Qual o momento para contratar uma Assessoria de Imprensa?

O briefing junto ao cliente é um dos primeiros passos para elaborar um plano de Assessoria de Imprensa. Buscar entender quais são os seus anseios e desejos. O maior problema é quando o cliente não tem a menor ideia do que deseja.

É então, que o assessor levanta algumas sugestões, para exemplificar quais são as rotinas de trabalho, além de buscar compreender a empresa, para saber o que pode ser notícia. Pois, por mais que o cliente pense o contrário, a divulgação realizada por uma Assessoria de Imprensa, seja interna ou externa, por meio de uma Agência, não é publicidade. Muito pelo contrário, a ideia é que a sua empresa ou produto possa se transformar em uma notícia de interesse para os jornalistas e ocupe o espaço editorial e não a seção de anúncios.

A interface entre a Assessoria e a empresa contratante é feita quase sempre pelo responsável do Marketing, o que costuma facilitar o trabalho de ambas as partes, já que são áreas relacionadas. Em algumas empresas também pode ser vinculada ao RH. O que quero dizer com isso, é que sem uma interface no ambiente corporativo, o Assessor de Imprensa fica meio que ‘órfão’. É necessária a sinergia entre os envolvidos, para que essa parceria possa trazer resultados. Ou se preferirem, ambos têm que atuar como uma dupla.

Um bom exemplo, para ter noção se a sua empresa precisa dos serviços de uma Assessoria de Imprensa, é dar uma olhada nos concorrentes, para verificar se eles já mantêm essa prática. Oferecer um bom produto ou serviço, garantir um bom atendimento são premissas básicas para se ter sucesso. Mas não podemos esquecer que o mercado está cada vez mais competitivo.

O setor de beleza é um segmento que cresce a cada ano no País, com uma infinidade de produtos e linhas de diversas marcas ou grifes (para os mais sofisticados), com público alvo em todas as classes sociais. Então, como se diferenciar? As empresas deste setor estão sempre oferecendo novidades para o consumidor. E é praticamente impossível que uma empresa desse ramo não conte com os serviços de uma Assessoria de Imprensa, para poder atender prontamente aos jornalistas.

Agora, independente do ramo da sua empresa perceba quais são as estratégias de comunicação adotadas pelas outras empresas, e procure adotar as práticas que estão dando certo no mercado.

Por: Rita Martins

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