comunicação

Speaking Opportunities: por que sua marca deve investir neste serviço?

  1. Por

  2. Vianews

  3. -

  4. 13/4/23

Ser autoridade em um assunto é muito valioso para as marcas nos dias de hoje, e falar em nome delas é tão importante quanto. Mas ao contrário do que imaginam, representar uma empresa em conferências não exige necessariamente o investimento de patrocínio se aplicada uma estratégia conhecida como speaking opportunities.

Aliás, há uma forte retomada global no setor de eventos corporativos, o que torna bastante interessante as empresas considerarem programas de speaking opportunities para seus representantes.

Um levantamento da American Express mostra que 65% dos profissionais ouvidos em todo o mundo relataram que os investimentos em eventos e encontros presenciais estão aumentando.

Portanto, aproveitar o aquecimento do setor e aplicar estratégias de speaking opportunities pode trazer grandes oportunidades de colocar sua empresa em evidência, apresentando o domínio que ela detém sobre um tema.

O que é Speaking Opportunities?

O programa de Speaking Opportunities é uma solução específica para ajudar empresas e seus executivos na construção de estratégias que tragam resultados relevantes para os negócios.

O objetivo do speaking opps é criar brand awareness a partir do conhecimento e expertise sobre determinado assunto que uma empresa domina, traduzidos nos discursos de seus executivos em eventos para um determinado público-alvo.

Por que investir em Speaking Opportunities?

Seja em uma mesa-redonda ou em uma conferência internacional, representar uma organização como um especialista no assunto é importante para construir credibilidade e fortalecer a imagem de uma marca.

Assim, o programa de Speaking Opps funciona como um gerador de negócios e networking para a marca, uma vez que abre oportunidades para que clientes em potencial, que façam parte da plateia (seja ela presencial ou online), abordem o speaker após o evento, se conectem via LinkedIn ou se comuniquem via e-mail.

Desta forma, a construção de autoridade de um programa de speaking opps pode proporcionar benefícios, como:

  • Geração de negócios;
  • Atração de clientes;
  • Ampliação do alcance da marca;
  • Favorecimento de maiores conversões;
  • Aumento na vantagem competitiva.

Vale ressaltar que speaking opps é também uma maneira de conseguir espaço gratuito junto à organização de eventos, a partir da entrega de conteúdo de alta qualidade para o público.

A experiência e notoriedade do palestrante, além do quão reconhecida a marca que ele representa é, também contam pontos na seleção.

Como funciona o programa de Speaking Opportunities?

A chave para se tornar uma referência em palestras é uma abordagem bem planejada para entender quando e onde as oportunidades estão.

Tornar-se um especialista é essencial, mas é preciso saber onde estão as pessoas que precisam ouvir o que sua marca tem a dizer, para que junto com as estratégias de vendas e marketing digital, a presença da empresa em eventos seja feita de forma consolidada e coerente.

Confira abaixo um exemplo de passo a passo do programa de Speaking Opportunities feito pelos especialistas da Vianews.

Programa Speaking Opportunities: passo a passo

  1. Briefing

Aqui são definidas informações importantes, como as verticais de interesse, público-alvo, temas, speakers etc.;

  1. Mapeamento de eventos Tier 1

Levantamento de eventos considerados de máxima relevância e importância para a empresa;

  1. Elaboração de um calendário

Após o levantamento feito anteriormente, é necessário identificar as datas de realização de cada evento para uma melhor organização tática das atividades;

  1. Aprovação dos eventos target

Feito o calendário, o próximo passo é aprovar com o cliente os eventos levantados;

  1. Verificação de histórico

Neste momento, é feita uma avaliação da participação do cliente junto aos eventos target. O objetivo é analisar as contribuições já realizadas e identificar oportunidades futuras de ação;

  1. Contato com a organização do evento

É feita uma aproximação junto aos organizadores para sugerir palestrantes nas atividades previstas do evento;

  1. Requisição de detalhes

O contato com a organização do evento é feito com o objetivo de solicitar detalhes da palestra para realizar um alinhamento final da dinâmica dela;

  1. Roteiro

Desenvolvimento de roteiro ou deck de apresentação para o palestrante;

  1. Ensaio

Suporte ao speaker em call de ensaio junto com organizador do evento;

  1. Briefing final

Documento detalhado ao palestrante contendo informações do evento, logística e cronograma da apresentação.

Na prática, se tornar uma autoridade em um determinado setor significa que o mercado passa a enxergar você como referência. Aliado às outras estratégias de Comunicação e Marketing Digital, as chances de ampliar seu espaço são grandes.

E aí, o que achou deste artigo? Precisa de orientação sobre como construir autoridade na hora de realizar suas palestras? Vem conhecer nossos serviços e falar com nosso time!

< VOLTAR

Para ler e compartilhar:

Via news