O que considerar ao contratar uma assessoria de imprensa para educação

Quando falamos de divulgação, é natural pensarmos imediatamente em investimento em publicidade. Mas você sabia que existem outras maneiras de apresentar as iniciativas da sua escola? Isso pode acontecer com a ajuda de uma assessoria de imprensa para educação. Inserindo sua escola e/ou universidade na mídia, você aumenta sua credibilidade escolar e atrai novos olhares.

Relações Públicas é a área de uma empresa responsável por construir e manter uma reputação positiva e consolidada para públicos de interesse. Para compor essa área, a assessoria de imprensa é essencial. Ela é a responsável pela divulgação dos serviços, diferenciais e valores da instituição para a mídia (jornais, revistas, sites, blogs), de forma confiável e menos comercial.

Assessoria de imprensa para educação: ganhando visibilidade

O objetivo do setor de assessoria de imprensa para educação é consolidar e intermediar o relacionamento entre a instituição e a imprensa. Essa relação será responsável por fortalecer a imagem da instituição, trazendo maior visibilidade ao serviço oferecido. Com uma constante aparição nas mídias certas, a credibilidade da escola aumenta, uma vez que os veículos ainda são vistos como canais confiáveis pelo público.

A visibilidade e a credibilidade da escola serão construídas a partir de um bom contato estabelecido com as mídias. Esse contato consiste na divulgação direta das ações e práticas pedagógicas, por meio de textos jornalísticos. E ao fugir da publicidade, os textos divulgados serão mais informativos. O conteúdo deve despertar um interesse recpiproco: para a escola e para o veículo.

Escolhendo os veículos certos

De nada vale ter um conteúdo rico e informativo se esse não for endereçado aos veículos certos. Se a instituição ainda não tiver elaborado uma lista de contatos, fazer essa verificação de veículos locais é o próximo passo. Uma pesquisa sobre quais veículos da sua região acompanham o segmento de educação é essencial para uma divulgação eficiente.

Depois de listar os principais meios de comunicação da sua região, é preciso selecionar aqueles que têm mais aproximação com o assunto do texto. É comum veículos rejeitarem o texto produzido por não ser um assunto interessante para o público-alvo deles. Para evitar isso, a assessoria procura entender se o veículo realmente cobre o setor educacional. Assim, o texto enviado será bem aceito e despertará a atenção do público-alvo em questão.

Acompanhamento do progresso

A divulgação da instituição não se limita apenas a informativos e iniciativas inovadoras. Eventos e um posicionamento nas redes sociais também ajudam consolidar a imagem da instituição. Para a organização desses eventos, desde a preparação até a divulgação, e para a elaboração dos conteúdos digitais, é fundamental que a participação da assessoria de imprensa.

A consolidação de imagem de uma instituição exige acompanhamento. Saber acompanhar cada cada etapa desse processo, e saber como agir quando o plano não sair como esperado, é uma das funções de uma assessoria. Esses profissionais estarão seguindo de perto o caminho traçado e, além disso, estarão disponíveis para solucionar dúvidas dos jornalistas e para reunir mais dados ou conteúdos caso precisem.

Muitas são as opções estratégicas utilizadas pela assessoria de imprensa para as escolas apresentarem suas iniciativas à mídia. Produção de releases, ações nas mídias sociais, eventos, galeria de vídeos e fotos. Essas são algumas ações de exposição positiva que constroem a imagem das instituições. Ações essas que serão projetadas e integradas ao sistema com a ajuda de uma agência de comunicação, dando suporte para que a instituição alcance consolidação almejada.

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