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Google Analytics 4: confira 5 novidades da próxima geração desta poderosa ferramenta de análise

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  2. Vianews

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  4. 23/3/23

Entenda quais são as novidades do Google Analytics, o GA4, e como você pode se preparar para a mudança da ferramenta

O Google Analytics é o serviço de análise de websites do próprio Google, que permite a análise do tráfego dos usuários em sites e aplicativos. A plataforma é gratuita e os dados coletados são organizados em relatórios que fornecem insights sobre o desempenho do website.

Estas informações podem ser usadas para identificar áreas de um website que mais atraem os visitantes e quais precisam ser melhoradas, bem como acompanhar o sucesso de campanhas de marketing e otimizar o conteúdo do website para um melhor envolvimento dos usuários.

Como todas as ferramentas do Google, desde o seu lançamento em 2006 o Google Analytics também passou por diversos aprimoramentos para oferecer melhores percepções e uma experiência mais amigável para o usuário. Em outubro de 2020, o gigante da tecnologia anunciou o lançamento do Google Analytics 4 (GA4), que é uma grande atualização da versão anterior, Universal Analytics.

Enquanto a Universal Analytics se concentrava em rastrear os visitantes do site e suas interações com as páginas da web, o GA4 visa fornecer uma visão mais abrangente do comportamento do cliente por meio de diferentes plataformas e dispositivos, incluindo sites, aplicativos móveis e até mesmo interações offline.

Então por que se preparar para esta grande mudança?

A partir de 1º de julho de 2023, o Universal Analytics vai parar de processar dados e, para continuar a medição do seu site, é necessário migrar as configurações originais da propriedade para uma do GA4.

Nesse artigo vamos explicar as cinco principais diferenças entre as duas plataformas e o que você precisa fazer para continuar mensurando os dados de visitantes do seu website.

1. Google Analytics 4: nova interface do usuário

Uma das mudanças mais significativas do GA4 em relação à versão anterior é sua interface, mais intuitiva e fácil de navegar, tornando a análise de dados mais rápida e eficiente. Ela apresenta um design mais limpo e moderno, com um menu de navegação principal na parte esquerda da tela que permite que os usuários acessem facilmente diferentes relatórios.

Além disso, a visualização das informações são mais claras e simples de entender, o que facilita a análise de dados.

2. Análise de aplicativos e sites no mesmo lugar

A análise de app no GA4 permite que os usuários analisem a jornada do consumidor de forma mais completa, contabilizando dados de eventos, como a abertura de aplicativos, visualização de tela e conversões.

Na versão antiga, os dados de visita no site e no app eram separados, o que duplicava acessos de usuários que utilizavam ambos os caminhos. Agora as empresas terão dados mais reais e poderão entender o comportamento dos usuários de aplicativos móveis e otimizar a experiência para uma melhor retenção e conversão.

3. Novo modelo de dados baseado em eventos

Esta novidade do GA4 coleta informações sobre ações específicas que um usuário realiza em um site ou aplicativo, como clicar em um botão, assistir a um vídeo ou preencher um formulário.

Cada evento é uma interação separada do usuário e pode ser registrado pelo Google Analytics com informações sobre a categoria do evento, a ação realizada e os rótulos opcionais adicionados pelo desenvolvedor. Isto permite que as empresas rastreiem as métricas que mais lhes interessam e tomem melhores decisões com base em dados.

4. Foco na privacidade do usuário

O Google Analytics 4 possui recursos adicionais de privacidade, como o controle do usuário sobre o compartilhamento de dados e o armazenamento em nuvem em vez de cookies.

A nova versão também fornece controle mais granular sobre a coleta e compartilhamento de dados, tornando mais fácil para as empresas cumprir as regulamentações de privacidade, como a LGPD.

5. Relatórios simplificados

Outra mudança notável é a possibilidade de personalizar o dashboard. Nessa versão é possível criar painéis personalizados com visualizações de dados relevantes para o seu negócio. A nova interface também permite que os usuários adicionem anotações a gráficos e relatórios para compartilhar informações relevantes com outras pessoas da equipe.

Além disso, a nova interface do GA4 oferece recursos avançados de análise, como a possibilidade de criar segmentos mais complexos e a capacidade de explorar dados em diferentes níveis de granularidade.

O que ocorrerá com os dados das atuais contas do GA Universal?

A última atualização do Google, realizada em fevereiro de 2023, informa que a partir de março serão criadas automaticamente propriedades no GA4, com base nas configurações do Universal Analytics.

A versão anterior irá coletar dados até 1º de julho de 2023. Após essa data, será possível consultar os dados processados anteriormente por pelo menos seis meses. O Google recomenda que os usuários exportem o histórico de relatórios mais importantes, uma vez que as informações contidas no Universal Analytics não migrarão para o GA4.

Neste artigo do Google você pode ainda consultar a lista completa de métricas, com o comparativo entre o Google Analytics Universal e o GA4.

Como vimos, a nova atualização da plataforma do Google traz mais possibilidades de personalização de análise de dados para o seu negócio, além de contar com excelentes instrumentos para oferecer maior segurança nas informações.

Outra grande novidade, e que promete ajudar empresas a alcançar seus objetivos de comunicação e marketing, são as novas ferramentas que facilitam o trabalho na gestão de campanhas, bem como oferecem dados mais reais no que se refere à jornada do consumidor.

Curtiu o conteúdo? Esperamos que este artigo possa ajudar você a impulsionar a gestão de marketing do seu negócio usando o Google Analytics 4.

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