10 conteúdos sobre comunicação mais lidos do blog em 2019

Preparamos uma seleção dos conteúdos sobre comunicação mais lidos em nosso blog. Os temas vão de relacionamento com a mídia e influenciadores, dicas de conteúdo para comunicação de empresas a mensuração de resultados. Confira nossa lista com um pequeno resumo para instigar sua leitura.

Os artigos podem ser lidos na íntegra clicando no nome de cada conteúdo.

1. Mensure os resultados

Mensuração de resultados em comunicação: como fazer?, artigo mais lido de 2019 traz a análise dados como grande fator para o impacto na comunicação. E o motivo principal pela preocupação em medir resultados é a otimização.

Joseane Carmo explica neste artigo que a mensuração vai além da justificativa para investimentos. Com ela, é possível aprender o que funciona melhor para sua persona. Nossa colaboradora mostra quais são as melhores práticas para mensuração de resultados em comunicação. Entre eles está o “modelo PESO” e a fase de “Resultados e Insights”.

2. Comunicação acessível

Com um tema muito falado ultimamente, discorro sobre acessibilidade na comunicação. Isso porque, a inclusão de uma pessoa com deficiência vai além das barreiras físicas de uma construção.

Por lei, veículos de comunicação devem fazer com que suas notícias cheguem de forma unânime a todos. Por isso, eu trouxe no artigo Acessibilidade na comunicação: o alcance da notícia de forma unânime recursos e dicas facilitadores para a acessibilidade e inclusão. Por exemplo, você sabia que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem uma construção gramatical diferente da Língua Portuguesa? Por isso, há um avatar que traduz o conteúdo do site para Libras.

Confira no conteúdo, também, dicas para redes sociais inclusivas. Afinal, se o seu marketing não é acessível, uma boa parte da população não está sendo atingida.

3. Invista em uma comunicação interna

Você acredita que a maioria dos funcionários preferem uma boa comunicação do que espaço de lazer na empresa? Essa curiosidade você pode conferir no artigo: Comunicação interna empresarial: por que sua empresa deve investir na área?.

Um dos conteúdos sobre comunicação mais lidos comenta sobre a importância de uma comunicação interna. A principal vantagem para a implementação é uma maior produtividade do colaborador. Para ter uma ideia, uma empresa pode ter prejuízos de quase 80 milhões de dólares caso não tenha uma comunicação interna efetiva.

O quarto conteúdo de 2019 está mais do que relacionado a uma comunicação interna.

4. Realize uma pesquisa de clima organizacional

Ricardo Gonçalves mostra a importância de escutar seu colaborador. Um dos métodos para realizar essa atividade é a pesquisa de clima organizacional. Por isso, 0 artigo Pesquisa de clima organizacional: entenda seus colaboradores traz um passo a passo para desenvolvê-la em sua empresa. Além disso, apresenta dicas de como engajar os colaboradores para que se sintam mais motivados.

5. Relacionamento com a mídia

Além do relacionamento com os funcionários, o relacionamento com a mídia também foi um tema bastante acessado em nosso blog. Gabriel Marson enfatiza que conteúdo de qualidade e periodicidade são dois itens para que uma marca obtenha sucesso no relacionamento com a mídia.

Nosso colaborador traz, ainda, táticas que facilitam o trabalho junto à mídia no texto: Relacionamento com a mídia: melhores práticas para se adotar.

Também precisamos nos adequar aos influenciadores, além de uma comunicação adequada com funcionários e mídia.

6. Relacionamento com os influenciadores

Tema do sexto conteúdo mais acessado do blog da VIANEWS tem seu histórico no século XIX, apesar de ser recorrente e atual. O relacionamento com influenciadores no decorrer do tempo descreve o relacionamento das marcas com influenciadores.

Uma das primeiras personagem em uma publicidade foi Nancy Green em 1890. Se você não sabe quem é essa mulher, dê uma lida no conteúdo.

Se bem trabalhado, a mistura da marca ou produto com o influenciador é certa. Exemplo disso é Carlos Moreno, garoto-propaganda da Bombril por praticamente 40 anos. Atualmente, as marcar geralmente conectam-se mais a influenciadores de redes sociais. Gabriel Marson, que também escreveu este artigo, traz o exemplo da Fanta, que fez vários episódios com “YouTubers”.

7. Gerando leads com conteúdos para empresa

Interligando os conteúdos, um bom blog empresarial gera leads qualificados. Em Conteúdo para empresas B2B: como gerar leads ao seu negócio trago a importância de técnicas como SEO e inbound marketing. São com essas e outras táticas que sua persona é “atraída” até você em uma simples pesquisa no Google. Lembre ou descubra mais meios para conquistar o cliente B2B lendo o artigo.

8. Comunicação da marca com a Geração Alpha

Este conteúdo está relacionado a um relatório elaborado pela Hotwire, agência global na qual somos parceiros e representamos a América Latina. O artigo Geração Alpha: como as marcas se comunicarão com ela no futuro próximo? é um resumo do paper que você fazer o download gratuito pelo link: https://mailchi.mp/b3be13170ebd/gen_alpha.

O relatório propõe como a geração Alpha irá interagir com as marcas. Dessa forma, traz algumas tendências. Entre elas, a constante adaptação.

9. Viaje nessa ideia: press trip

Em mais um artigo elaborado por Gabriel Marson, Press trip: por que, como e quando fazer, afirma que a press trip é uma ferramenta para ampliar e fortalecer o relacionamento. Essa interação da marca com a imprensa e influenciadores não é um tema novo por aqui. Entretanto, a press trip é uma das possibilidades com esse público.

No conteúdo você identifica quais são aspectos que são necessários avaliar antes de realizar uma press trip. Além, claro, de dicas para construir uma agenda de atividades obrigatórias para imprensa e influenciadores. Veja também como a VIANEWS já realizou algumas press trips.

10. Engaje com a comunicação empresarial

Nosso último e não menos importante artigo em nossa lista de conteúdos de comunicação mais lidos de 2019. Comunicação empresarial: quais as tendências para engajar colaboradores e consumidores? une alguns artigos de nossa lista.

Relato neste conteúdo que tanto colaboradores quanto consumidores precisam estar engajados. Afinal, uma marca pode perder a representativa com um relato negativo tanto de um cliente quanto de um funcionário. Além de um bom atendimento com os dois públicos, é necessário uma excelente comunicação com eles. E quais ferramentas você deve usar em sua empresa? Respondo a essa pergunta o artigo.

Estes foram os conteúdos sobre comunicação mais acessados durante o ano passado. Confira todos os nossos conteúdos em nosso blog. Além disso, você pode conferir nossos outros papers na lateral direita com o download gratuito.

Agradecemos pela companhia em 2019! 2020 está só começando, fique atento aos nossos próximos conteúdos aqui no blog e nas redes sociais.

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