Blog

[:pb]Agências de RP: o papel da relações públicas na conquista de objetivos de negócio[:en]PR agencies: the role of Public Relations in achieving business goals[:]

agências de rp

[:pb]Você programou tudo para sua empresa: o departamento comercial trabalha em conjunto com outras áreas da empresa e você tem uma logística bem estruturada e eficiente. Acontece que ainda assim você escuta sobre a necessidade de fazer branding, assessoria de imprensa, anúncios no Google. Áreas que talvez você não entenda muito, mas que estão associadas ao mundo das agências de RP e que podem trazer benefícios a sua empresa.

Se as atividades de relações públicas já eram importante no passado, na era digital de hoje, com todos se comunicando e conectados a informações online, ela pode ser considerada primordial. Mas, se você não sabe o que faz uma agência de RP, não se preocupe, a gente te conta!

Agências de RP: qual é o trabalho da área de relações públicas?

As agências de RP são responsáveis por cuidar e manter a reputação da sua empresa em todos meios de comunicação. Elas também devem  garantir que a sua mensagem chegue o seu público alvo: imprensa, consumidor, colaboradores, funcionários, parceiros, patrocinadores, etc. Uma comunicação feita e adaptada de forma a atender as características de cada público e canal pode trazer várias vantagens a sua empresa. Desde uma presença mais marcante até novos negócios.

Gerenciamento de Crise

Ninguém deseja pensar nisso, né? A atenção dada a todas as áreas da sua empresa é justamente para evitar essas situações. Mas essa é, também, uma função das agências de RP. Uma boa equipe de relações públicas é quela que, não só gerencia o momento crítico, mas prevê e prepara um plano de gestão caso esse aconteça. A ausência de uma boa gestão de crise pode impactar negativamente sua imagem e suas vendas, mas um bom gerenciamento de crise pode reverter a situação.

Gestão de mídias sociais 

Gerenciar a sua marca nas mídias sociais é mais do que cadastrar uma conta no Facebook. Isso porque cada rede tem uma linguagem própria e um público diferente. Além de criar o conteúdo específico para cada um dos canais em que sua empresa está presente, a agência de RP irá monitorar e acompanhar as menções à sua marca, evitando que um simples comentário possa se transformar em uma crise. E mais, as redes sociais abrem um canal de comunicação direto e público com o seu cliente. Por isso é indispensável tratar esses canais com atenção.

Eventos

Apesar das redes sociais ajudarem na comunicação com seu cliente, nada supera o contato pessoal. Um dos pontos importantes da estratégia de relações públicas é garantir que a empresa esteja presente nos eventos importantes para seu ramo. Neles você encontrará pessoalmente jornalistas, clientes, parceiros, e ainda dará uma conferida no que seus concorrentes estão produzindo. Se um evento for bem estruturado, poderá resultar em longas parcerias e aumentar o resultado de suas vendas. Além disso, será uma oportunidade para se destacar nas mídias sociais e na imprensa.

Entendeu o quanto as agências de RP podem fazer pela sua empresa? O investimento em relações públicas é o diferencial entre seus concorrentes e você. Além disso, elas ajudam sua empresa a construir uma relação mais direta com seus funcionários, com o mercado e com clientes.[:en]You have set all plans, strategies and goals for your company: the commercial department works in conjunction with other areas and you have well-structured and efficient logistics. Nonetheless, it turns out that you’re still hearing about the need for branding, press relations, Google Ads, etc. Areas you may not understand very much, but which are associated with the universe of PR agencies and that might bring benefits to your business.
If Public Relations activities were already important in the past, in the current digital age, with everyone communicating and connected to online information, it can be considered a paramount. But if you don’t know what a PR agency does, don’t worry, we’ll tell you!

PR agencies: what is the Public Relations day to day operations?
PR agencies are responsible for caring for and maintaining your company’s reputation in all media. They should also ensure that your proper message reaches your target audience: press, consumer, potential customers, employees, partners, sponsors, among others. The content is made and tailored to meet the characteristics of each audience and channel, in order to bring many advantages to your company. From a more outstanding presence to new business.

Crisis Management
Nobody wants to think about that, am I right? The attention you give to all business areas is precisely to avoid being spotted on any of these situations. But if, and I might say, a big if… If your company finds itself into a crisis, this is also a PR agency activity. A good PR team does not only manage the critical moment, but also conducts an official statement, foresees and prepares a management plan. The absence of a good crisis management can negatively impact your image and sales, while good crisis management can reverse the situation totally.

Social Media Management
Managing your brand on social media is more than registering a new Facebook account. This is because each network has its own language and a different audience. In addition to creating content specific to each of the channels your business is present in, the PR agency will monitor and track mentions of your brand and its competitors, preventing a simple comment from turning into a crisis. Furthermore, social media open a channel for direct and public communication with your customer. Therefore, it’s essential to treat these channels carefully, besides sharing content whenever possible.

Events
Although social media help the communications with your customer, nothing beats the personal contact. One of the important points of a PR strategy is to ensure that the company attends the most relevant events in the industry. In there, you’ll meet in person journalists, clients, partners, and even check out what your competitors are producing. If an event is well structured, it can result in long partnerships and increase the result of your sales. It will also be an opportunity to stand out in social media and in the press.
Do you comprehend now how much PR agencies can do for your business? Investing in PR could be the differential between your competitors and you. In addition, they help your company to build a more direct relationship with its employees, the market, and customers.[:]