Investimento em mídia digital: o mundo além dos cliques

Na busca incessante pela quantidade de views e reactions, alguns impulsionamentos acabam trazendo um baixíssimo ROI (Return of Investment), e uma falsa impressão de que a comunicação em redes sociais não é uma boa ideia. E, para quem trabalha com o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais, uma das métricas mais importantes é a quantidade de público atingido (alcance). As empresas precisam saber onde estão realizando o investimento em mídia digital, por quais motivos e que retorno obtém.

Considere o planejamento como o primeiro investimento necessário. Com um alto nível de detalhamento, as chances de bater as metas da empresa aumentarão, priorizando o público certo frente a uma difusão generalista e sem a segmentação adequada, reduzindo de forma drástica as possibilidades de êxito e ainda mais a probabilidade de bater suas próprias metas.

No seu planejamento, devem constar data e hora de maior número de visualizações do público-alvo; conhecimento sobre as redes sociais hypes de cada momento; e saber em qual rede seu público está. Esses são elementos que permitem que o conteúdo alcance uma maior porcentagem da população de forma assertiva. É preciso saber qual o target da equipe de vendas e como alcançá-lo no mundo digital. Sem a definição do público-alvo, toda estratégia será falha e isso se comprovará na hora da mensuração. Principalmente na quantidade de negócios gerados por esse investimento em mídia digital.

As opções para investir em mídia digital

Investimento em mídia digital: o mundo além dos cliques

Investimento em mídia digital: o mundo além dos cliques

Entre as alternativas de investimento em mídia digital estão: a criação de um blog, um perfil em rede social e/ou o impulsionamento desses conteúdos através de anúncios, entre outros.

Essa definição do caminho a seguir deve ser orientado por uma empresa especializada, que esteja acostumada não apenas com a geração de conteúdos. Além disso, estar identificada com planejamento e capacitação da equipe interna de marketing é o ponto principal. Dessa forma, as expectativas e resultados do investimento ficam dentro do esperado e conseguem atingir os objetivos traçados em conjunto.

Muitas vezes o melhor investimento em mídia digital não está no impulsionamento de conteúdos. Nestes casos, é necessário fazer um rebranding total, do logo à tipologia, com direito a site novo e uma nova forma de linguagem que atenda às necessidades.

Para esses projetos não basta o conhecimento em Marketing Digital. É necessário a expertise também em Relações Públicas. Assim, suas demandas de comunicação serão atendidas de acordo com suas expectativas, enquanto as possibilidades de concretização de negócios serão ampliadas. Isso é fruto do aumento de seu brand awareness, mantendo a organização no radar de potenciais parceiros comerciais.

Entre as alternativas considere o impulsionamento do conteúdo da sua empresa no LinkedIn, mas para fazê-lo lembre-se de contar com a assessoria necessária e não desperdiçar recursos e afetar a própria imagem promovendo materiais que afetem sua reputação. O planejamento é o primeiro investimento , primordial e necessário, já que aumentará as chances de bater as metas da empresa, priorizar o público objetivo e utilizar métricas mais eficientes que o número de visualizações.

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