A importância do Planejamento de Comunicação – 2018, um novo ano a desbravar

Por Rita Escolano
Planejar e desenhar cenários com uma boa antecedência ainda não é rotina da cultura de uma parte dos brasileiros. E com a perspectiva de melhora da economia brasileira, um bom planejamento poderá fazer a sua empresa sair na frente. Você está preparado para aproveitar as oportunidades que surgirem?
Com todas as mudanças culturais e tecnológicas, o papel da comunicação de qualidade continua sendo fundamental! Trazendo soluções e possibilidades inovadoras e criativas. Mas, a comunicação estratégica planejada precisa seguir os objetivos do negócio. É uma tarefa que se adapta às mudanças e melhorias necessárias, com ações começando no curto prazo e ajustadas ao médio e longo períodos, sempre com indicadores claramente definidos.
Integração é o conceito essencial, num processo que determina que todos os contatos feitos por uma marca com seu cliente-alvo para divulgar produtos, serviços ou a empresa em si sejam relevantes para este receptor e consistentes ao longo do tempo. Quando se planeja, é preciso definir:
– As prioridades;
– O tempo necessário para execução;
– Formas de direcionar e alinhar as ações;
– O investimento requerido;
Seguindo as quatro fases (pesquisa, planejamento, implantação e avaliação), o processo de comunicação estará completo. Iniciando com um diagnóstico para conhecer a fundo a estrutura do cliente, o gestor de comunicação precisa identificar os stakeholders, ou seja, os públicos estratégicos que se relacionam com a empresa e/ou que a empresa tem interesse – entendendo a interface de cada um em relação ao negócio. E seguir com as demais etapas.
O aumento do retorno sobre o investimento (ROI) é um dos principais indicadores da eficiência de um programa de comunicação integrada. Existem várias formas de medir este fator e a agência e o cliente precisam considerar que uma marca está no mercado para além de obter lucro – é necessário ter um propósito, uma missão de fazer a diferença no mundo. Todo o esforço será em vão se as ideias, ações e conceitos não forem comunicadas de maneira correta, estruturada e bem planejada.

Deixe um comentário