Como aumentar tráfego orgânico com os conteúdos antigos do seu blog?

Tenho poucas certezas na vida e uma delas é que você deseja ver sua empresa bem posicionada no mecanismo de busca do Google. E se você ainda não tem esta ambição, sinto dizer que já está atrasado. O Inbound Marketing (marketing de atração), se bem utilizado, é uma das melhores formas de aumentar tráfego orgânico para seu site.

Até o momento, segundo o Google Analytics, há três maneiras de atrair público para seu blog. Por tráfego direto, resumidamente é quando uma pessoa digita o endereço do seu site na barra de navegação ou torna como favorito e acessa por ele. No tráfego orgânico, citado acima, alguém encontra seu site pela pesquisa no Google, por exemplo. Já com o tráfego pago, como diz o nome, é por meio de anúncios pagos – aparecem no início da pesquisa.

Por que aumentar tráfego orgânico?

Antes de irmos para o real motivo que te trouxe até aqui, “como os posts antigos do seu blog podem te ajudar”, preciso explicar porquê o tráfego orgânico é importante. Como já comentei, o tráfego orgânico acontece por meio de um mecanismo de busca. E a outra certeza que não só eu, mas você também tem é que ninguém vai muito além da primeira página de resultados. Tenha como exemplo as pesquisas que você faz.

É por esse motivo que algumas estratégias devem ser levadas em consideração ao formular um conteúdo para seu blog. Se a técnica de SEO (Search Engine Optimization) for bem aplicada, por exemplo, as chances de seu site aparecer entre os primeiros colocados são maiores. Entretanto, não basta usar a técnica e não entender o que o seu público quer de você.

Seria muito estranho a VIANEWS aparecer em um resultado sobre como preparar uma comida. Talvez geraria visita, mas não teríamos nenhuma conversão. Afinal, nossos serviços são voltados para relações públicas e marketing digital. Além de não captar leads, a confiança em nós seria zero.

Quais técnicas posso usar?

Além de SEO você também pode diversificar o modelo do conteúdo, ao invés de só utilizar texto. Ou seja, coloque alguma imagem ou use infográfico. Muitos blogs fazem vídeo ou áudio e colocam junto o texto escrito igual ao que está sendo falado. Acredite, isso é uma boa prática porque você dá a escolha para seu visitante, além de deixar o site acessível na comunicação.

Outra dica importante é compartilhar esses conteúdos em redes sociais. O compartilhamento é muito mais prático por este meio. Mas antes de investir dinheiro em uma rede social, estude onde seu público está. Colocar todo seu tempo e dinheiro no Facebook sendo que seu público só acessa LinkedIn não ajudará a aumentar tráfego orgânico.

Trocar artigos com empresas que não sejam concorrentes também é uma boa prática. A parceria deve ter um público parecido com o seu, para não ter erro. Dessa forma, seu blog terá mais diversidade com relação aos especialistas que assinam o conteúdo. Além disso, vocês também podem inserir links que redirecionam para o site do outro.

Uma prática bem vista aos “olhos” do Google é tornar seu site responsivo e escaneável. Quando o site é responsivo ela adapta o tamanho de acordo com o tamanho da tela que a pessoa o acessou, desde um computador tradicional há um smartphone. Já a parte “escaneável” não é a tecnologia, mas sim como você formata seu texto. Deixar o texto à esquerda e não justificado, com parágrafos curtos e subtítulos ajuda o leitor a identificar como será sua leitura. Por mais que seja um texto longo, quando há quebras facilita a leitura.

E o que os posts antigos do meu blog têm a ver com isso?

Tudo. Você pode aproveitar os conteúdos antigos do seu blog para aumentar tráfego orgânico de uma forma simples: atualizando-o. Para isso, leve em consideração os posts relevantes. Não adianta atualizar dados ou repromover um conteúdo que em nenhum momento gerou leads para sua empresa. Além da atualização, você pode dar continuidade há um post relevante de seu blog. Basicamente, produzir a parte dois de seu conteúdo.

Identificado o conteúdo ideal, atualize os dados, adapte a linguagem, traga novidades e até mesmo insira vídeo, por exemplo. O HubSpot, desenvolvedora e comerciante de software para vendas e Inbound Marketing, fez com que seu tráfego orgânico crescesse mais de 100% com essa prática. Além de dobrar o número de leads com a atualização de posts antigos.

Um fato que deve ser ressaltado aqui é que além de atualizar seu post você deve dar uma atenção especial para as técnicas de SEO. Certifique se está com a palavra-chave, título e meta descrição adequada, assim como as outras análises dentro da otimização. Entretanto, evite mexer na URL da página – a não ser que saiba redirecionar o link antigo para o novo.

O leitor, ao acessar o conteúdo, e constatar que não está atualizado ele não permanece no blog. Afetando as métricas de seu site e, consequentemente, tornarão seu site irrelevante. E não esqueça de deixar a data em que foi modificado, deixando a data em que o conteúdo foi criado.

Então meus benefícios serão…

Sim, além de aumentar tráfego orgânico você consegue outros benefícios a partir desse. Entre eles está reforçar ou até mesmo gerar a autoridade de sua empresa. Quem encontrar seu conteúdo sentirá mais confiança nos produtos/serviços que você oferece. Dessa forma, será referência na área em que atua.

Sendo referência em seu segmento você consegue aumentar as conversões. O famoso funil de vendas, ou jornada do cliente, pode ser trabalhado de forma eficaz. E os leads têm grandes chances de se tornarem clientes. Por isso, o uso de palavras-chaves adequadas para sua atuação são de extrema importância.

Por fim, mas não menos importante, mostre seus conteúdos antigos no final de cada post. Assim você mantém seu leitor dentro do blog, diminuindo a taxa de rejeição e aumentando o engajamento de forma geral do site.

Ainda tem alguma dúvida? Podemos ajudá-lo a administrar seu blog e gerar conteúdo de relevância. Entre em contato.

Deixe um comentário