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Guia prático para campanhas de mídia paga

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  2. Vianews

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  4. 3/8/23

Já diz o ditado: quem não é visto, não é lembrado. Considerando a concorrência pelo espaço nas redes sociais e pelas primeiras posições nos buscadores de conteúdo, profissionais de marketing têm apostado cada vez mais nas técnicas de mídia paga para promover marcas.

Aliás, produzir conteúdos pagos tem sido uma das estratégias mais frequentes do Inbound Marketing para contornar o alcance limitado das postagens orgânicas, que apesar de também serem eficientes, demandam mais tempo para obter resultados.

A promoção de campanhas de mídia paga no Brasil é um mercado que movimenta grandes investimentos. Um estudo do Cenp-Meios divulgado pelo Portal UOL aponta que em 2022 a publicidade investiu R$ 21,2 bilhões. O Cenp é um conselho que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país.

De acordo com o levantamento, as ações digitais levaram 35,7% de todo o investimento, sendo Social e Display as duas categorias com maior injeção de recursos para peças de mídia paga.

Como é possível constatar, o setor Digital se estabeleceu como um meio adaptável e bastante confiável para impulsionar marcas por meio de ações de mídia paga, pois oferecem recursos que permitem acelerar resultados de maneira mensurável.

Assim, empresas que conseguirem combinar campanhas de performance com estratégias orgânicas terão grandes chances de aumentar a presença no mercado e conquistar sua audiência, a partir das orientações baseadas em dados e métricas realmente eficientes.

Afinal, o que são campanhas de mídia paga?

Campanhas de mídia paga são estratégias de Marketing Digital em que as empresas pagam pela exibição de anúncios em mecanismos de busca, redes sociais e aplicativos móveis para promover produtos, serviços ou marcas.

A finalidade é atingir seu público-alvo e alcançar objetivos específicos, que podem ser gerar tráfego, aumentar o reconhecimento da marca ou ainda impulsionar as vendas.

Ações de performance são altamente segmentadas e permitem às empresas escolher diversos tipos de peças possíveis de serem criadas, que incluem desde links patrocinados e banners até anúncios em redes sociais. No entanto, é preciso ter em mente três pontos básicos:

  1. Contar com personas bem definidas para entender as dores daquele público e mostrar as soluções ideais para eles;
  2. Dispor de uma diversidade de canais para sua mensagem chegar aonde sua audiência está;
  3. Reunir resultados mensuráveis para obter insights valiosos.


Se você sempre quis entender como as campanhas de mídia paga funcionam ou ainda o que é preciso fazer para criar uma, neste artigo você irá conferir um guia prático e completo para impulsionar a presença online da sua empresa e seus serviços.

Mídia paga: o guia prático

Criar campanhas de mídia paga pode ser desafiador, mas com um pouco de aprendizado e prática, é possível desenvolver campanhas muito eficazes.

Confira abaixo algumas etapas consideradas essenciais e que podem ajudar você a desenhar campanhas de performance para a sua empresa.

1. Planejamento de campanhas de mídia paga

É praticamente desnecessário dizer, mas o primeiro passo para construir estratégias de mídia paga é definir os objetivos da campanha. Afinal, sua empresa irá investir dinheiro para anunciar e qualquer passo mal feito pode custar caro.

Por isso, saiba exatamente o que você deseja atingir: aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, atrair tráfego para seu site ou ainda aumentar as vendas. Além disso, esse é o momento para definição de outros parâmetros muito importantes:

  • Identificar o público-alvo e segmentação;
  • Escolher as plataformas e canais adequados;
  • Estabelecer o orçamento;
  • Definir os KPI’s (métricas de desempenho).

Desta forma, ter metas claras ajudará a orientar suas estratégias de campanha e guiar sua equipe no monitoramento das ações.

2. Escolhendo a plataforma de mídia paga

Há diversas plataformas de mídia paga disponíveis, como a do Google, da Meta (que inclui redes como Facebook e Instagram), do LinkedIn, do Pinterest e do TikTok. Nesse momento, é importante analisar as características de cada uma e entender quais delas os públicos que você quer atingir usam.

Escolher as plataformas que são mais relevantes para a sua audiência colabora para que você siga no caminho certo para atingir os objetivos de campanha.

Confira e estude cuidadosamente os recursos e funcionalidades oferecidos. Avalie também os custos e benefícios de cada plataforma.

3. Criação de anúncios eficazes

Agora é o momento de definir a mensagem de acordo com o posicionamento da campanha que você e sua equipe definiram na etapa de planejamento.

Escrever anúncios pode parecer bastante trabalhoso, pois algumas plataformas restringem bastante o limite de caracteres. Dica: use mensagens curtas, diretas e que mostrem uma proposta de valor.

Anúncios visualmente atraentes são essenciais para comunicar claramente sua mensagem. Utilize imagens ou vídeos com elementos persuasivos para chamar a atenção do público.

Outra dica é testar com frequência maneiras de abordagem e de escrita para otimizar as peças de mídia paga. Faça testes A/B para avaliar quais formatos são mais interessantes para a audiência.

4. Segmentação e direcionamento da audiência

Saber quem são seus clientes, onde eles estão e o que eles desejam é a primeira ação para esta etapa.

Uma boa campanha de mídia paga passa por um planejamento de comunicação prévio bem organizado e estruturado. Mapear seus públicos utilizando dados demográficos, geográficos e comportamentais são importantes para segmentar a audiência.

Desta forma, será possível criar anúncios dirigidos para cada tipo de público e permitir à sua empresa nutrir e gerar leads qualificados. Lembre-se: personalização é a chave para que cada segmento da sua audiência seja atraído pela sua mensagem.

O uso de remarketing, ou seja, impactar mais de uma vez seus leads para incentivá-los a tomar uma ação, é outro recurso valioso para alcançar usuários interessados.

5. Gerenciamento e monitoramento das campanhas

Lembra que na primeira etapa deste guia nós falamos sobre a definição de KPI’s? Chegou a hora de usá-los!

Campanhas de performance não são atividades fixas, isto é, o trabalho não acaba quando os anúncios são publicados. É preciso monitorar e fazer a gestão do desempenho das ações.

Afinal, você investiu dinheiro da sua empresa e precisa ter certeza de que esse investimento está com a performance adequada e alinhada aos seus objetivos.

Para isso, é necessário acompanhar os resultados apresentados pelas métricas-chave de desempenho. Cada uma apresenta uma leitura e interpretação diferente, mas todas são capazes de orientar as decisões enquanto uma campanha está no ar.

Há diversas opções disponíveis e a escolha de cada uma delas vai depender do que você deseja atingir com suas campanhas de mídia. Conheça algumas:

  • CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques): mede a proporção de cliques recebidos em relação ao número de vezes que o anúncio foi exibido. Uma alta taxa de cliques indica que o anúncio está atraindo o interesse do público.
  • CPC (Cost Per Click ou Custo por Clique): valor médio pago por cada clique no anúncio. É calculado dividindo o valor total gasto pela quantidade de cliques recebidos.
  • Conversões: é a ação desejada e realizada pelo usuário após clicar no anúncio. Pode ser uma compra, visita ao site, preenchimento de formulários, inscrição em uma newsletter, entre outros. A taxa de conversão mostra a eficácia do anúncio em levar os usuários a realizarem a ação desejada.
  • CPA (Cost Per Acquisition ou Custo por Aquisição): ajuda a entender o custo médio de adquirir um cliente ou lead através do anúncio. É calculado dividindo o valor total gasto pela quantidade de conversões obtidas. 

Ao escolher os KPI’s mais adequados para seus objetivos, sua equipe poderá realizar ajustes e otimizações durante a campanha. A sugestão é utilizar ferramentas de análise e relatórios para obter insights, como o Google Analytics.

6. Análise de resultados

Nesta etapa é hora de avaliar o desempenho da campanha por meio dos mesmos KPI’s utilizados no monitoramento das suas campanhas de mídia, mas de forma consolidada.

É também o momento de identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento, de avaliar o que deu certo e o que deu errado nas ações e aprender com os insights fornecidos pelas métricas para tomar decisões mais assertivas sobre investimentos futuros.

Campanhas de mídia paga parecem difíceis de fazer aos olhos de quem está começando, além do grande número de elementos que precisam estar no radar de quem as organiza e do tempo necessário para se familiarizar com as métricas e os significados que elas estão mostrando em cada caso.

Mas com o tempo, um pouco de prática e seguindo essas estratégias aprendidas neste guia, você será capaz de realizar campanhas de performance. A Vianews tem expertise em criar campanhas de mídia paga que realmente convertem e que geram resultados em curto espaço de tempo.

Se a sua empresa precisa de orientações sobre como conduzir este tipo de campanha, venha conversar com nossos especialistas! E se você conhece alguém que adoraria saber mais sobre este assunto, compartilhe este artigo!

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