demanda investimento por parte da empresa em questões técnicas, assim como promover o hábito nos funcionários em acessar a intranet para buscar informações acerca empresa onde trabalha.

 

Mural

 

Trata-se de uma das ferramentas mais antigas, mas que sua versão física ainda pode ser muito útil. Especialmente, em companhias com espaços amplos por onde uma quantidade significativa de funcionários transitam. O mural tem a função de priorizar as notícias mais relevantes, como títulos chamativos a fim de atrair o olhar do funcionário enquanto o mesmo transita pelo local. Uma característica importante é que sua atualização deve ser frequente, pois informações obsoletas tiram a eficácia desta ferramenta.

 

TV Corporativa

 

Salas de espera, elevadores, corredores, refeitório e departamentos. Esses são potenciais áreas em que uma TV Corporativa pode ser instalada. Sua finalidade é, além de informar de uma forma dinâmica com novidades corporativas, promover interação dos colaboradores a partir de notícias diversas, como por exemplo, previsão do tempo, condições do trânsito, cotação do dólar e entretenimento. Um projeto que envolve tv corporativa deve considerar o tamanho da empresa e os ambientes mais frequentados para, então, impactar o maior número possível de funcionários.

 

Jornal ou Revista

 

Jornais ou revistas corporativas desempenham um papel importante enquanto ferramenta de comunicação interna: trazer credibilidade às notícias que envolvem a empresa. Por trazer uma abordagem jornalística, jornais e revistas agregam informações relevantes do mercado a um conteúdo corporativo, destacando os resultados e práticas adotadas. Além disso, essa ferramenta possibilita abordar conteúdos variados, seja um evento de confraternização, novo cliente e/ou projeto, artigos de opinião e outros. Importante levar em consideração a impressão desses jornais ou revistas para que os colaboradores possam receber, assim como sua disponibilização na intranet para uma leitura digital.

 

Manual do colaborador

 

Todo funcionário recém-contratado se integra à empresa com uma série de dúvidas. Muitas realizam reuniões de imersão com o novo colaborador, mas ainda assim algumas dúvidas persistem. Com o intuito de padronizar comportamento e criar uma política de boas práticas, uma ferramenta de comunicação interna bastante utilizada para isso é o manual do colaborador.

O propósito é orientar, especialmente, os novos funcionários sobre normas, benefícios, responsabilidades, valores e missão da empresa. Tal documento ajuda o colaborador a sanar dúvidas por conta própria e diminui sua insegurança nos primeiros dias.

 

Caixa de sugestões

 

Todo e qualquer gestor necessita de sugestões e ideias novas vindas de seus colaboradores para aprimorar seu trabalho e, consequentemente, da própria equipe. Porém, uma reunião de núcleo, por exemplo, pode intimidar o funcionário a propor novas práticas e iniciativas. Uma ferramenta que motiva os funcionários a serem mais colaborativos é a caixa de sugestões. Ela mantem o anonimato da sugestão e permite ao gestor filtrar aquelas que mais fazem sentido serem implementadas.

Promover a comunicação interna é uma inciativa necessária para toda empresa que deseja engajar seus colaboradores. Funcionários motivados e que veem transparência por parte dos gestores se tornam verdadeiros embaixadores da marca para além dos muros da companhia. Para atingir tal objetivo é preciso entender que não há apenas uma ferramenta de comunicação interna que impacte os funcionários, mas um conjunto delas. O segredo está na avaliação das necessidades e hábitos dos funcionários para, então, optar pelas ferramentas mais assertivas.

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