Associação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviço de Telecom Competitivas - TelComp

Medalha de Bronze no Prêmio Lusófonos

Categoria: Eficácia em Campanhas de Relações Públicas

A VIANEWS realizou um planejamento de PR para a TelComp que representa mais de 70 empresas de telecomunicação de todo o Brasil.

A Associação vivia um momento delicado com a venda da Oi Móvel, que era uma importante parceira das operadoras virtuais associadas à TelComp.

Mas a imprensa nacional dava pouca cobertura ao negócio. Dessa forma, o time de PR da VIANEWS planejou ações estratégicas para ampliar o debate público e ajudar a sociedade a conhecer os efeitos adversos da negociação.

A equipe VIANEWS organizou um workshop sobre o tema e conseguiu gerar pautas para a TelComp em veículos da Agência Estado e do Grupo Globo.

Ampliando a visibilidade da marca, ajudamos ainda a construir a reputação da TelComp como fonte especialista sobre telecomunicações no país.

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Principais Objetivos no plano de comunicação:

  • Colocar e manter o tema da venda da Oi Móvel em destaque em veículos de relevância da imprensa brasileira;

  • Ampliar o debate público sobre a venda da Oi, ajudando a sociedade a conhecer os efeitos adversos da negociação;

  • Reforçar a posição da Associação a respeito da venda da Oi;

  • Atuando diante de governos e de órgãos reguladores na defesa de suas associadas, era necessário reiterar a reputação da TelComp como protagonista no setor de telecomunicações.

Estratégias VIANEWS utilizadas

Ao longo de nosso trabalho com a TelComp, buscamos elaborar um plano estratégico de ações com vistas a dar o destaque e relevância à Associação nos debates sobre as telecomunicações no país e, especialmente, sobre a venda da Oi.

Confira algumas de nossas estratégias:

  • Organização de workshop para jornalistas da grande imprensa e de veículos especializados, aprofundando o debate sobre a venda da Oi Móvel;
  • Divulgação dos aspectos mais específicos da negociação da Oi Móvel, ressaltando efeitos negativos para os consumidores e para empresários do setor;
  • Convite a jornalistas especializados de áreas como de Economia, Tecnologia, Telecomunicações e Direito para mostrar como a negociação da Oi impactaria vários setores;
  • Apresentação de números relativos às operadoras competitivas, como quantidade de dados processados, cidades e população atendida, indicando a relevância do setor.

Táticas e técnicas desenvolvidas

Confira algumas de nossas iniciativas que garantiram o sucesso do nosso plano de PR:

  • Para organização do workshop, buscamos autoridades e referências do setor. Um de nossos convidados foi o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC);
  • Iniciamos contato com os principais jornalistas dos veículos de comunicação enviando um “save the date”;
  • Enviamos um convite eletrônico individual para cada jornalista, bem como um RSVP;
  • Ajudamos a preparar uma apresentação com dados elaborados pela TelComp, pelo IDEC e pela Neo, para embasar, com números, toda a argumentação que questionava o negócio.

 

Principais resultados obtidos

  • O Workshop foi realizado em 07 de julho de 2021 sendo que, dos 24 repórteres contactados, 18 participaram da live;
  • A partir do encontro, foram publicadas mais de 20 matérias em grandes veículos da Agência Estado, nO Globo, no Valor Econômico, no Teletime, no Tele.Síntese, no Mobile Time, no InforChannel, no TI Inside, no Digital Policy Law (LATAM), entre outros;
  • De julho a novembro, portanto, depois da realização do workshop, foram 118 inserções e 23.6 de média mensal;
  • Depois do workshop, o volume de matérias nas quais a TelComp estava presente superou 190;
  • Além de ser chamada para falar sobre a venda da Oi Móvel, a TelComp se tornou fonte para assuntos correlatos às telecomunicações, como o leilão do 5G no Brasil;
  • O trabalho de construção de reputação, iniciado com o workshop, segue colhendo resultados que incluem sites estrangeiros repercutindo declarações dos executivos da TelComp.

O que diz o nosso cliente:

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