Existem aqueles que defendem que a mídia tradicional está fadada à morte, mas os tomadores de decisão parecem ter uma opinião contrária. De acordo com estudo produzido pela Hotwire PR com mais de 1 mil profissionais de marketing e tomadores de decisão de grandes companhias nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Austrália e Nova Zelândia, 87% deles consideram que a mídia tradicional é tão importante quanto as mídias sociais no processo de tomada de decisão de compra – e, em particular, enfatizam seu valor quando começam a afunilar suas listas e negociar com fornecedores individuais.

A pesquisa constatou que 71% dos respondentes valorizam muito as matérias publicadas na mídia sobre os fornecedores que eles estão avaliando. Isso mostra claramente que as empresas devem continuar apostando em mídia conquistada (diferente da mídia paga, que se caracteriza por publieditoriais, comerciais de TV e rádio, anúncio em páginas de revistas, etc.), trabalho que é na maioria das vezes desenvolvido pelas assessorias de imprensa.

Mas, não basta apenas ter notícias sobre novas contratações, atualizações de produtos ou informações corporativas. Se a mídia conquistada tem o objetivo de trazer destaque à marca, é essencial que seja apoiada por depoimentos de terceiros. 50% dos tomadores de decisão gostariam de ver um comentário mais imparcial e independente sobre as empresas, para ajudá-los na decisão de compra.
Os analistas da indústria também exercem peso considerável como fonte confiável de opinião. Mais de 60% dos pesquisados do Reino Unido e EUA os enxergam como uma fonte primária de informação. A inclusão em relatórios de análise continuará sendo importante para as marcas, bem como contar com a presença de analistas em eventos.
Seja na forma de estudos de caso, menções em relatórios do setor ou informações relevantes e críveis de terceiros, o importante é que os tomadores de decisão consigam obter essa perspectiva externa.

Tudo isso fornece uma linha de ação às empresas que querem se destacar – identificar quem são seus potenciais defensores e trabalhar com eles para adicionar profundidade à sua estratégia de marketing. Uma vez que as empresas tenham garantido esses aliados, eles fornecerão suporte valioso em todos os seus canais de marketing – seja participando como palestrante convidado em um webinar ou em painéis de eventos, ou ainda citando a empresa em posts de seu blog.

A Hotwire PR é uma agência global de relações públicas e comunicação, da qual a VIANEWS é afiliada exclusiva na América Latina.

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