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[:pb]Como escolher uma agência de conteúdo[:en]How to choose a content agency[:]

Como escolher uma agência de conteúdo

[:pb]No Brasil, uma agência de conteúdo opera nos mais variados segmentos de mercado. Ela existe em proporção tão ampla quanto as diversas verticais da indústria. Além de integrar o ramo que está retomando seu crescimento. Responsável por produzir informação, este trabalho tem participação fundamental na estratégia de comunicação de empresas, grupos, instituições, entre outros.

As tarefas que remam ao cumprimento das entregas estabelecem um panorama complexo. Afinal, entender o cliente; mapear o público-alvo e as personas; e definir pautas, periodicidade, calendário e método de publicação, é uma demanda que requer boa capacidade organizacional de uma agência de conteúdo.

Somado a isso, é necessário ter uma equipe qualificada e criativa para entregar conteúdo valioso e relevante. Além disso, o monitoramento e relatório de resultados não devem ser esquecidos. Quando há uma administração sobre tudo isso, a agência de conteúdo obtém um diferencial que pode ser decisivo para fechar contrato. Veja outros aspectos que apontam para este equilíbrio.

Autoridade no assunto

A formação em jornalismo permite que este profissional escreva sobre qualquer tipo de assunto. No entanto, alguns temas podem exigir tanto conhecimento que seja necessário alguém especializado, familiarizado e atualizado com o enfoque. Se este for o caso do seu negócio, uma boa dica é procurar uma agência de conteúdo direcionada ao seu segmento de atuação.

Além disso, é importante considerar quem você está contratando. Isso envolve o tamanho da agência, quais clientes ela atende ou atendeu, quais resultados são ou foram entregues, cases de sucesso relacionados, entre outros. Com isso em mãos, é possível calibrar expectativa e realidade. E, claro, se o assunto tratado pelo seu negócio for mais “genérico”, talvez não seja tão importante buscar apenas por uma agência de conteúdo especializada — embora seja recomendado que ela tenha experiência e respaldo para cuidar das suas necessidades.

Comunicação integrada

A agência de conteúdo pode se responsabilizar por diversos tipos de materiais. Com o boom do content marketing, a primeira coisa que vem em mente são textos de blog com técnicas de SEO. Mas é bom ressaltar que o escopo de trabalho desse serviço ainda envolve os newsletters, os comunicados institucionais, as diversas publicações internas e externas, e-books, white papers, cases, entre outros.

Ainda falando do atual contexto de comunicação, outra coisa a se considerar é que temos múltiplos canais para disseminar informações. Com isso, é fundamental que as diferentes táticas de conteúdo estejam alinhadas entre si e com outros serviços de relações públicas, como assessoria de imprensa, organização de eventos etc. Essa é a estratégia que chamamos de comunicação integrada, principal diferencial aqui na VIANEWS.

Se for o caso, veja neste artigo como escolher uma agência de relações públicas.

Bom e velho escopo

Embora a comunicação integrada venha ganhando cada vez mais sentido no Brasil, ainda não faz parte da necessidade de todas as contratantes. Por isso, se procura por uma agência de conteúdo, responda antes à pergunta: o que você precisa?

É garantir newsletters de qualidade e sem atraso? São blog posts para geração de leads? É importante conhecer suas demandas e oportunidades para harmonizar investimento e resultado. Por fim, sempre desconfie de uma agência de conteúdo que promete tudo por um preço mais baixo, e de propostas mirabolantes com aquele valor final aquém da realidade do seu negócio.[:en]Here in Brazil, a content agency operates in the most varied market segments, for most of the industry’s verticals. In addition, it integrates the branch that is resuming its growth. Responsible for producing information, this activity has a main participation in the communication strategy of companies, groups, institutions, among others.

The tasks required to fulfill the service create a complex landscape. After all, understanding the customer; mapping the target audience; and defining agendas, content calendars and method of publication, not including the writing process, is a demand that requires good organizational capability from a content agency.

Additionally, you need a skilled and creative team to deliver valuable and relevant content. And, of course, monitoring and reporting results should not be overlooked. When there is an administration over all of this, the content agency gets a differential that can be decisive to seal new businesses. Find below other relevant aspects.

Authority in your matters

Being graduated in Journalism is probably going to allow this professional to write on any type of matter. However, some topics could require a larger knowledge that someone skilled, familiar and updated with the theme is needed. If this is the case of your business, a good tip is to look for a content agency who operates specifically in your business segment.

Also, it’s important to consider who you are hiring. This involves the size of the agency, its clients, which results are or have been already delivered, related success case stories. The list just goes on and on. With this information, it is possible to gauge expectation and reality. And of course, if the subject matter of your business is more “generic” or well-known across common people, it may not be as important to look only for a specialized content agency – although, it is highly recommended that it has experience and supports your needs.

Integrated Communication

The content agency may be responsible for various types of materials. With the content marketing boom, the first thing that pops in our minds are current blog posts updated with SEO techniques. But it’s worth mentioning that the scope of work (SOW) of this service still involves newsletters, corporate announcements, internal and external publications, e-books, white papers, cases, among others.

Still discussing the current communication’s context, you should also consider the existence of multiple channels to disseminate information. Thus, it’s essential that the different content tactics are in accordance with every other PR activities, such as press relations, event organization, etc. This strategy we name as Integrated Communication, one of the main differential here in VIANEWS.

If this is the case, see this article on how to choose a PR agency.

The good and old SOW

Although Integrated Communication is obtaining a more relevant meaning in Brazil, it is not yet part of every organization’s demands. So, if you are looking for a content agency, answer this quick question: what exactly is your need?

Is it guaranteeing quality newsletters to inform your internal team? Do you need to generate leads through your blog and social media? It is important to know your demands and opportunities to harmonize investment and results. Also, always be wary of a content agency who promises you everything for a lower price, as well as of daring proposals asking for fees totally beyond your reality and your budget.[:]