Media Training: o que é e quando investir ou contratar?

O Media Training está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Um dos fatores decisivos para o sucesso do seu negócio é a forma como você posiciona sua marca diante de seu público. O mundo vem mudando e o jornalismo também. Com isso, a maneira de conceder entrevistas precisa ser atraente.

Diante deste cenário, as agências de comunicação têm o objetivo de orientar seus clientes a construir um melhor relacionamento com a imprensa.  Identificar oportunidades de divulgação, criar pautas e, principalmente, trazer valor para as marcas.

Para garantir o sucesso das companhias, a partir dessas oportunidades, a melhor opção é investir em uma das mais eficientes ferramentas de comunicação, o Media Training.

Mas, o que é o Media Training?

O Media Training é um treinamento de porta-vozes de uma empresa. Tem como função aperfeiçoar seu relacionamento com a imprensa, seja na hora de entrevistas, encontros ou eventos. É uma oportunidade que a companhia tem para construir uma comunicação mais eficaz e fortalecer sua imagem perante a imprensa e a sociedade. Ele é prático e dinâmico, baseado em estudos de caso, informações técnicas, gerenciamento de crises e dinâmicas experienciais.

É indicado tanto para novos líderes quanto para executivos experientes. Por isso é necessário estarem sempre atualizados com a velocidade da comunicação e preparados para as diferentes mídias. Assim, é possível identificar o que há de mais recente nos veículos além das possibilidades de interação com o público.

O Media Training se divide em dois momentos. Na parte teórica são apresentados os conceitos básicos e as técnicas. Já na prática são simuladas diversas situações, nas quais o porta-voz se vê obrigado a aplicar o que aprendeu. São dadas dicas sobre como responder determinadas perguntas, até mesmo aquelas que devem ser evitadas. Muitas vezes são gravadas entrevistas com os participantes e imediatamente são apresentados os pontos de melhoria.

O objetivo deste treinamento de mídia é fazer com que o porta-voz não seja surpreendido em um possível contato com os jornalistas.

Para que serve?

O Media Training é extremamente importante para controlar as crises de uma empresa e para que elas não sejam geradas. Muitas crises começam por causa de declarações equivocadas à imprensa, ou pelo fato da empresa se negar a atender o jornalista. A mídia é reconhecida por exercer a função do quarto poder, ou seja, ela tem muita influência em relação à sociedade. Por esse motivo, é essencial que as empresas invistam neste mecanismo antes de divulgar qualquer informação ou falar com os jornalistas.

Podemos dizer que o Media Training é um caminho mais seguro. Qualquer minuto em televisões, rádios ou frases em publicações na mídia espontânea têm uma força poderosa. Mas, é preciso saber usar as oportunidades. Uma entrevista ruim, por exemplo, pode acabar com qualquer divulgação ou relacionamento. A primeira iniciativa é identificar o executivo que responderá em nome da empresa, seja em entrevistas rotineiras ou em momentos de crise. Também é importante que o executivo da empresa esteja sempre disposto a atender a mídia.

Quando investir?

Como estratégia, esse treinamento pode ser uma maneira da empresa ser referência nas entrevistas em relação ao mercado que atua, prestando informações qualificadas aos jornalistas. Assim, a companhia amplia sua credibilidade, consolida sua reputação e aumenta a visibilidade de seus negócios.

Outra vantagem é que os executivos treinados terão maior conhecimento sobre a dinâmica do jornalismo, desenvoltura e habilidade de articulação e comunicação com a mídia, relacionamento mais assertivo com o público, maior confiança diante de microfones e câmeras, habilidades de falar em público em qualquer situação, além de fortalecer sua imagem e, consequentemente, a imagem da empresa.

As entrevistas envolvem interesses. Na maioria das vezes, o jornalista quer uma informação sigilosa, ou até mesmo, um furo de reportagem. Dessa forma, é importante que o executivo tome muito cuidado com o que fala. É nessa hora que o porta-voz deve estar bem preparado, caso contrário, pode dar margem para problemas, como mostra a matéria no portal Empregos.com.br.

Por isso, as empresas que desejam ter sucesso em suas estratégias de comunicação e melhorar sua imagem perante o mercado devem considerar o Media Training uma necessidade primordial. As técnicas podem ser utilizadas em praticamente todas as situações profissionais e muitas de caráter pessoal.

Quer saber mais sobre como melhorar o relacionamento da sua empresa com a mídia? Entre em contato com  a gente: vianews.com.br.

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