A importância do blog corporativo na geração de negócios

Não é novidade que o comportamento do consumidor mudou; soa até como clichê para vender uma ideia diferente da publicidade tradicional. Estamos em um momento em que as pessoas pesquisam pela internet antes de tomar a decisão de compra. E interromper os vídeos no YouTube para exibir seu anúncio não parece mais tão convincente e atrativo (81% das pessoas pulam a propaganda). É aí que entra a importância do blog corporativo para atrair clientes ao seu produto ou serviço.

Essa estrutura tem como conceito o marketing de atração, ou inbound marketing. E, para que o seu blog faça o trabalho da melhor forma possível, você precisa construir um conteúdo relevante com a estratégia certa. Um SEO bem aplicado faz com que seu texto tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Dessa forma, você aumenta a visibilidade na internet e credibilidade ante o público.

“Ok, mas o que é um blog corporativo?”. Em resumo: ele complementa o site da sua empresa com informações significativas sobre o mercado e com uma linguagem simples. Além disso, você consegue interagir diretamente com seus consumidores, não precisando ser um expert em HTML para mantê-lo ativo.

A importância do blog corporativo como estratégia de marketing

Tenha em mente que uma vez na internet seu conteúdo poderá ser visto por qualquer um, a qualquer momento. Por isso, produzir assuntos perenes aumentará as chances de um clique no futuro. Isso não quer dizer que não será possível aproveitar a oportunidade de um acontecimento que você consegue enxergar uma ligação com seu segmento. Exemplo disso é nosso artigo “O Brasil parou e a sua sugestão de pauta caiu“, escrito na época da greve dos caminhoneiros.

Mas lembre-se, não é porque um assunto está ocupando todas as rodas de conversas que você deve aproveitá-lo em seu blog. A coerência com o segmento que sua empresa está inserida é a característica mais importante, acima do factual.

Publicar releases e notícias sobre a empresa ou cases de sucesso são formas de apresentar sua empresa, com exposição positiva. O conteúdo deve ser elaborado com informações relevantes, mostrando que você é especializado em seu negócio. Isso trará credibilidade à marca, tornando não apenas seu blog, mas a sua empresa como referência.

Essa credibilidade torna-se mais concreta ao utilizar as técnicas de SEO. Estar nas duas primeiras páginas da pesquisa do Google traz maior visibilidade. Para se ter uma ideia, o primeiro resultado recebe 11% a mais de cliques do que o segundo (21% e 10%, respectivamente) – de acordo com a pesquisa do Internet Marketing Ninjas. Os acessos vão diminuindo conforme a posição. Por isso, antes de colocar a otimização em prática, planeje-se.

Planejar é preciso

Começar um blog não é tão simples. A partir do momento em que você monta um planejamento, facilita o processo de alimentá-lo com novos conteúdos. Um bom planejamento é fundamental para elevar a importância do blog corporativo.

Saber quais temas serão tratados já é meio caminho para estabelecer algumas palavras-chave sobre as quais a sua empresa será encontrada pelos mecanismos de buscas na internet.

Planejar um blog também envolve um calendário. Envolve periodicidade. Não faz sentido realizar três posts em um mesmo dia e passar duas semanas sem nenhuma publicação. Estabeleça uma frequência para que seu público não se esqueça da sua marca. É importante compreender a necessidade de seu público-alvo. A sua empresa é de um setor coberto por capas de jornais todos os dias, por exemplo? Em caso positivo, sua frequência de posts deve ser maior.

Depois de preparar sua planilha é hora de colocar em prática. Fique próximo do seu cliente. Este é um espaço em que você pode usar uma linguagem mais informal. Guarde termos muito técnicos para e-mails internos e parceiros. Entretanto, não crie conteúdos que o tratem como completamente leigos no assunto. Busque também materiais novos. Com uma simples busca no Google sobre a sua palavra-chave escolhida, você poderá ver conteúdos próximos já publicados.

E como costumamos dizer por aqui: não é para postar e sair correndo! Verifique as métricas do seu conteúdo. É importante para conhecer melhor seu cliente e compreender quais assuntos mais chamam sua atenção.

Diante disso, o planejamento é mutável. Continuar produzindo textos ou vídeos com temas não relevantes – comercialmente falando – para as personas que leem seu blog fará com que o seu inbound marketing não saia do topo do funil. E todo o seu trabalho para estar de acordo com o SEO vai por ralo abaixo.

Técnicas de otimização

A chamada “otimização para mecanismos de busca”, ou Search Engine Optimization (SEO), consiste em saber utilizar técnicas no texto para que seu post seja rapidamente encontrado nas buscas. Utilizando essa técnica, a importância do blog corporativo aumenta.

Segundo a pesquisa SEO Trends de 2018, as empresas brasileiras que otimizam seu conteúdo conseguem que seu tráfego orgânico aumente em 77,3%. Além disso, obtém 40,1% das melhores posições nas páginas de busca.

Algumas técnicas de SEO para aplicar e estar bem rankeado nas pesquisas da internet já começam a ser aplicadas no planejamento, como a definição das palavras-chaves para cada conteúdo. Pense em como seu cliente faria a busca pela informação e use no título, no decorrer do texto e nos intertítulos.

Fazer uso de links para outras páginas na internet e para o próprio portal (ou blog) da empresa também é uma tática relevante. Mas não se esqueça, insira links que condizem com seu conteúdo.

Além disso, é importante ter um portal que adapte o layout de acordo com o tamanho da tela de quem consome o conteúdo. As pessoas acessam a internet por meio de smartphones cada vez mais. O mobile conquista território do desktop a cada novo dia. Por esse motivo, sites responsivos são priorizados pelos mecanismos de buscas.

Outra estratégia é que seu texto tenha, no mínimo, 300 palavras. No entanto, aumentar este número para 500 não é uma tarefa muito difícil e quanto mais palavras melhor otimizado seu texto será. Porém, faça algo coerente para que a importância do blog corporativo aumente cada vez mais. Publique vídeos do YouTube. O Google leva muito em conta a aplicação de sua rede social.

Ainda não se convenceu da importância do blog corporativo?

Quer um resultado prático? Um exemplo está nos e-commerces que possuem um blog. Pesquisas apontam que essas lojas virtuais conseguem o triplo de visitas e 2,5 vezes mais consumidores. Os dados são ainda mais animadores para as empresas que utilizam as técnicas de SEO. O número de visitas aumenta mais de 10 vezes e a quantidade de clientes, mais de 5 vezes.

Consegue perceber que quanto mais relevante o blog da sua empresa, maior a visibilidade de seus produtos e serviços? Com um conteúdo relevante ebem desenvolvido, você consegue gerar demanda, ativar venda e ainda reter seu cliente. Ou seja, seu blog participa ativamente de todo o funil de marketing.

A importância do blog corporativo não se limita a clientes. É também uma forma da mídia encontrar sugestões ou anúncios quentes. Como experiência, temos o exemplo da FireEye, cliente nosso desde 2014. A empresa tradicionalmente publica histórias relevantes em seu blog, como a descoberta de novos grupos de ciberatacantes. Cada vez mais, jornalistas acessam diretamente o conteúdo e realizam publicações sobre os novos posts.

Deixe um comentário