A importância de Relações Públicas para TI na divulgação de uma empresa

A assessoria de imprensa tem um papel fundamental nas atividades de comunicação de uma empresa que quer conquistar um espaço espontâneo na mídia por meio de um bom relacionamento com os jornalistas. Recentemente, falamos aqui em nosso blog sobre o por quê investir em assessoria de imprensa. Agora, queremos segmentar o tema e mostrar como o investimento em assessoria de imprensa para TI pode ajudar uma companhia de tecnologia a crescer e aumentar visibilidade no mercado. Além disso, explicaremos o porquê foi criado esse serviço nas agências, prestado por profissionais com ampla experiência no setor.

Em algumas áreas como a de Tecnologia da Informação, o trabalho de assessoria de imprensa é muito exigente. Isso porque possui muitos desafios, seja pelo tema do assunto ou pela falta de mídias para enviar as sugestões de pauta. O recente fechamento de várias redações e a demissão de muitos jornalistas estimularam essa dificuldade. Isso fez com que as agências tivessem que pensar “fora da caixa” para gerar resultados aos clientes.

Conteúdos de qualidade

Os temas precisam ser bem esclarecidos, pois na área de TI muitos deles são técnicos e só conseguem ser entendidos por especialistas da área. Por isso, é necessária uma explicação bem elaborada e escrita por alguém que pesquisa, vasculha, ouve os porta-vozes e cria conteúdo com credibilidade. É importante que a assessoria de imprensa esteja sempre próxima ao cliente, se preocupando na atualização das novidades e informações, com dedicação no entendimento dos negócios da companhia.

A função de um assessor de imprensa para TI não é apenas escrever um texto para divulgação à imprensa. É imprescindível que ele conheça os veículos e jornalistas para saber qual o melhor tema a ser trabalhado, de acordo com cada perfil. No caso de uma empresa de tecnologia, para atrair as mídias de comunicação, é importante que os temas abordem aspectos de interesse e de relevância. Assim, os assuntos mais técnicos e específicos ganham uma abordagem mais interessante.

Para definir o melhor caminho, também é importante uma visão completa das necessidades da empresa. Essa perspectiva tem como finalidade estabelecer um bom planejamento, sugerindo temas, entrevistas e artigos adequados tanto ao formato de cada meio de comunicação, quanto ao tipo de assunto que determinada mídia considera relevante para o público.

Mídia especializada

Com uma assessoria de imprensa para TI, é possível obter melhores resultados e manter uma relação saudável com os jornalistas em geral. Apesar dos clientes quererem sua marca em grandes publicações, a mídia especializada em TI é ideal para quem quer se destacar em seu setor e atingir um público específico, geralmente buyer persona (comprador potencial).

Trabalhar com a mídia especializada para TI é uma chance de posicionar a marca e o porta-voz da empresa como especialista em um determinado assunto. Dessa forma, as oportunidades de inserção são maiores e há mais espaço dedicado a um mesmo assunto, seja entrevista, artigo ou reportagem.

Além da mídia especializada

É comum que a divulgação fique limitada a veículos e publicações especializadas. Por isso, é muito importante que a assessoria de imprensa amplie a comunicação da empresa de tecnologia para além dessas mídias. A fim de ganhar espaço em jornais, revistas e programas de TV com grande circulação nacional. É fundamental que a marca tenha uma grande visibilidade no mercado de TI. Entretanto, atingir um público mais amplo e ser conhecida e respeitada por mais pessoas é um grande passo para o crescimento do seu negócio.

Para que isso aconteça, é preciso que termos técnicos sejam bem explicados para o público que não entende do mercado. É papel do assessor de imprensa saber oferecer as pautas mais relevantes para o veículo certo. Isso faz com que as soluções e a inovação desenvolvidas pela companhia atinjam seus potenciais clientes. Dessa forma, possibilita à marca conquistar autoridade no mercado.

Este processo evolui ao longo do tempo, com o resultado dos relacionamentos e interações estabelecidas pelo assessor de imprensa junto ao cliente. De forma que transmita os benefícios e inovações dos produtos e serviços em uma linguagem clara para o público externo.

Esse é o papel da assessoria de imprensa para TI, ser uma extensão de seu cliente. Em outras palavras, um facilitador de oportunidades para associar a empresa de tecnologia e suas soluções inovadoras com assuntos que interessam aos veículos de comunicação e às pessoas como um todo. E, principalmente, estar totalmente inserida nos acontecimentos da empresa para que ela passe a mensagem certa e ganhe cada vez mais visibilidade no mercado que atua.

E a sua empresa? Já tem um serviço de assessoria de imprensa para TI? Podemos ajudá-lo com essa demanda, entre em contato conosco.

Deixe um comentário