4 dicas para melhorar a divulgação de eventos

Conquistar novos clientes, divulgar a marca, educar o mercado. Com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é essencial ter um diferencial para atrair o público. Para qualquer empreendedor, o Inbound Marketing pode ser um aliado para a divulgação de eventos. Com algumas estratégias simples e eficazes, você pode atribuir mais valor a sua marca e atrair seu público-alvo.

Apesar de precisar ser aplicado por um período extenso, o Inbound Marketing traz muitos benefícios. Ele tem como uma das principais vantagens o relacionamento frequente com o consumidor, gerando resultados contínuos e a longo prazo. Com isso, fazer uma divulgação de eventos completa e bem feita pode ser um passo importante rumo ao sucesso.

Divulgação de eventos: planeje!

Nessa etapa, você deve focar nos objetivos. Qual é a ideia? Gerar novas oportunidades de negócios? Ou apenas vender o seu produto? Como em qualquer processo que possua uma estratégia digital, para divulgar seu evento é necessário criar um plano de marketing. Sendo assim, trace um programa de ações que ajudarão a alcançar seu público.

Um evento presencial, normalmente, é a melhor forma de trazer novas ideias à tona. Sendo assim, não se esqueça de elaborar uma agenda com os horários e local para facilitar a vida dos convidados. Na divulgação, reserve um espaço para comunicar quais serão os palestrantes e para falar um pouco sobre a qualificação profissional de cada um deles. Depois disso, estabeleça datas para a execução de cada ação. A partir daí é hora de colocar a mão na massa e iniciar a divulgação do evento.

Use seu blog

O blog é um canal de comunicação particular da sua empresa, então não pense duas vezes em utilizá-lo para a divulgação do seu evento. Você pode usar o espaço para ir além do material gráfico e padrão. Conte mais sobre o que acontecerá no evento, desenvolva cada ponto. Nessa parte é importante utilizar as palavras-chaves certas, pois assim os usuários podem encontrá-lo usando os mecanismos de buscas.

Abuse da sua criatividade! Uma alternativa criativa é fazer postagens individuais que contam um pouco da carreira de cada palestrante, associar links de publicações antigas associadas ao assunto que geram bastante tráfego e, inclusive, criar landing pages exclusivas para o evento.

Divulgue nas redes sociais

O Brasil é um dos países onde as pessoas mais passam tempo conectadas, então aproveite essa oportunidade. Não é à toa que a maior parte dos profissionais de marketing as utilizam para divulgação de eventos. Logo, marcar presença digital é indispensável nessa etapa. Se a sua empresa já possui uma página oficial nas principais mídias sociais, esse é o melhor momento para aproveitá-las.

Que tal divulgar as informações do evento aos poucos? No primeiro dia, releve apenas o nome do evento. No segundo, dê mais informações como data e local. É importante lembrar que as diferentes mídias sociais têm suas particularidades. No Facebook, por exemplo, você pode criar eventos e solicitar a confirmação dos convidados. O Instagram, YouTube e Twitter também podem ser utilizados. E, principalmente, o LinkedIn, que é voltado às conexões profissionais.

Aposte no e-mail marketing

O e-mail marketing é outra forma eficaz para aumentar a visibilidade do seu evento. Com ele você pode enviar uma mensagem para todos os clientes que você achar interessante com os detalhes e informações relevantes sobre seu evento.  A sua lista de contatos é um recurso essencial para a divulgação. Os leads que se inscreveram na newsletter do seu evento provavelmente terão grande interesse.

Isso pode ser ainda mais interessante se você já possuir uma boa base de consumidores. Além disso, existe a possibilidade de inserir um cadastro prévio para garantir a vaga no evento, com as informações sobre o usuário por meio de um formulário. Essa é uma oportunidade valiosa para saber mais dados daqueles que estão cadastrados na sua newsletter.

É claro que essas não são as únicas maneiras de fazer a divulgação de um evento. Existem outras formas de conseguir um bom alcance de público e, as seguindo corretamente, as chances de dar errado diminuem. O mais importante, independente de quais passos você escolha seguir, é manter sua atenção nos pontos importantes da interação com os consumidores. Afinal, quanto mais engajados estiverem, mais participantes seu evento terá.

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