Case Banco ABC Brasil
Lançamento da plataforma ABC Personal

O Banco ABC Brasil é uma instituição renomada e que, tradicionalmente, se caracteriza por oferecer crédito a empresas com faturamento anual a partir de R$ 100 milhões. No intuito de acompanhar a evolução digital do setor financeiro, o Banco ABC Brasil desenvolveu a plataforma ABC Personal, voltada para investimentos de Pessoas Físicas.
A instituição é cliente da VIANEWS Hotwire desde 2011 e o trabalho da agência foi garantir que o lançamento dessa plataforma atingisse diretamente os principais jornalistas e veículos de finanças/economia do país.

ESTRATÉGIA
Planejamento
Reunião de briefing para colher informações, definir expectativas e desenvolver o planejamento de ação para o lançamento da plataforma ABC Personal, considerando o melhor momento, formato do encontro, mensagens a serem endereçadas e possíveis riscos.
Conteúdo relevante
Desenvolvimento de conteúdos que apoiaram os jornalistas e os executivos da instituição de modo a passar a mensagem mais clara e correta. Foram desenvolvidos Press Release de lançamento da plataforma, Media Briefing com informações relevantes dos veículos e jornalistas presentes no evento de lançamento, Q&A com sugestões de respostas e Press Kit para os jornalistas presentes.
Relacionamento com a mídia
Com a definição de data, mensagem a ser transmitida e formato de evento – almoço com os principais jornalistas de finanças e economia do país -, a VIANEWS Hotwire deu início aos contatos com os jornalistas convidando-os ao evento e assegurando a presença dos principais veículos de comunicação do país.
Procedimentos – Melhores práticas
Orientação para materiais e formas de agir a serem adotados pelos executivos do Banco ABC Brasil, de maneira a garantir que as mensagens corretas fossem transmitidas.
MÉTRICAS
- Relatório de ações e resultados ao final da divulgação
- # Total jornalistas/veículos presentes no almoço de lançamento do ABC Personal
- # total de matérias publicadas na imprensa relacionadas ao ABC Personal
- # total de matérias publicadas em veículos target relacionadas ao ABC Brasil
- # total de conteúdos desenvolvidos durante o projeto
- # destaques obtidos nos veículos de comunicação
DESAFIO DO CLIENTE
O Banco ABC Brasil sempre primou e é reconhecido no mercado por sua credibilidade e expertise nos serviços e produtos oferecidos ao mercado brasileiro. O maior desafio da instituição era, portanto, confirmar esta mesma credibilidade e expertise no lançamento de uma plataforma digital, algo que o mercado financeiro se viu obrigado a adotar nos últimos anos em virtude das mudanças de comportamento do consumidor.


SOLUÇÃO PARA O DESAFIO E APPROACH
Diante desse desafio e do grande interesse da imprensa de negócios em tratar assuntos como a entrada de instituições financeiras no mundo digital, a solução encontrada pela agência foi promover um encontro no formato de almoço com os principais jornalistas de finanças e economia do país. Por se tratar de um encontro envolvendo poucas pessoas e entendedoras da atuação do Banco ABC Brasil e o segmento no qual está inserido, as mensagens acerca da plataforma ABC Personal e como a instituição planeja lidar com este novo projeto foram direcionadas de forma clara, sem ruído e atingindo o público certo para levar essas mensagens ao mercado.
RESULTADOS ALCANÇADOS
- Matérias de destaque em:
- Revista Istoé Dinheiro
- O Estado de São Paulo/ Agência Estado
- Valor Econômico
- Folha de São Paulo
- com
- Thomson Reuters
- Época Negócios
- DCI
- Agência Debtwire
- 85 resultados na imprensa
- 27 resultados em veículos target (31,7% do total)
- 6 jornalistas de veículos target presentes no almoço
- 4 conteúdos desenvolvidos
Entre em contato!
Quer saber mais sobre este caso de sucesso e nossa experiência em Marketing Digital e Comunicação? Deixe seus dados e vamos conversar!