Blog

Diferencial competitivo para a marca sobreviver no mercado

Desenho de 4 pessoas paradas com a cabeça em formato de lâmpada e roupa preto e branco, e mais um desenho de pessoa pulando com cabeça em formato de lâmpada acesa e roupa colorida

[:pb]Não há segredo: concorrência existe em todos os mercados. E o diferencial competitivo para sua marca se destacar é estar à frente de seus concorrentes.

Sabemos bem que esta não é uma tarefa fácil. Por isso, listamos abaixo cinco dicas simples para que sua empresa saia na frente.

1. Identifique e resolva as dores dos seus clientes

Faça perguntas diretas para entender o tipo de experiência que seus clientes procuram ou desejam ao usar seus produtos ou serviços.

Tenha em mente que o importante é fornecer soluções que suprem a necessidade dos clientes e não apenas oferecer aquilo que você acha necessário. Em outras palavras, entender e atender as necessidades do mercado é um diferencial competitivo.

2. Crie seu próprio nicho de mercado

Um mercado que já está lotado tem menos espaço para expansão. Por isso, é essencial oferecer algo exclusivo aos seus clientes para criar seu próprio nicho, minimizar a concorrência existente e sair na frente com um diferencial competitivo.

O storytelling é uma ótima maneira de criar seu próprio nicho. Isso porque, ao abordar histórias criativas em torno de seus produtos, você passa a se tornar parte do estilo de vida de seu cliente em potencial.  O importante é ter criatividade e encontrar no seu negócio detalhes que auxiliarão na promoção de histórias sobre sua marca nas mídias sociais.

Aliás, a especialização sempre leva a um negócio escalável e bem-sucedido. Quando se determina um nicho de mercado, as perspectivas de acerto e sucesso se tornam mais altas. Além disso, a taxa de retenção de clientes é boa. Comece a segmentar plataformas localmente relevantes nas quais seus clientes-alvo possam estar presentes e adote uma estratégia de marketing de nicho para eles. Este é outro diferencial do mercado que te ajudará a crescer.

3. Preço correto

A estratégia perfeita de preços gira em torno da psicologia do marketing. Antes de definir sua própria estratégia de preços, é essencial conhecer a concorrência. Você deve identificar quem está oferecendo o melhor valor. O preço que você definir deve ser padrão e deve ter uma vantagem competitiva.

Aqui, o diferencial de mercado está aliado a uma ótima estratégia de preços. Mas não pense que diminuir os preços dos produtos ou serviços existentes é a melhor forma de alcançar novos clientes. Todo mercado é dividido em três segmentos: classe baixa, média e alta. O primeiro passo é identificar a classe que você almeja. Depois de obter uma resposta para isso, será muito mais fácil definir um preço que seu público aceita pagar.

Portanto, não se esqueça que utilizar uma estratégia de preço é extremamente importante.

4. A inovação pode ser sua melhor amiga

Mudança sempre ocorre e é muito importante que você saiba inovar no seu negócio.

Um exemplo é a Urban Outfitters, loja de roupas nos Estados Unidos, que conseguiu criar uma poderosa força disruptiva ao contratar artistas em vez de empresários para gerenciar suas lojas. Os artistas tiveram total liberdade para moldar o interior das lojas e o resultado foi notável. Cada loja era única, enquanto os concorrentes pareciam iguais. Como resultado, a empresa conseguiu aumentar a receita em 500%.

Com toda essa inovação, empresas que outrora foram gigantes já não existem mais no mercado por não se interessarem pelo diferencial competitivo. Por isso, lembre-se sempre de que seus concorrentes estão inovando regularmente e novos participantes estão atrapalhando o mercado. Então, sua empresa deve inovar frequentemente e de uma maneira criativa.

5. Experiência do usuário

As pessoas adoram empresas que oferecem experiência única do usuário. Muitas vezes não é o preço e sim o atendimento que fideliza o consumidor e faz com que ele indique novos clientes.

Ao contrário do que muitas empresas têm feito por aí, acreditamos que um diferencial competitivo está na hora de contratar colaboradores que atendam o cliente com vontade e conheçam as soluções que a empresa oferece de forma ampla. Dessa forma, falam com os clientes e prospects com propriedade.

É imprescindível que seus colaboradores sejam sempre educados e respeitosos. Ter uma abordagem de solução de problemas e sempre pedir feedback do cliente também é muito importante. As empresas centradas no cliente contam com uma equipe confiável que aumenta o nível de satisfação pelos serviços prestados.

Portanto, é essencial definir sua marca e ficar à frente da concorrência em termos de qualidade, preço e atendimento ao cliente. Além disso, uma pesquisa de satisfação pode ser muito importante para entender o que seu cliente pensa sobre seu negócio, produtos e serviços.

Para manter seus funcionários interessados no negócio, muitas empresas apostam na comunicação interna. Desta forma, separamos aqui uma matéria do nosso blog sobre ferramenta de comunicação interna para engajar colaboradores. Se você ainda não leu, aproveite para se manter informado.

Esperamos que essas dicas sejam de grande valia para seu negócio e que sua empresa se destaque com um diferencial competitivo forte!