As especificidades da comunicação e do Marketing Digital para TI

A decisão de realizar um investimento em uma solução de maior valor agregado na área de TI geralmente significa uma mudança drástica para as empresas. Esse tipo de decisão deve passar por diversos níveis, todos eles com seus próprios critérios e análises técnicas, que podem excluir ou aprovar as alternativas que respondem às necessidades detectadas. A área de Tecnologia da Informação nasceu com a inovação intrínseca. Por este motivo, organizações do segmento estão sempre ligadas nas ferramentas mais relevantes do mercado – ou ao menos, deveriam estar. O Marketing Digital para TI é praticamente uma obrigatoriedade do setor.

Com um planejamento eficiente na área, focado nas especificidades do segmento, as empresas conseguem traçar a estratégia mais adequada. Após a sua definição, podem traçar objetivos, ações táticas e estabelecer metas. Trabalhar na área exige pensar totalmente fora da caixa, muito além de técnicas de SEO, de automação de marketing ou investimentos em Google Ads. É preciso ser mais ousado. Mais personalizado. Os tempos atuais exigem que o Marketing Digital para TI seja totalmente direcionado às personas certas – assim como em outros segmentos.

Ações relevantes de Marketing Digital para TI

Há algo em comum entre as empresas: todas passam por desafios recorrentes nas operações de seu dia a dia. Por este motivo, divulgar conteúdo é uma excelente forma de ajudar seus clientes-alvo a combater suas dores. Divulgue materiais ricos, como e-books e white papers, auxiliando seus potenciais clientes e oferecendo insights, recomendações e soluções para eles. Este conteúdo não deve ficar parado em seu site, claro.

Com o intuito de captar cadastros, crie uma landing page e divulgue nos canais certos. Lembra do seu planejamento eficiente? É hora de colocá-lo em ação. Divulgue nas redes sociais mais utilizadas por suas personas. Não esqueça de propagar também os casos de sucesso de sua empresa. Faça barulho em cima de seus principais resultados e de suas conquistas! Ser orgulhoso não é ser arrogante. Os cases, aliás, podem vincular seu trabalho à outra importante área da comunicação.

MARKETING DIGITAL PARA B2B, ESPECIFICIDADES DE TI

A reputação da sua marca precederá o contato de vendas facilitando a abordagem

Segmentando a comunicação e o marketing digital para TI

Dentro da sua empresa, a comunicação deve ser um trabalho integrado entre Marketing e Relações Públicas. As iniciativas dessas áreas não devem ser propagadas apenas de forma externa, com publicações em veículos de comunicação, por exemplo, mas também internamente.

Cada um dos diferentes níveis de profissionais dentro da empresa tem suas próprias necessidades e busca um tipo de informação por meio de canais próprios para supri-las.

O valor agregado dentro da empresa

O uso de ferramentas de endomarketing permite trabalhar de forma efetiva com a motivação e a valorização do trabalho realizado pelos colaboradores, e ao mesmo tempo melhora a imagem da marca junto a clientes e comunidade. Para isso há muito tempo foram desenvolvidas estratégias que superaram, e muito, o clássico reconhecimento “Funcionário do Mês”.

Entre as soluções passíveis de implementação, de acordo com a realidade de cada empresa, está a abertura de espaços de interação e de colaboração internos, como concursos e reconhecimentos por sugestões de melhorias e processos, incentivando a inovação e reconhecendo o conhecimento dos profissionais.

Um case destacado, dentro dessa modalidade, é o da rede McDonald’s. Devido à sugestão de um colaborador, implementou o reaproveitamento da água utilizada pelo ar-condicionado para irrigação de plantas em alguns restaurantes. Este case foi aproveitado pela empresa não só para a valorização de seus funcionários, mas também para trabalhar os valores de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental da marca junto à imprensa.

Outro espaço para que os colaboradores destaquem seu conhecimento, é a geração de artigos eles sejam reconhecidos como especialistas em suas áreas, também é um excelente forma de trabalhar junto aos funcionários e permite ressaltar o valor de quem trabalha na empresa.

Comunicação Inteligente

A valorização dos colaboradores e o trabalho assertivo do marketing permitem atingir o público de forma inteligente, entregando conteúdos em diferentes meios e levando em consideração as particularidades dos diferentes tipos de profissionais que interagem com a empresa. Entre as ferramentas que podem ser utilizadas nessas tarefas estão:

  • Press Releases – Enviados à imprensa comunicando o mercado das novidades, lançamentos, participação em eventos etc.;
  • Artigos de opinião – Os especialistas comentam as mudanças, tendências e visão de futuro que a empresa tem sobre o mercado. Apresentam a expertise da marca ao mercado;
  • Blog corporativo – Espaço onde a empresa apresenta produtos, soluções, opiniões, comunicados e publicações destacadas;
  • Cases de sucesso – Apresentam o resultado positivo de suas soluções e produtos em clientes reais, em cima de desafios complexos. Sempre apresente números, comparações e depoimentos;
  • Vídeos – Demonstrações e apresentações de produtos e soluções e suas funcionalidades de forma técnica, porém simplificada.

Os resultados do trabalho

Um trabalho bem planejado e executado permitirá à equipe ser reconhecida antes mesmo de entregar um cartão de visitas. Quando a reputação  precede o contato pessoal, o trabalho dos profissionais encarregados de gerar negócios é facilitado.

Conheça mais sobre os nossos serviços de Marketing Digital.

Deixe um comentário