Agências de RP: o papel da relações públicas na conquista de objetivos de negócio

Você programou tudo para sua empresa: o departamento comercial trabalha em conjunto com outras áreas da empresa e você tem uma logística bem estruturada e eficiente. Acontece que ainda assim você escuta sobre a necessidade de fazer branding, assessoria de imprensa, anúncios no Google. Áreas que talvez você não entenda muito, mas que estão associadas ao mundo das agências de RP e que podem trazer benefícios a sua empresa.

Se as atividades de relações públicas já eram importante no passado, na era digital de hoje, com todos se comunicando e conectados a informações online, ela pode ser considerada primordial. Mas, se você não sabe o que faz uma agência de RP, não se preocupe, a gente te conta!

Agências de RP: qual é o trabalho da área de relações públicas?

As agências de RP são responsáveis por cuidar e manter a reputação da sua empresa em todos meios de comunicação. Elas também devem  garantir que a sua mensagem chegue o seu público alvo: imprensa, consumidor, colaboradores, funcionários, parceiros, patrocinadores, etc. Uma comunicação feita e adaptada de forma a atender as características de cada público e canal pode trazer várias vantagens a sua empresa. Desde uma presença mais marcante até novos negócios.

Gerenciamento de Crise

Ninguém deseja pensar nisso, né? A atenção dada a todas as áreas da sua empresa é justamente para evitar essas situações. Mas essa é, também, uma função das agências de RP. Uma boa equipe de relações públicas é quela que, não só gerencia o momento crítico, mas prevê e prepara um plano de gestão caso esse aconteça. A ausência de uma boa gestão de crise pode impactar negativamente sua imagem e suas vendas, mas um bom gerenciamento de crise pode reverter a situação.

Gestão de mídias sociais 

Gerenciar a sua marca nas mídias sociais é mais do que cadastrar uma conta no Facebook. Isso porque cada rede tem uma linguagem própria e um público diferente. Além de criar o conteúdo específico para cada um dos canais em que sua empresa está presente, a agência de RP irá monitorar e acompanhar as menções à sua marca, evitando que um simples comentário possa se transformar em uma crise. E mais, as redes sociais abrem um canal de comunicação direto e público com o seu cliente. Por isso é indispensável tratar esses canais com atenção.

Eventos

Apesar das redes sociais ajudarem na comunicação com seu cliente, nada supera o contato pessoal. Um dos pontos importantes da estratégia de relações públicas é garantir que a empresa esteja presente nos eventos importantes para seu ramo. Neles você encontrará pessoalmente jornalistas, clientes, parceiros, e ainda dará uma conferida no que seus concorrentes estão produzindo. Se um evento for bem estruturado, poderá resultar em longas parcerias e aumentar o resultado de suas vendas. Além disso, será uma oportunidade para se destacar nas mídias sociais e na imprensa.

Entendeu o quanto as agências de RP podem fazer pela sua empresa? O investimento em relações públicas é o diferencial entre seus concorrentes e você. Além disso, elas ajudam sua empresa a construir uma relação mais direta com seus funcionários, com o mercado e com clientes.

Deixe um comentário