ZOOM 2020- 21

 “Conectando pessoas hoje e no futuro”

Finalista do Prêmio Jabotá 2021 – Certificado de excelência

A VIANEWS realizou um trabalho de Public Relations para o Zoom Video Communications, plataforma de comunicação unificada video-first.

Por causa da pandemia da covid-19, o Zoom passou a ter uma exposição global na mídia. Para controlar essa media exposure e gerenciar a marca na América Latina, o Zoom contou com o time de especialistas da VIANEWS.

Um dos pilares de nossa estratégia foi o relacionamento com jornalistas e influencers, para gerar espaço qualificado para os porta-vozes da empresa. Também fizemos trabalho específico para posicionar o Zoom como empresa pioneira da nova tendência do mercado: o futuro híbrido.

Entre nossos resultados mais expressivos destacamos as matérias em importantes veículos como Valor Econômico, Folha de S.  Paulo, O Estado de S. Paulo, Istoé Dinheiro, Época Negócios, Exame, G1, Você S/A, Forbes e Clarín.

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Principais objetivos de nosso planejamento

Nosso plano de PR foi dividido em duas fases. O primeiro momento foi de abril a julho de 2020 e teve como principais objetivos:

  • Gerenciamento de marca;
  • Controle da exposição da marca ZOOM assegurando que as informações e as mensagens corretas fossem veiculadas;
  • Apresentação da empresa e das diversas soluções ZOOM para a imprensa e o público da América Latina;
  • Posicionamento da marca na América Latina, apresentando os compromissos da empresa quanto à privacidade e segurança dos usuários;
  • Construção de espaço para os porta-vozes do Zoom na imprensa da América Latina.

Na 2ª fase de nosso projeto, os focos foram o Brasil e o México, os dois maiores mercados do Zoom na América Latina. Definimos os seguintes objetivos:

  • Manutenção do controle da exposição midiática do Zoom;
  • Geração de brand awareness para o Zoom, com o objetivo de consolidar a empresa como fornecedora de uma das principais plataformas de comunicação disponíveis no mercado;
  • Apresentação do Zoom como empresa pioneira do Futuro Híbrido;
  • Posicionamento a empresa como UCaaS (Comunicação Unificada como Serviço).

Estratégias VIANEWS utilizadas

No primeiro momento, nossas estratégias foram as seguintes:

  • Media training de executivos globais e regionais;
  • Identificação de características culturais, políticas e econômicas da América Latina para criar planos assertivos de comunicação;
  • Desenvolvimento de estratégias para relacionamento com jornalistas, editores e influencers, garantindo espaço qualificado para os porta-vozes do Zoom;
  • Assets de comunicação já existentes, como anúncios globais da empresa e conteúdos de blog, para garantir visibilidade à marca.


Na segunda fase de nosso planejamento de PR, adotamos as seguintes estratégias:

  • Introdução da tendência do Futuro Híbrido, pautando a imprensa brasileira e mexicana com um assunto de extrema relevância social;
  • Posicionamento do Zoom como UcaaS (Comunicação Unificada como Serviço);
  • Promoção das demais soluções Zoom como o Zoom Phone, Zoom Rooms, Zoom Events, Zoom Apps.

Táticas e técnicas desenvolvidas

Conheça algumas das técnicas de comunicação que desenvolvemos neste projeto!

  • Sugestões frequentes de pautas sobre temas de grande interesse público, como segurança, privacidade e futuro híbrido;
  • Press conference com os porta-vozes regionais;
  • Apresentação dos executivos regionais para a imprensa;
  • Artigos assinados pelos executivos, tratando dos temas de interesse do Zoom de forma leve e interessante;
  • Inclusão de temas relevantes para o Zoom nas narrativas dos porta-vozes em eventos para os quais foram convidados a palestrar;
  • Press Conference virtual para jornalistas do Brasil e México, para lançamento do Zoom Phone;
  • Desenvolvimento de “cases studies”.

Principais resultados obtidos

Na primeira fase de nosso projeto, de abril a julho de 2020, obtivemos os seguintes resultados:

  • 25 entrevistas;
  • Média mensal de 148 clippings, com um total de 592 clippings gerados proativamente com o trabalho de PR;
  • Artigos na mídia Tier 1 mais proeminente na região, a Tecnologia e Negócios;
  • Capa de uma das mais relevantes revistas de negócios do Brasil, a Istoé Dinheiro;
  • Entrevista artigos no Diario Financiero, do Chile;
  • Cobertura no Clarín, Argentina;


Na 2ª fase de nosso projeto, continuamos obtendo excelentes resultados. Confira!

  • 1027 clippings gerados proativamente com o trabalho de PR no Brasil e México;
  • Publicações no Valor Econômico, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Istoé Dinheiro, Época Negócios, Exame, G1, Você S/A, Forbes;
  • 43% dos resultados no Tier 1 tecnologia;
  • 26 entrevistas;
  • 16 jornalistas do Brasil e México presentes na Press Conference sobre Zoom Phone;
  • No México, resultados no jornal Milenio, El Universal, El Financiero, CNN en español, Excelsior, Economia Hoy, EL CEO, CIO, Merca.2.0 entre muitos outros.

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