O trabalho da assessoria de imprensa em cumprir o deadline no jornalismo

É bem verdade que o mercado de mídia passou e segue passando por transformações. Um profissional que ficou três anos fora do mercado se assustará ao ver os novos mecanismos de mídia digital disponíveis hoje. Mas, há algo que não mudou nessa dinâmica, e que continua sendo um desafio: o deadline no jornalismo!

Os conteúdos ganharam um enorme potencial de se propagarem rapidamente via redes sociais. Isso acontece especialmente quando provém de fontes confiáveis, como os veículos de comunicação tradicionais. É lindo acompanhar o engajamento e compartilhamento de uma notícia que leva o nome do seu cliente de forma positiva. As possibilidades, em termos de novos leads, são animadores. Todos querem isso dentro da empresa.

A sugestão de pauta

Para a agência de comunicação trabalhar uma sugestão de pauta com um veículo, é preciso que antes seja discutida com o cliente (O início de tudo: a pauta). Além de incluir diferentes áreas, como suporte, marketing e comunicação, a diretoria também pode ser envolvida no processo. Chega então o momento de definir quais publicações serão pautadas, sendo que na grande imprensa só há espaço para exclusividade.

Quando, enfim, o editor compra a ideia da pauta, a entrevista é marcada dentro do deadline (vocabulário de jornalismo) de fechamento da publicação. Porém, assim como antigamente, AINDA acontece do porta-voz colocar diversas prioridades à frente do relacionamento com a imprensa. Como resultado, a assessoria precisa renegociar o prazo com o jornalista.

Claro que cada caso é um caso, e às vezes é realmente necessário pedir a compreensão do jornalista e chorar um tempinho a mais. No entanto, essa prática jamais é recomendada. Uma vez definido como porta-voz de uma companhia, o(a) executivo(a) deve ter essa posição como uma verdadeira missão. Os outros compromissos é que deveriam ser remanejados para não perder a oportunidade de colocar a empresa nos holofotes da mídia. Afinal o deadline no jornalismo deve ser respeitado.

Deadline no jornalismo

Importante entender que o deadline não depende da boa vontade do jornalista. Existe um calendário a ser seguido e datas para entrega da matéria. Se for um veículo online ou jornal diário, essa complexidade é ainda maior.

Por isso, seja compreensível com o prazo colocado pelo jornalista. Se aceitou dar a entrevista, esteja pronto no horário combinado e sempre avise se houver algum imprevisto que realmente impeça o atendimento naquele momento. Tenha também um plano B, que pode ser um segundo porta-voz tão bem preparado quanto o primeiro para cobrir o lugar sem deixar a desejar.

 

Por: Sibelle Freitas

Deixe um comentário