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4 estratégias para fortalecer a reputação de empresas de energia solar

  1. Por

  2. Vianews

  3. -

  4. 23/6/23

O setor de energia solar tem crescido significativamente nos últimos anos no Brasil. Pela primeira vez, em 2022, o país entrou para o ranking global dos 10 maiores geradores de energia fotovoltaica. O cenário é otimista para as empresas do ramo, que agora encontram oportunidades de crescimento em meio a um mercado aquecido.

Por razões óbvias, o Brasil é um grande gerador de energia solar. E a evolução dos investimentos ao longo dos anos confirma isso: desde 2012, o país já soma mais de R$150 bilhões de recursos investidos de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Com isso, empresas que oferecem soluções para esse setor podem encontrar concorrência acirrada, mas também, boas chances de se destacar no mercado, desde, claro, que foquem suas atividades em estratégias de comunicação bem planejadas e na construção de uma sólida reputação.

Uma boa imagem contribui quando é preciso se aproximar de parceiros de negócio de forma natural, bem como ações comunicacionais, que ajudam a construir a autoridade necessária para gerar leads e ampliar o espaço no mercado.

Neste artigo, vamos explorar 4 estratégias eficazes que podem ajudar empresas do setor de energia solar a alavancar sua reputação e conquistar a confiança de seus clientes.

Energia solar: 4 estratégias para fortalecer a reputação de empresas

1. Defina uma proposta de valor clara

Atuar no segmento de energia solar B2B é diferente de vender para clientes finais, mas a ideia acaba sendo a mesma: ter uma proposta de valor bem definida facilita a conquista de parceiros de negócio.

É importante trabalhar os principais benefícios da sua marca, como a eficiência energética, a redução de custo ou aquele que tem potencial para agregar valor aos seus clientes.

Outro ponto interessante é fortalecer as questões de sustentabilidade. Práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) estão cada vez mais fortes no Brasil, o que torna a energia solar estratégica para investidores e empreendedores alcançarem suas metas de ESG em seus respectivos negócios.

2. Construa relacionamentos sólidos

Relacionamentos são essenciais para fechar negócios. Fornecer suporte técnico, estabelecer canais de comunicação eficientes com clientes e até mesmo visitas pessoais são exemplos de estratégias para criar ou manter a boa reputação.

Estar presente em eventos do setor, como a Intersolar South America, também é uma outra maneira para fortalecer as relações, pois oferecem uma oportunidade única para estar frente a frente com o público que você deseja atingir.

Por isso, é recomendável incluir eventos corporativos no orçamento de marketing e investir em ações de comunicação se quiser marcar presença nesses momentos para aumentar sua visibilidade e estabelecer contatos importantes.

3. Forneça informações relevantes

Como abordamos no início deste artigo, o mercado de energia solar tem um futuro promissor no Brasil. Portanto, fortalecer a reputação da sua empresa deve ser uma atividade realizada em várias frentes.

Ou seja, prospectar parceiros de negócios em eventos é importante, mas gerar conteúdo de valor também é uma maneira muito poderosa de criar autoridade no mercado. Materiais ricos como blogs, estudos de caso e whitepapers são excelentes para posicionar sua marca como uma referência confiável no setor.

Produzir conteúdos para mídia paga é outro recurso eficiente para trazer resultados positivos. Feito de maneira adequada, a compra de mídia traz diversos benefícios, como:

  • Gerar mais tráfego para seu site;
  • Segmentar a audiência;
  • Aumentar a visibilidade;
  • Alcançar resultados mais rápidos e;
  • Mensurar resultados.

Campanhas direcionadas para o setor de energia solar no LinkedIn ampliam o alcance da sua marca para estabelecer conexões aos tomadores de decisão, gerando leads qualificados e credibilidade.


4. Construa parcerias estratégicas

Parceiros são essenciais em qualquer negócio. E, dependendo da natureza dessas parcerias, as empresas podem ter à disposição um canal de vendas ou ainda reforçar a reputação da sua marca, promovendo novas relações com seus clientes.

Cooperação com universidades, por exemplo, associam sua empresa a uma organização que está em constante colaboração para a evolução do setor. Outro benefício das parcerias é a exposição a novos mercados, aumentando o alcance da sua marca a novos clientes que estejam em diferentes setores ou localidades.

Além disso, o contato com o meio acadêmico permite ficar de olho nos talentos que estarão no mercado futuramente e que podem se tornar um profissional valioso para a sua empresa.

Construir e manter uma reputação no mercado é um trabalho que exige dedicação contínua e que representa um fator-chave no sucesso dos negócios. Mesmo em momentos de crise, uma marca com autoridade e confiança alta no setor é capaz de reduzir bastante os impactos causados por algum evento negativo.

A sua marca precisa construir ou ampliar a reputação no setor de energia solar? A Vianews tem mais de 30 anos de experiência em projetos de Comunicação e Marketing Digital, com atendimento consultivo e personalizado.

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