Manter-se atualizado às inovações de mercado é um desafio para qualquer profissional nos novos tempos. Na comunicação corporativa não é diferente. Em um cenário cada vez mais competitivo na busca por negócios rentáveis, a comunicação ocupa espaço de extrema importância na estratégia de negócios das empresas. Transmitir uma mensagem clara e direta para o público certo é essencial para as empresas buscarem reconhecimento de marca e se diferenciarem no mercado. Para superar os atuais desafios da comunicação corporativa é preciso entender onde está o público-alvo que sua comunicação deve atingir de fato. Otimizar o envio de sua mensagem a quem realmente interessa é um ponto crucial.

Resolver tal desafio parece simples, mas quando olhamos para os públicos com os quais a comunicação corporativa deve trabalhar, percebemos que não se trata de uma tarefa nada fácil. A área de comunicação corporativa lida com diversos públicos, que incluem investidores, imprensa, funcionários, fornecedores, parceiros e consumidores. O trabalho deste profissional  precisa, então, construir uma mensagem clara e direta para cada um desses públicos, fazendo uso dos principais canais através dos quais eles consomem informação. Além de criar e difundir a mensagem, também é necessário monitorar o que está sendo dito sobre a sua marca. Isso facilita a identificação de possíveis falhas, para que possam ser corrigidas imediatamente.

Ferramentas na comunicação corporativa

As redes sociais e a crescente popularidade de aplicativos de mensagens instantâneas, assim como de avaliações de produtos ou serviços, fez surgir uma imensa gama de canais em que as pessoas interagem com as marcas e emitem suas opiniões e sentimentos. Outra tendência relacionada aos desafios da comunicação corporativa tem sido o desenvolvimento de aplicativos que impactam diretamente o próprio funcionário. Exemplo disso é o app Kaizala, da Microsoft, lançado em meados de 2018. O aplicativo se caracteriza por ser um serviço de chat voltado para as empresas, cujos colaboradores necessitam de um canal seguro para se comunicarem. Com vantagens como oferecer suporte para até um milhão de integrantes em um único grupo e ser integrado às ferramentas do pacote Office 365, o Kaizala ainda permite que o colaborador crie questionários, treinamentos, agendamento de compromissos e compartilhamento de localização.

Tal cenário reflete a importância de as corporações olharem, cada vez com mais carinho, para a comunicação. Seja para atender necessidades dos próprios colaboradores ou do público externo. Os desafios da comunicação corporativa constam de manter-se sempre atualizado com as inovações tecnológicas e para decidir qual o canal mais efetivo para que as mensagens sejam transmitidas. Trata-se de um exercício diário de aprendizado e de constante mudança, mas que é essencial para o sucesso de qualquer organização.

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