A importância de saber o timing certo na divulgação da sua pauta para a imprensa

*Por Gabriel Marson
Um dos grandes desafios das agências de comunicação corporativa é entender o tipo de negócio do cliente, descobrir e produzir notícias que podem ser interessantes para a imprensa divulgar.
Feito este trabalho de descobrir a notícia, trabalhar a pauta e deixa-la atraente para o jornalista, encontramos a etapa da divulgação e esta não se resume a apenas enviar a sugestão ao jornalista e aguardar que ele “tope” produzir a matéria. É preciso saber o timing adequado da notícia.
Como todos sabem, o jornalismo vive, principalmente, do factual. Não basta ter uma pauta maravilhosa em mãos se o timing não for o adequado, pois este pode estar suscetível a qualquer tipo de interferência, desde um acidente aéreo até uma votação na Câmara ou Senado. Enfim, tudo o que atrai grande audiência faz com que a sua pauta maravilhosa perca total apelo para o jornalista. E isso pode ocorrer mesmo após a entrevista com o seu cliente já ter sido realizada.
Uma maneira de tentar minimizar surpresas como esta é saber muito bem a qual tipo de veículo a sua pauta interessa. Telejornais diários, programas jornalísticos de rádio, jornais e portais de grande repercussão costumam priorizar notícias “quentes”, ou seja, que precisam ser repercutidas naquele momento. Então, se a sua pauta interessa a esse tipo de jornalista é preciso ter consciência de que há grandes chances de que ela “caia” ou seja postergada, em virtude de um acontecimento externo de grande repercussão.
Por outro lado, se a pauta é mais adequada à editoria de Economia & Negócios as chances de interferência externa são menores. Porém, ainda assim é importante ficar atento ao que ocorre em Brasília, por exemplo. Em muitos casos, o noticiário político acaba afetando também os jornalistas que cobrem Economia & Negócios.
O outro lado da moeda é quando a própria imprensa propicia o timing exato para a sua pauta ser trabalhada. Constantemente, a mesma notícia é repercutida sobe diferentes ângulos nos veículos de comunicação. Se esta notícia tiver alguma relação com a atividade da empresa para a qual você trabalha, é o momento de entrar em ação e sugerir aos jornalistas um novo olhar sobre o tema e, com isso, fazer com que seu cliente apareça como fonte.
Dito isto, a dica é ficar sempre atento a possíveis acontecimentos que podem prejudicar ou ajudar a divulgação da sua pauta. Por vezes, é melhor trabalha-la em outro momento do que “competir” com algo muito maior ou antecipar uma divulgação que não estava prevista.

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