Vender por meio de eventos corporativos: como apostar nesta estratégia de marketing

Você sabia que os eventos corporativos como estratégia de marketing melhoram o relacionamento e o posicionamento de sua marca?

Algumas das grandes vantagens de investir nesses eventos são o reconhecimento e o fortalecimento que eles podem gerar para a sua empresa diante do mercado, a fim de aumentar as vendas e auxiliar no processo de fidelização de clientes, além, é claro, de ser uma excelente forma de sair da rotina.

A primeira dica para planejar um evento é definir o público-alvo e depois identificar o melhor formato, conhecendo cada modelo de eventos existente. Pois, cada um deles tem estilo e formatos distintos – cursos, workshops, encontros frequentes, streaming, feiras, entre outros -, o que podem, também, apresentar diferentes necessidades para cada tipo de empresa e cliente.

É importante reforçar que os eventos como parte do planejamento de marketing possibilitam grandes resultados a sua empresa. Com eles, é possível criar uma nova percepção de marca e fortalecer seu posicionamento diante dos concorrentes.

Tipos de eventos corporativos

Listamos aqui alguns formatos de eventos corporativos para que você possa conhecê-los melhor e usá-los em suas estratégias de marketing:

  • Cursos e workshops: servem para transmitir conteúdos relevantes da empresa. Mantendo a autoridade de seu produto/serviço. Enfatiza a troca de ideias e a demonstração e aplicação de técnicas e habilidades;
  • Feiras: permitem promover os produtos/serviços da empresa para tornar a marca conhecida e fechar importantes negócios;
  • Encontros de relacionamentos: são encontros privados entre pessoas de diferentes companhias. É uma forma de conectar os dois mundos em um ambiente descontraído para falar sobre seus negócios.
  • Eventos anuais: Exige maior produção e investimento, mas é ideal para cumprir qualquer objetivo, possibilitando bons relacionamentos e promoção dos produtos/serviços da empresa;
  • Outros eventos: são eventos menores com objetivos mais diretos e claros. Podem ser realizados com maior frequência e menor estrutura, como brunch. Criam uma relação ainda mais próxima com clientes e possíveis clientes, além de serem ótimos para feedbacks e insights.

Estratégia para garantir credibilidade

A presença de uma empresa em um evento, ou sua própria organização, demonstra o quanto a marca é importante e atuante em seu segmento. Se o objetivo da sua empresa é mudar a percepção da marca, a forma mais eficiente é fazer isso por meio de um evento corporativo, mostrando suas novidades e destacando os seus novos valores e objetivos.

É muito importante estabelecer confiança para o sucesso de uma marca. Algumas empresas ainda não se adequaram aos padrões do mercado moderno, mas não quer dizer que elas não são confiáveis. Existem muitas empresas que estão há anos no mercado, com uma reputação ruim, e continuam vendendo seus serviços.

Outro importante artifício para garantir a credibilidade da empresa é ter bons relacionamentos. Esta é a melhor forma de garantir uma boa estratégia de comunicação e realizar um evento corporativo. Temos que lembrar sempre que, apesar da modernização global, as empresas ainda são feitas de pessoas e, com isso, os negócios são feitos a partir do relacionamento entre elas. Os eventos corporativos são uma ótima oportunidades de conhecer pessoas, fazer networking e estreitar as relações com os clientes, parceiros e até colaboradores. Ao estreitar e fortalecer seu relacionamento, você cria novos negócios, constrói uma imagem positiva e reforça sua marca perante o mercado.

Ambientes descontraídos

É muito importante destacar que, hoje em dia, os eventos corporativos não precisam mais ser tão formais como eram antes. Afinal, para que os profissionais saiam da empresa em um dia de trabalho é indispensável que eles se divirtam. Por isso, ter uma atração em um ambiente mais descontraído, como: performances circenses, danças burlescas, experiência gastronômica, mágica para adultos e engajamento nas mídias sociais. Muitas pessoas podem não acreditar, mas faz muita diferença.

Entretanto, antes de escolher qual a melhor atração, é fundamental escolher o local apropriado. Dentre tantas opções, não é fácil encontrar o local ideal para realizar um bom evento corporativo. Muitas vezes as empresas não possuem um local próprio e também já não querem utilizar espaços muito caros e tradicionais, como hotéis, já que a ideia é buscar ambientes mais descontraídos, diferentes e, principalmente conectados com inovação.

Por isso, muitos coworkings estão deixando de ser apenas locais compartilhados de trabalho e estão se tornando cada vez mais uma opção para realização de eventos corporativos. As empresas precisam de lugares flexíveis e estes espaços oferecem muita praticidade, infraestrutura adequada e ao mesmo tempo uma ótima relação custo-benefício. Esta é uma das estratégias que faz com que o cliente possa ter uma experiência única no seu evento.

Para garantir o sucesso dos seus eventos, é essencial contar com uma equipe qualificada para execução de cada etapa. Dessa forma, você evita imprevistos desagradáveis e se certifica de que tudo ocorrerá conforme o planejado.

Estas são algumas das vantagens que influenciam diretamente bons resultados da sua empresa. Quer conhecer melhor o poder dos eventos corporativos para o marketing da sua marca? Fale com a gente e conheça nossos serviços!

Um comentário

  1. 29 de março de 2019 at 16:20 04Fri, 29 Mar 2019 16:20:21 +000021.

    Muito boa a matéria, estão de parabéns

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